terça,
Rodrigo Salustino renuncia e abre espaço para nova eleição no ABC

Após a renúncia do presidente Judas Tadeu Gurgel ter sido oficializada na última sexta-feira, 10, foi a vez do vice-presidente do ABC, Rodrigo Salustino, também ter entregue seu cargo no time de Ponta Negra. A oficialização da renúncia de Salustino foi dada na última segunda-feira, 13, e abriu espaço para a convocação de uma nova eleição no Alvinegro. Conforme rege o Estatuto, o Conselho Deliberativo abecedista tem um prazo de 30 dias para convocar as novas eleições. Até lá, o presidente do próprio CD, Claudio Emerenciano, fica no cargo de presidente de forma interina. Salustino disse que optou pela renúncia após contatar vários segmentos do clube e ter encontrado, em um deles, uma possível rejeição a seu mandato. Como a intenção é unir novamente o ABC, o então vice-presidente achou por bem finalizar sua trajetória enquanto dirigente alvinegro, que já havia sido interrompida a alguns meses quando ele optou por um licenciamento. Agora nos resta saber qual será o futuro do ABC e em quais mãos o clube passará a operar até o final do ano que vem, quando haverá novas eleições. Até a renúncia de Rodrigo, Rui Barbosa estava na diretoria de futebol e o ex-vice de finanças, engenheiro Paulo Tarcísio, encontrava-se na presidência interina.

>> Resta um. Com os rebaixamentos já decretados de ABC, Náutico-PE e Santa Cruz-PE, agora resta apenas uma vaga para definir o quarteto de clubes rebaixados para a Série C do ano que vem. Faltando três rodadas para o fim do certame, nove times brigam contra esta última vaga, desde o Criciúma-SC, atualmente nono colocado com 46 pontos, até o Luverdense-MT, atualmente décimo sétimo colocado com 40 pontos. Nove pontos ainda estão em disputa até o fim do torneio nacional. Os clubes que estão mais próximos da zona de descenso são CRB-AL, Boa Esporte-MG, Guarani-SP e Figueirense-SC. Rodadas finais serão determinantes para a definição do último rebaixado. Quem será?

>> Começou. O América deu ontem o seu pontapé inicial para a temporada de 2018. No Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim, o Alvirrubro se reapresentou e começou a fazer os preparativos para as competições que disputará no ano que vem. Ao todo, dezoito dos 23 jogadores que já possuem contrato com o time para 2018 se apresentaram ao treinador Leandro Campos. Alguns deles, inclusive, já estão morando no alojamento americano, como são os casos do goleiro Thiago Braga, lateral Guilherme, zagueiros Negretti e Adriano Alves, meia Juninho Tardelli e do atacante Betinho. O primeiro compromisso do time está agendado, amistosamente, para o dia 30 de dezembro, contra o Botafogo-PB.

>> De saída. Após marcar seu primeiro gol em quase 1 ano e seis meses vestindo a camisa do ABC, o bom volante Felipe Guedes foi negociado com o futebol chinês e deixou o Alvinegro de Ponta Negra no último fim de semana. Guedes, como era popularmente conhecido, chegou ao ABC no ano passado para reforçar o elenco na Série C, oriundo do Veranópolis-RS. Para o ano que vem, o jogador já vinha sendo sondado por alguns clubes, como é o caso do Sampaio Corrêa-MA, treinado por Francisco Diá. No entanto, as altas cifras oferecidas pelos chineses foram determinantes para sua escolha. Ele se apresentará na China no próximo dia 10. Boa sorte ao atleta!

>> Badminton. A atleta potiguar Isabel Azevedo foi convocada para a seleção brasileira de badminton. Aluna da Facex e treinada pelo professor Cazuza, Isabel vai compor a equipe nacional que disputará o Campeonato Sul-Americano de Badminton no mês de dezembro, no Rio de Janeiro. Para o técnico Cazuza, a atleta tem potencial para se destacar e representar muito bem o Brasil. Isabel foi convocada pela técnica da Seleção Brasileira de Badminton Junior, Norma Rodrigues, que esteve em Natal no mês de novembro, promovendo clínica para atletas das categorias Sub-11 ao Master. As informações são de Fábio Pacheco.