Publicidade
Folia
Com seis polos, Carnaval de Natal foi o mais animado dos últimos anos
Com uma infraestrutura de dar inveja a outras capitais, Natal esbanjou alegria e fez grandes atrações se misturarem a talentos locais. Novidade deste ano foi estreia do Polo Zona Oeste, no bairro Nazaré
José Aldenir / Agora RN
Carnaval de Natal foi considerado um sucesso pelo público

Com uma programação diversificada, espalhada pelas quatro regiões da cidade, resultado de um investimento da prefeitura de R$ 5 milhões, o Carnaval Multicultural 2019 de Natal foi um dos mais animados dos últimos anos.

Além da infraestrutura montada em todos os seis polos da cidade (Ribeira, Ponta Negra, Petrópolis, Redinha, Centro Histórico e Zona Oeste), um aplicativo permitiu que os foliões acompanhassem de seus smartphones toda a programação de atrações.
Este ano, as prévias carnavalescas começaram com dias de antecedência, esquentando as turbinas com a escolha dos reis do Carnaval.

Ao todo, foram mais de 300 músicos se apresentando nos palcos junto a bandas de frevo e orquestras. No fim, a contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representou mais de 90% da programação do Carnaval.

Artistas consagrados como Sidney Magal, Roberta Sá, Alexandre Pires, Margareth Menezes, Antônio de Pádua, Paralamas do Sucesso, Titãs, Monobloco, Ricardo Chaves e Casuarina dividiram espaço com outros não menos conhecidos, como a Banda Grafith, Cavaleiros do Forró, Capilé, Circuito Musical e Carlinhos Brown.

O edital para bandas de frevo não deixou nenhum talento de fora e apoiou financeiramente orquestras para acompanhar blocos e troças, além das já tradicionais escolas de samba, tribos de índios, rei, rainha, corneteiro, figurinista e coordenador.

Foram selecionadas 37 bandas de frevo com até 50 músicos cada que tocam em mais de um polo no mesmo dia. Só aí foram mais de 1500 músicos animando as ruas.

“Pesquisas comprovam que, a cada um real investido pelo poder público na promoção de eventos como o Carnaval, doze reais retornam aos cofres públicos”, afirmou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que compareceu a quase todos os eventos. Este ano, a Carnaval em Natal ganhou mais um polo carnavalesco, na Zona Oeste, no bairro Nazaré.

Festa em Parnamirim atraiu 160 mil foliões em quatro dias

O bloco Vassourinhas – composto por garis – passou e limpou a avenida Deputado Márcio Marinho, em Pirangi do Norte, simbolizando que o Carnaval de Parnamirim já vive a saudade de tudo o que marcou o reinado de momo em 2019. Em quatro dias de festa, estimativas da Prefeitura apontam que este ano pelo menos 40 mil foliões foram atraídos por dia para os quatro polos de festa, com recolhimento de 160 toneladas de lixo.

Divididos nos polos Pirangi do Norte, Cohabinal, Pium e também em Nova Esperança, com muitos shows e grande presença de público, o Carnaval foi marcado pela irreverência e segurança. O prefeito Rosano Taveira destacou o Carnaval de Parnamirim 2019 como um sucesso. “Criamos novos polos e o próximo ano o Carnaval crescerá ainda mais, gerando economia e renda”, disse.

Na segurança, houve um efetivo de 150 profissionais, incluindo policiais civis, agentes de trânsito, Detran, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, além das secretarias de Saúde e Limpeza. Além disso, a Delegacia de Polícia da Grande Natal (Depegran) instalou uma delegacia fixa próximo ao pólo da Praça São Sebastião e outra nas imediações do Restaurante Comeu Morreu, em Pirangi. Houve ainda 50 agentes de trânsito, que ficaram responsáveis pela interdição das vias e atendimentos de ocorrências.

A Polícia Militar também marcou presença na operação com o apoio do 3º Batalhão, do Batalhão de Choque (BPChoque), da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), com viaturas fazendo o patrulhamento no entorno do evento.

Publicidade
Publicidade