Publicidade
Evento
Espetáculo estimula consciência ambiental em crianças da rede pública
Espetáculo “Presente de Cecília”, que fala de como podemos cuidar do futuro a partir de nossas atitudes no presente
Napoleão Barbosa Neto
Peça, já foi assistida por mais de 15 mil crianças de escolas públicas

O espetáculo “Presente de Cecília”, que fala de como podemos cuidar do futuro a partir de nossas atitudes no presente, e que será encenado para 2 mil estudantes da rede pública de ensino de Natal, nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro casa da Ribeira.

A peça, já foi assistida por mais de 15 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza (CE), Taubaté (SP) e Osasco (SP). A expectativa é alcançar cerca de 25 mil crianças ao final da ação. “Nosso intuito é plantar a semente da responsabilidade socioambiental nas crianças. Queremos que elas sejam multiplicadoras da mensagem de que é preciso agir hoje para garantir o amanhã, e que entendam seus direitos e responsabilidades nesse processo”, ressalta Hugo Nery, presidente da Marquise Ambiental, que faz parte do Grupo Marquise, um dos idealizadores do projeto em conjunto com a empresa House Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

De acordo com a diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella, iniciativas como esta promovem cultura e lazer, que são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “Faz parte da missão do Hapvida investir em atividades socioculturais por acreditar que isso também contribui para a saúde e bem-estar das pessoas. Pensar sobre o cuidado ao meio ambiente é pensar no futuro que queremos viver. A peça “Presente de Cecília” é um importante trabalho para educar nossas crianças sobre o cuidado com o planeta”.

O espetáculo “Presente de Cecília” conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos – uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

A diretora artística da peça, Maria Vitória, comenta que a história tem um final feliz. “A geração presente consegue salvar a geração futura. Queremos que toda essa garotada entenda a força que tem para ajudar a salvar o planeta das interferências humanas feitas de forma irresponsável para que a gente também tenha um final feliz”, finaliza.

Gustavo Wanderley, diretor de planejamento da House Cultura e Cidadania, explica que, além dos atores principais, o espetáculo contará também com a participação de um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), reforçando o contexto social dessa ação. “Não será apenas uma tradução do texto. Será um ator encenando e fazendo parte de todo o enredo”, explica.

Após o espetáculo, os estudantes participam de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de resíduos e também receberão materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, que desenvolve, desde 2005, uma série de atividades visando a conscientização de crianças e comunidades de grandes pontos geradores de lixo em diversos municípios brasileiros, entre eles, Natal. “Esse projeto tangibiliza os pilares do nosso programa Ecocidadão. Estamos muito felizes com a grande aceitação das atividades e temos certeza de que será um sucesso em Natal também”, ressalta Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise.

O projeto do espetáculo “Presente de Cecília” foi concebido pela House Cultura e pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria de Educação, e patrocínio do Hapvida.

Publicidade
Publicidade