Iniciativa
Espaço Eureka será inaugurado nesta sexta-feira na Cidade da Criança
Projetoi foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Pinacoteca (SAP) em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto
Assessoria de Imprensa
Inauguração do espaço integra a programação cultural do gosto de Cascudo, promovido pela Fundação José Augusto

O Rio Grande do Norte ganha um equipamento voltado para a ciência e tecnologia com ferramentas interativas, multimídias e oficinas. Será inaugurado na Cidade da Criança (Avenida Rodrigues Alves, S/N) a partir desta sexta-feira, 10, a partir das 9h o Espaço Eureka que apresenta a exposição “A matemática está em Tudo”, dirigida para o público infantil e adulto que frequenta o parque.

Desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Pinacoteca (SAP),apoiado pelo CNPQ e em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, o projeto é idealizado pela professora Isaura Rosado, com a coordenação do professor José Roberto Costa, voltado para as áreas de Matemática, Física e Biologia e Astronomia. A inauguração do espaço integra a programação cultural do gosto de Cascudo, promovido pela Fundação José Augusto.

Salas

O espaço dispõe equipamentos cedidos por pesquisadores e instituições de apoio ao projeto e ocupará quatro salas temáticas, localizadas próximo ao Anfiteatro Lenicio Queiroga,intituladas: “Sala Imagem e Som”, “Sala da Vida”, “Sala Força e Movimento” e “Sala Céu e Terra”. Em cada sala estão expostos equipamentos correlacionados a seus respectivos temas. Na área externa haverá painéis de ilusão de ótica, evolução das espécies e a história do Universo.

Dois paneis artísticos, com tamanho total de 25m x 4m, criados pelo artista visual Lennon Lie integram a área externa do Eureka, retratando a teoria da evolução humana, de Charles Darwin e um calendário cósmico sobre a formação do Universo. Os trabalhos integram o acervo exposto ao público pela Sociedade dos Amigos da Pinacoteca.
“Buscamos, por meio das ações a serem realizadas neste espaço, favorecer a criação de uma consciência crítica para o desenvolvimento de uma cultura de autoestima, que em última instância procura diminuir as desigualdades sociais da população por meio do saber científico”, explica o professor José Roberto.

Objetivos

Entre os principais objetivos do projeto destacam-se: despertar o interesse do público em geral, realçando a relação da Matemática com as ciências em geral; auxiliar estudantes do Ensino Fundamental e Médio por meio da compreensão da Matemática como uma forma de linguagem fundamental e incentivar o pensamento crítico dos jovens por meio de sua atuação com os equipamentos interativos.

“Museus sempre foram sinônimos de curiosidade, encanto, prazer, dúvidas e aprendizado. Eles integram ciência e sociedade a partir da transferência de conhecimentos, aproximando os saberes da ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descobertas”, ressalta a idealizadora Isaura Rosado.
Visitação

As visitas ao Espaço Eureka poderão ser realizadas por agendamento às escolas nas terças e quartas (pela manhã) e quintas e sextas (pela tarde) pelo telefone (84) 9.8820-7898, e serão abertas ao público nos domingos das 14 às 18h.