domingo,
home / Cult

Cult

Fest Bossa & Jazz acontece nesta sexta e sábado em Mossoró
  • Foto: O Mossoroense

Um dos maiores festivais de jazz, bossa e blues do Norte e Nordeste volta a Mossoró. A capital cultural do Rio Grande do Norte foi mais uma vez escolhida pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur) para receber uma edição do Fest Bossa & Jazz, que desde 2010 espalha ondas sonoras pelo Estado. A Estação das Artes Elizeu Ventania receberá, nesta sexta e sábado (22 e 23), nomes consagrados e novos expoentes da música local, nacional e internacional por meio de shows e jam sessions. Toda a programação é gratuita. O Festival é idealizado por Juçara Figueiredo Produções e conta com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial. O Festival também assume o lado da responsabilidade social através de oficinas socioambientais e workshops para músicos e estudantes. Serão realizadas entre a quinta e o sábado. As vagas para oficinas e workshops são limitadas e podem ser realizadas na Escola de Artes ou: www.festbossajazz.com.br/participe/.

>> Festa. A cidade de Extremoz se prepara para comemorar a festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro do município. Com início na última quinta-feira 21, o evento se estende até a sexta-feira 29, com uma programação que contará com uma série de celebrações, carreata e homenagens ao padroeiro, além de apresentações culturais. A abertura será às 5h da manhã do dia 21, com a tradicional alvorada na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. A programação completa pode ser vista no site do Agora RN ou da prefeitura de Extremoz.

>> Exposição. No segundo piso do Natal Shopping segue a exposição “Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século 19”, que conta os primeiros retratos de pessoas negras do Rio Grande do Norte, fotografadas por José Ezelino da Costa, no início do século 20. A exposição, que tem curadoria de Ângela Almeida e expografia de Rafael Campos e Michelle Holanda, conta com 40 fotografias. Os retratos revelam a identidade social da cultura negra e o dia a dia da região do Seridó, cuja sociedade da época era predominantemente branca, comandada por uma elite de coronéis e fazendeiros. Entrada Gratuita

>> Encenação. O Anfiteatro Pau-brasil, do Parque das Dunas, recebe neste domingo o Grupo Garajal, do Ceará, com o espetáculo Circo Alegria. A companhia vem contar a história de uma trupe mambembe com habilidades nas artes circenses. Para conquistar o seu público, passeia por todos os cantos com sua alegria. Com a chegada atrasada de um dos palhaços, fazem a maior confusão, tirando gargalhada de todo o público. Início: 10h. Entrada Franca.

>> Música. O Som da Mata recebe em seu palco o compositor, arranjador e violonista Márcio Rangel, destaque na revista Guitar Player italiana, citado como novo talento entre os violonistas e compositores brasileiros. Com um estilo musical eclético e original de tocar o seu violão ao contrário (sem inverter a ordem das cordas), Márcio recebe influencias da música brasileira, flamenco e jazz. Neste domingo, exibirá um show singular passando por composições originais e clássicos da música brasileira e universal. Início: 16h30. Entrada Franca.

>> Cinema. Estreia no circuito potiguar: “Mãe!”. Confira a sinopse: Um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções. Classificação: 16 anos.

Zona Norte recebe Feira de Livros e Quadrinhos de Natal em outubro
  • Foto: Reprodução / Facebook

A edição de 2017 da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal será realizada no Complexo Cultural da UERN, na Zona Norte, no período de 05 a 08 de outubro. Durante quatro dias, serão desenvolvidas mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas. São palestras, debates, cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games culturais, sessões de autógrafos e apresentações culturais. A FLIQ se consolida como um dos principais eventos de Quadrinhos do Nordeste, atingindo, ao longo de sua realização, uma marca de mais de 15 mil visitantes, entre escolas públicas e privadas, universidades e a sociedade civil. Tendo como principal objetivo estimular as HQs, a leitura e a produção literária, a Feira tem diversificado sua atuação na área cultural, registrando novas formas de potencializar educação e arte no Rio Grande do Norte.

>> Festa do Boi. Estão confirmadas as atrações para a Festa do Boi 2017. Dia 13 de outubro o Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, será palco da 55ª edição do evento, uma das maiores festas populares da região Nordeste. Bell Marques, Aviões e Wallas Arrais são os escalados para animar a programação a arena de shows deste ano. Os ingressos já começam a serem vendidos nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, nas lojas Schalk do Natal Shopping, Midway Mall e Parnamirim. Consolidada não apenas como uma feira de negócios e leilões de gados, mas também como um evento para toda a família com atrações culturais e gastronômicas, a Festa do Boi já faz parte do calendário do Rio Grande do Norte.

>> Música. O programa “Música Potiguar Nosso Som nas Escolas”, que faz parte da campanha “Música Potiguar – Nosso Som Tem Valor”, terá a sua oitava edição, nesta quarta-feira 20, às 19h30, na Escola Municipal Professor Zuza. A apresentação será dos cantores e compositores Valéria Oliveira e Marcos Souto. O objetivo do projeto é apresentar o trabalho de artistas potiguares para as novas gerações, despertando o olhar dos jovens para o talento desses profissionais, bem como para a produção musical do nosso estado.

>> Teatro. Depois de passar por 42 cidades de todas as regiões do Brasil e cantar para mais de 250 mil pessoas, o fenômeno infantil Mundo Bita apresenta, em Natal, o novo Show do Bita, que leva o título “Nosso Mundo da Imaginação”. Com roteiro reformulado, está marcado para o sábado, 23 de setembro, ás 16h no Teatro Riachuelo. Os ingressos já estão à venda. O tempo de duração do show foi ampliado em 10 minutos, oferecendo 14 músicas, duas a mais que no show anterior. Flora, personagem que caiu nas graças dos fãs e já estrelou dois clipes musicais no canal Mundo Bita do YouTube, continua sendo a cantora oficial do espetáculo, enquanto a turminha formada por Lila, Dan, Tito e Bita ganha mais destaque nesta nova montagem.

>> Cinema. Já em exibição nos principais cinemas do Rio Grande do Norte, “IT – A Coisa”, confira a sinopse oficial: Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o autointitulado “Losers Club – o clube dos perdedores”. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do “Losers Club” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o demoníaco palhaço Pennywise. Classificação indicativa: 16 anos.

Parnamirim recebe III Open RN de Plastimodelismo
  • Foto: Assessoria / Open RN de Plastimodelismo

Parnamirim vai receber nos próximos dias 23 e 24, no Cine Teatro, o III Open RN de Plastimodelismo 2017, organizado pelo grupo de Plastimodelismo e Pesquisa JG 400 e Projeto Cultural Gallopin Ghost Models. O evento não tem fins lucrativos e terá entrada franca, sendo uma opção de lazer para toda a família. Com o apoio da Prefeitura o III Open RN apresentará ao público exposições de carros antigos, inclusive com viatura militares antigas, motos, veículos Off Road e estandes de forças militares, além de Plastimodelos. O público também contará com a palestra “Mirage e sua saga de 60 anos” com o Cel Camazano, piloto da FAB, historiador aeronáutico e colaborador da Revista Asas.

>> Delícia. Os food trucks se tornaram uma opção rápida para quem precisa se alimentar na rua. Para garantir a segurança do consumidor e do empresário, o governo do Estado, através da Junta Comercial do Rio Grande do Norte, em reunião com órgãos municipais e a própria categoria, debateu a regulamentação desse tipo de empreendimento. Os veículos que ocuparem espaços privados devem prosseguir com a consulta de viabilidade para requerer o alvará provisório, como já vem sendo feito junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). E, para deixar o processo mais simples e rápido, os food trucks que se enquadram na categoria de baixo risco podem ser dispensados de vistoria prévia para efetuar o processo de legalização.

>> Música. Neste sábado, dia 16, quem comanda a noite na Woods Natal é Brilhantes do Forró e Segundo Sanfoneiro. A casa abre às 22h30. Os ingressos serão vendidos na hora. A programação da Woods Natal começa na quinta-feira, dia 14, com Galã, sensação do ritmo brega. O evento acontece no formato Early Sessions, o som começa a tocar às 21h e o público poderá aproveitar ainda o Open Bar de cerveja da casa – disponível das 21h às 23h. Um dos novos nomes da nova geração do Forró, Luan Estilizado volta a capital potiguar neste fim de semana para se apresentar na sexta-feira 15.

>> Orquestra. Nesse próximo domingo, 17, às 16h30, quem sobe ao palco do Som da Mata é a Filarmônica de São Tomé. Criada em 2004, proveniente de uma parceria entre a Associação de Jovens, Ação e Cidadania, Programa Desenvolvimento Solidário e a Prefeitura Municipal de São Tomé, foi feita por acreditarem na musicalização como forma de educação para cidadania, de inclusão social e cultural. Atualmente a Filarmônica é regida por Luiza Maria de Oliveira Cavalcanti, que iniciou seus estudos musicais aos quatorze anos de idade, em São Tomé.

>> Mostra. A Pinacoteca Potiguar, equipamento do Governo do RN e gerido pela Fundação José Augusto, abriu espaço desde a quarta-feira 13 para quatro exposições de artistas visuais nordestinos que misturam retrospectivas e novas conceituações. Poderão ser visitadas pelo público de terça a domingo, das 8h às 17h, as mostras “Lux”, de Ricardo Bahia, “Simplesmente Rosa”, de Rosa MC; “Arte, Fé e Devoção”, de Damião Sobrinho; e “Múltiplas Visões”, de Allan.

>> Cinema. Já em exibição nos principais cinemas do estado, “Polícia Federal – A Lei é para Todos”, confira a sinopse oficial: O filme conta a saga da maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção da história do país – a Operação Lava Jato. Pelo ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni) e de sua equipe da Polícia Federal, em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal, o longa revela os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a executivos da Petrobras, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares. O thriller mostra ainda o papel decisivo da Justiça para que a investigação não fosse destruída pelas forças políticas envolvidas. Classificação: 12 anos.

Sucesso de público, 1ª Feirinha Cultural de Extremoz movimenta município
  • Foto: Canindé Santos

A população se divertiu e aprovou a 1ª Feirinha Cultural de Extremoz, evento realizado neste domingo (10) com apoio da Prefeitura. Segundo a organização do evento, cerca de 2,5 mil pessoas passaram pelas ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, no Centro Histórico do município, onde o evento foi realizado. Cerca de 70 expositores com variados produtos e serviços participaram da feirinha, que teve também apresentações culturais, sorteio de brindes e brincadeiras. Com entrada franca, o evento foi realizado pela Camboim Produções. A organizadora, professora Maria Gorette, falou sobre o sucesso da primeira edição. “Todo mundo ficou muito feliz, muito satisfeito com a proposta de viabilizar esse comércio e proporcionar essa modalidade de turismo no município”, avaliou Gorette.

>> Humor. Silvio Santos, Marília Gabriela ou pai babão. Várias são as personalidades do humorista Wellington Muniz, mais conhecido como Ceará. O comediante vem a Natal pela primeira vez com o espetáculo “Ceará Dando as Caras”, no dia 7 de outubro, às 21h, no Teatro Riachuelo. O espetáculo, desenvolvido em parceria com roteirista Pedro Haidar, traz o que Ceará tem de melhor para entregar: as imitações. No palco, ele vive Silvio Santos, Gabi Herpes e dá voz há mais de 20 cantores

>> Música. Um dos novos nomes da nova geração do Forró, Luan Estilizado – que ficou conhecido nacionalmente após o programa Superstar, da TV Globo – volta a capital potiguar neste fim de semana para se apresentar na Woods Natal. O cantor é uma das atrações da sexta-feira, 15. Além dele, a noite terá também os sucessos do grupo Som e Balanço. A programação da Woods Natal começa na quinta-feira, dia 14, com Galã, sensação do ritmo brega. Dono de hits como “Amigo Playboy” e “Boteco do Galã”, Galã sobe ao palco da Wood’s para se apresentar ao lado do cantor Tonny Farra. O evento acontece no formato Early Sessions, o som começa a tocar às 21h e o público poderá aproveitar ainda o Open Bar de cerveja da casa – disponível das 21h às 23h. Já no sábado, dia 16, quem comanda a noite na Woods Natal é Brilhantes do Forró e Segundo Sanfoneiro. A casa abre às 22h30.

>> Despedida. Nesta sexta-feira 15, a banda O Rappa se apresenta em Natal para se despedir dos fãs potiguares, antes de o grupo fazer uma parada na carreira. Marcelo Falcão, Marcelo Lobato, Lauro Farias e Xandão Meneses se apresentam na Arena do Imirá, na reta final da turnê “Acústico Oficina Francisco Brennand”. O quarteto anunciou a parada “sem previsão de volta” no início de maio. Antes de mais uma pausa, eles já haviam parado entre 2009 e 2011, os músicos concluem a agenda programada para ser encerrada em fevereiro de 2018.

>> Cinema. Já em exibição nos melhores cinemas do RN: IT – A Coisa. Confira a sinopse: Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o autointitulado “Losers Club” – o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do “Losers Club” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

Grupo Galpão apresenta espetáculo “Nós” no Cine Teatro de Parnamirim
  • Foto: Guto Muniz

Para comemorar os 35 anos de existência, o Grupo Galpão (BH) inicia uma turnê pelo Nordeste e um dos primeiros destinos é Parnamirim com a apresentação da peça “Nós”. Dirigida por Marcio Abreu, a apresentação acontece em duas sessões, na quinta-feira 7 e sexta- feira 8, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos através do site www.sympla.com.br/grupogalpao. A 23º montagem do Grupo Galpão, debate questões atuais, como violência, intolerância e convivência com a diferença, tudo isso a partir de uma dimensão política. No espetáculo, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção.

>> Diversão. A partir desta quinta-feira, 7, a Cidade da Criança se transformará no centro do universo nerd, geek e gamer. O Playground Natal 2017, que conta com incentivo da Prefeitura do Natal pela Lei Djalma Maranhão, vai até domingo, 10, fazendo a alegria do público infanto-juvenil, até 15 anos. O espaço da Cidade da Criança se transforma num grande tabuleiro de jogos, onde os participantes irão interagir entre os ambientes físicos e virtuais por meio de um aplicativo compatível a smartphones e tablets. Haverá shows, feira temática, oficinas, projeções, contação de histórias, encontro de blogueiras mirins, cosplays e muito mais. Durante os quatro dias, as atividades terão início às 14h e o acesso ao parque será gratuito.

>> Festival. No dia 7 de outubro acontece em Natal o tradicional Okthomasfest, um dos eventos mais aguardados pelos cervejeiros de plantão. O evento inicia às 16h, no Dunas Esportes, e vai celebrar a tradicional festa alemã em estilo diferenciado. Serão horas de muita animação com as bandas Uskaravelho, Preto no Branco e Brilhantes do Forró, contando, claro, com open bar de cerveja. Os ingressos já estão sendo vendidos em lote limitado (200 senhas) na pré-venda, que dá direito a um boné e dois porta-copos de mesa personalizados especialmente para o evento. O valor à vista é de R$ 70 o ingresso individual, e R$ 300 a mesa com 4 senhas, 4 bonés e 8 porta-copos personalizados. Os ingressos estão sendo vendidos no Bar do Thomas, que fica na Av. das Tulipas, em Mirassol.

>> Editais. Artistas visuais residentes no Rio Grande do Norte terão uma grande vitrine em Natal para expor seus trabalhos: o Sesc Cidade Alta. O Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), lançará dois editais culturais em setembro, sendo o primeiro para intervenção artística no muro da unidade. Serão selecionadas sete propostas, inscritas entre 04 e 22 de setembro. Os candidatos podem entregar seus portfolios presencialmente na unidade ou enviar para o e-mail cultura@rn.sesc.com.br. Cada proposta selecionada – cujo tema deve ser “Natal daqui a 50 anos” – receberá uma premiação de R$ 715 brutos, além da visibilidade durante cerca de um ano no coração do Centro Histórico da capital potiguar. O resultado será divulgado dia 28 deste mês.

>> Cinema. Estreia, a partir desta quinta-feira 7, nos melhores cinemas do Rio Grande do Norte, “IT: A Coisa”. Confira a sinopse: Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o autointitulado “Clube dos Perdedores”. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do “Clube dos Perdedores” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o demoníaco palhaço Pennywise. Classificação: 16 anos.

São Gonçalo é presença garantida na “Brasil Mostra Brasil”

Os artesãos do município de São Gonçalo do Amarante-RN participam de exposição na 23º Edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil. Artes de Cerâmica, Panelas de Barro, bonecas de pano, xilogravuras, entre outras tipologias artesanais, representarão a Terra dos Protomártires para milhares de potiguares e turistas, numa das maiores feiras do Estado. O evento começa nesta sexta-feira 1º, em Natal, no Espaço Arena das Dunas. Este ano, a direção do BMB ampliou o espaço em mais 10%, totalizando uma área de 12.000m². Além da área física, também foi expandido o número de expositores, que superou a marca de 250 empresas. A multifeira ainda deve gerar cerca de 700 empregos diretos e indiretos. Para São Gonçalo do Amarante, o evento é mais uma oportunidade para o desenvolvimento da cultura e o fortalecimento da economia.

>> Show. Os goianos Matheus e Kauan estão de volta a Natal neste sábado 2. A dupla traz para os potiguares a turnê do DVD “Na Praia 2” que já passou por cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Gravado na capital carioca, na Praia do Leblon, o projeto conta com algumas regravações especiais para a dupla, como os hits “O Nosso Santo Bateu”, “Decide Aí” e “Que Sorte a Nossa” e 17 canções inéditas. Um dos destaques é o sucesso “Te Assumi Pro Brasil”. A festa será no Beach Club da Via Costeira. Os ingressos estão à venda nas lojas Schalk (Natal Shopping, Midway Mall, Praia Shopping) e no site TicMix. O espaço terá setor único.

>> Programação. O Governo do Estado participa da programação da Semana da Pátria 2017 que acontece no período de 1º a 7 de setembro. A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira, às 9h, na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, em Natal. A programação da Semana da Pátria consta de hasteamento do Pavilhão Nacional, torneios de futebol society e de campo, voleibol, apresentações das bandas de música do Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar do RN, lançamento do Programa Setembro Cidadão e desfile cívico-militar com participação de escolas estaduais. A programação completa pode ser vista no Portal Agora RN.

>> Exposição. Os potiguares que sonham em conhecer o mundo e suas diferentes culturas agora não precisarão ir longe. O Midway Mall recebe a partir da próxima segunda-feira 4, a feira itinerante “Nações & Artes”, uma mostra internacional de artesanato e decoração. A exibição permanece na praça de eventos do centro de compras até o dia 1º de outubro. A Nações & Artes reúne cerca de 20 artesãos de mais de uma dezena de países, entre Turquia, Paquistão, Síria, Bolívia e Japão, com centenas de peças produzidas, em sua maioria, fora do Brasil. Além de visitar a feira, os clientes do shopping podem adquirir as peças disponíveis a venda com exclusividade, levando consigo uma lembrança cultural estrangeira para decorar o ambiente que desejar ou para vestir.

>> Cinema. Estreou no circuito potiguar o filme “Atômica”. Confira a sinopse: Charlize Theron interpreta Lorraine Broughton, uma agente disposta a enfrentar qualquer desafio e a usar todas as suas habilidades para sobreviver à uma missão impossível. Após a queda do muro de Berlim, a assassina mais brutal do MI6 é enviada a cidade para recuperar um dossiê de valor inestimável. Ela se une ao chefe da estação local, David Percival (James McAvoy) e se envolve em um jogo letal de espiões. Classificação indicativa: 16 anos.

Semana do Agosto da Cultura apresenta Extremoz a estudantes
  • Foto: Canindé Santos

A semana começou com muita cultura sendo contada e mostrada aos estudantes das escolas municipais de Extremoz. Por meio da Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru, a prefeitura de Extremoz iniciou na segunda-feira 28 a Semana do Agosto da Cultura. A abertura do evento ocorreu na fundação, que fica à margem das ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, na parte histórica da cidade. O lugar recebeu dezenas de estudantes, artistas locais, professores e artesãos. Diante das ruínas da igreja de São Miguel Arcanjo, os estudantes participaram de várias atividades recreativas. O evento teve apresentações do cordelista Valdenor Silva; oficina de coco de roda e samba com o Mestre Café; apresentação dos repentistas Chico Bento e Nenén, além de uma exibição de dança dos alunos da Escola Vera Lúcia e contação de histórias e lendas. As secretarias de Saúde e de Agricultura também estiveram presentes com estandes, oferecendo diversos serviços à população. Compareceram ainda secretários municipais, vereadores, o prefeito Joaz Oliveira (PR) e o vice Djalma Sales (SD); a representante da secretaria de Turismo do Estado, Sulyane França, e o padre João Pedro representando a Igreja Católica.

>> Pocket. O programa “Música Potiguar nas Escolas”, que faz parte da campanha “Música Potiguar – Nosso Som Tem Valor”, terá a sua sexta edição, na próxima quarta-feira, 30, na Escola Estadual Tiradentes, no bairro de Barro Vermelho. O pocket-show será da banda Plutão Já Foi Planeta, e para que os alunos tenham uma maior conexão com o grupo, a história deles já foi estudada na escola. O programa “Música Potiguar nas Escolas” foi lançado no dia 8 de março, no colégio CEI Romualdo Galvão, com o objetivo de apresentar o trabalho de artistas potiguares para as novas gerações, despertando o olhar dos jovens para o talento desses profissionais.

>> Música.  Matheus & Kauan chegam a Natal no dia 2 de setembro para fazer um show especial. A apresentação acontecerá no Beach Club da Via Costeira e a dupla apresentará, pela primeira vez na capital potiguar, o repertório baseado em seu mais recente projeto, o CD e DVD Na Praia 2 – Ao Vivo. Os sertanejos prometem não perder sua essência romântica neste novo trabalho. Na Praia 2 mostra novas composições da dupla, que esbanjam romantismo. Os ingressos estão à venda nas lojas Schalk (Natal Shopping, Midway Mall, Praia Shopping) e no site do TicMix.

>> Debate. A Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Natal recebeu representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Cultura para debater sobre o Plano Municipal de Cultura, cuja minuta já foi concluída pela pasta para ser encaminhado à apreciação do Legislativo. O plano foi elaborado com a participação de representantes da sociedade civil e está composto por 47 ações e 47 metas. O documento é válido por dez anos, podendo ser revisado a cada cinco anos. Mas antes do plano ir ao plenário da Câmara, a Comissão de Cultura da Casa deverá promover uma reunião com os vereadores e os representantes da Funcarte.

>> Despedida. A banda O Rappa faz, no dia 15 de setembro, em Natal, aquele que pode ser seu último show para os potiguares antes de o grupo fazer uma nova parada na carreira. Marcelo Falcão, Marcelo Lobato, Lauro Farias e Xandão Meneses se apresentam na Arena do Imirá, na reta final da turnê “Acústico Oficina Francisco Brennand”. A festa terá também os shows das bandas DuSouto e Apollo 11. Os ingressos estão à venda na Oticalli do Midway Mall e online.

>> Cinema. Já em exibição nos cinemas do Rio Grande do Norte: “Planeta dos Macacos – A Guerra”. Sinopse: Humanos e macacos cruzam os caminhos novamente. César e seu grupo são forçados a entrar em uma guerra contra um exército de soldados liderados por um impiedoso coronel. Classificação indicativa: 14 anos.

Semana de Folclore em Macaíba segue até esta sexta-feira

O Centro de Convivência de Idosos de Macaíba foi o palco da programação da Semana do Folclore desde terça-feira 22. Mais uma vez, crianças, adolescentes, adultos e idosos se reuniram para conhecer ou relembrar as tradições da sabedoria popular brasileira. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Augusto, conduziu uma rica oficina literária para o público, destacando a importância de mantermos acesa a chama do Folclore ao citar, no início do evento, a célebre frase de Luís da Câmara Cascudo, potiguar tido como um dos maiores folcloristas do país, “É a cultura popular tornada normativa pela tradição”. Em seguida, ele explanou sobre algumas das principais lendas e mitos brasileiros como Saci Pererê, Mula Sem Cabeça, Curupira, Lobisomem, Boitatá, dentre outros. Vale salientar também as lendas do nosso estado abordadas na oficina, a exemplo da Viúva Machado e da Mulher do Vestido Vermelho. A programação da Semana do Folclore é organizada pelas secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Cultura e Turismo (SMCT).

>> Agosto Cultural. O Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, no bairro de Santarém, promove desta terça-feira, 22, até sexta-feira ,25, a 15ª edição do Agosto Cultural. O objetivo é incentivar e difundir a arte e a cultura das escolas situadas na zona Norte de Natal. Durante a abertura do evento na tarde desta terça-feira, 22, a secretária da Educação do RN, Claudia Santa Rosa, destacou a iniciativa como um importante momento de integração da comunidade escolar local pela via da leitura e da cultura. O evento segue até esta sexta-feira 25, com extensa programação nos turnos da manhã e à tarde, com apresentações culturais, recitais de poesia, exibição de curtas de animação, oficinas de fotografia, exposições e feira de artesanato.

>> Música. Para estrear o novo disco, Criolo desembarca em Natal no dia 25 de agosto para apresentar ao público “Espiral de Ilusão”, seu primeiro álbum de sambas autorais. Esse projeto, sonho antigo de Criolo, mostra um universo ainda não conhecido do artista e tem como objetivo enaltecer o samba da maneira mais profunda e respeitosa. O álbum passa pelo universo do samba com melodias que remetem a sambas antigos, porém com o texto atual de Criolo, tendo também duas canções feitas em parceria com compositores do bairro Grajaú, onde o artista nasceu, em São Paulo. O projeto conta com a direção musical de Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral e o desenho de luz será de Guilherme Bonfanti.

>> Formação. Gestores e coordenadores pedagógicos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Natal participaram de encontro realizado na Pinacoteca do Estado. A visita guiada fez parte do módulo “Assim Se Faz Arte” do Programa Paralapracá e teve como objetivo fomentar reflexões para a construção de saberes e fazeres na prática cotidiana, além de possibilitar apreciação artística e cultural do antigo Palácio do Governo do Rio Grande do Norte. O Paralapracá é uma frente de formação de educadores infantis realizado pela empresa Avante, com apoio do Instituto C&A, disponibilizado, em Natal, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

>> Cinema. Já em exibição nos principais cinemas do estado, “A Torre Negra”. Confira a sinopse: “O pistoleiro Roland Deschain percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, prédio mágico que está prestes a desaparecer. Essa busca envolve uma intensa perseguição ao poderoso Homem de Preto, passagens entre tempos diferentes, encontros intensos e confusões entre o real e o imaginário. Classificação indicativa: 12 anos.

São José do Mipibu prepara II Feira Cultural com arte e gastronomia

A prefeitura de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura promove nos dias 26 e 27 deste mês a II Feira Cultural. O evento que envolve estudantes, professores, artesãos, artistas plástico, musicistas, grupos artísticos e musicais, produtores de eventos, chefs gourmet, orquidófilos e comerciantes do município vai acontecer no Espaço de Eventos Desembargador Celso Sales, localizado no centro da cidade. A novidade nesta II edição é o festival de gastronomia, que vai contar com os cardápios dos restaurantes Júlio Bistrô, Caipira Bar, Vaca Atolada, Paladares, e a culinária do Cheff Rogério. A II Feira Cultural tem como objetivo apoiar as pessoas envolvidas com os aspectos culturais do município, proporcionando oportunidades de negócios por meio da apresentação e comercialização de produtos e serviços, como também favorecer o surgimento de novos talentos na área da cultura, gastronomia, entretenimento, artes cênicas e empreendedorismo.

>> Clássico. A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte segue a temporada 2017 no palco do Teatro Riachuelo com o III Concerto Oficial na noite do dia 23 de agosto, através dos projetos Movimento Sinfônico e “Quartas Clássicas”. O show inicia às 20h, com entrada franca mediante preenchimento de formulário de ingressos pelo site www.orquestrasinfonicadorn.com.br, ou até acabarem os ingressos, e retirada do ingresso físico na Fundação José Augusto (R. Jundiaí, 641 – Tirol, Natal – RN, 59020-120) nos dias 21 e 22 de agosto, das 13h às 16h, ou através do segundo lote distribuído na bilheteria do Teatro Riachuelo, a partir das 12h do dia 23 de agosto.

>> Multifeira. A prefeitura de Macaíba está com inscrições abertas para a participação dos artesãos do município no estande da Prefeitura na Multifeira Brasil Mostra Brasil, que será realizada entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017, em Natal. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira 21 até quarta-feira 23, das 8h às 17h, na sede do programa Acessuas Trabalho, que fica no prédio do Telecentro Comunitário, na Rua Pedro Velho (Rua do Banco do Brasil). Para efetuar o cadastro, os artesãos devem comparecer ao local com cópias e originais dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e carteira nacional de artesão, com validade em dia. Fotos de três produtos que serão expostos no evento também devem constar na documentação.

>> Adaptação. Grandes obras literárias brasileiras já adaptadas para o cinema vão ganhar uma versão teatro musical em Natal. Trata-se do espetáculo “Livro, Câmera, Ação!”, que reunirá cerca de 500 pessoas no palco do Teatro Riachuelo no dia 29 de agosto, às 19h30. Ao todo, 13 sucessos bibliográficos e cinematográficos serão apresentados por meio de outras manifestações artísticas: teatro, música e dança, com assinatura do Complexo Educacional Contemporâneo. Integram o espetáculo as seguintes obras brasileiras: Vidas Secas (Graciliano Ramos), O Pagador de Promessas (Dias Gomes), o Guarani e Iracema (José de Alencar), A Escrava Isaura (Bernardo Guimarães), Sítio do Pica-pau Amarelo (Monteiro Lobato), O Menino Maluquinho (Ziraldo), O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna), dentre outros.

>> Cinema. Já em exibição nos principais cinemas do Rio Grande do Norte, “Uma Família Feliz”. Confira a sinopse oficial: Emma, a mãe da família Wish bone, está tentando de todas as formas salvar a relação com seus familiares, que não é nada amigável. Já que nenhum deles se dá muito bem e a paz e tranquilidade são quase impossíveis, ela planeja uma noite de diversão fora de casa. Mas a confusão começa quando, inesperadamente, uma bruxa os transforma em monstro. Classificação indicativa: Livre.

Central do Carnatal inicia venda do 1° lote de abadás

O Carnatal chega a sua 27a edição. A primeira novidade é nova Central do Carnatal que abre suas portas no dia 17, quinta-feira, às 17h, no Natal Shopping Center. A Central vai funcionar no piso L2, em frente ao Mc Donald’s, ao lado da Lojas Americanas. “Queremos proporcionar mais conforto ao folião, então optamos por uma loja maior e bem estruturada. O espaço vai permitir happy hours, lançamentos de blocos e outras surpresas mais”, declara, João Henrique. A partir do dia (18), a Central do Carnatal funciona das 10h às 22h de segunda a sábado, e das 15h às 21h aos domingos. O folião pode optar em comprar seu abadá através da Central ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

>> Forró. O fim de semana na Woods Natal promete muita animação. A cantora Eliane, a Rainha do Forró, será uma das atrações da programação, no sábado, dia 19 de agosto. A festa terá também os sucessos do cantor Diogo Melo. O agito na Wood’s começa na quinta-feira, 17. Tuca Barros inicia a festa com Forró dos Três. E mais: open bar de cerveja das 21h às 23h. Na sexta, dia 18, a noite também será imperdível na Wood’s Natal. André Luvi, o “baixim de Mossoró” está de volta e promete não deixar ninguém parado. Além dele, a festa terá a cantora Tatah Santana.

>> Clássico. A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) promove no próximo sábado, 26, duas sessões do IV Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da UFRN. Os ingressos custam R$ 20 e devem começar a ser comercializados a partir desta quarta-feira, 15, pela EMUFRN. O tema dos concertos é Avoante: um sopro para Finlândia. A renda das apresentações será revertida aos músicos, Alan Davidson e Grácio Zaqueu, como apoio na ida de ambos para estudos na Academia Sibelius, na Finlândia. As sessões acontecem às 18h e às 20h. O evento conta com regência de André Muniz e Erickinson Bezerra, além de participação do Grupo Madrigal da UFRN.

>> Concurso. Se você canta, tem músicas autorais e mora em qualquer uma das 167 cidades do Rio Grande do Norte, chegou a sua hora de mostrar aos quatro cantos do país, “a força​​ do nosso som”. O Som sem Plugs – SSP continua recebendo inscrições para o mais novo edital “Música é Energia”, até o dia 21 de agosto. Apresentado pelo Petrobras, o edital vai selecionar seis artistas e/ou bandas e contempla-los com produções exclusivas do Som sem Plugs, que vem se destacando nos últimos anos, via web, em lançamentos e descobertas de grandes artistas, além da difusão da cultura e das trilhas sonoras que musicalizam o RN. Para participar é necessário, apenas, o envio de um e-mail com release completo, endereço, contatos, fotos e arquivos de e/ou links com vídeos de pelo menos três músicas autorais do artista/grupo ou inédita de compositor norte rio-grandense, com a devida autorização do mesmo, para o endereço edital@somsemplugs.com.br.

>> Cinema. Já em exibição nos principais cinemas do Rio Grande do Norte: Annabelle 2 – A Criação do Mal. Confira a sinopse oficial: Anos após a trágica morte de sua filha, um habilidoso artesão de bonecas e sua esposa decidem, por caridade, acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amedrontador demônio do passado: Annabelle, criação do artesão. Classificação indicativa: 14 anos.

1 2 3 6