domingo,
Coluna Agora Cult
Reitor da Uni-RN é o mais novo imortal da Academia de Letras potiguar
Confira os destaques da coluna Agora Cult, publicada na edição desta quarta-feira, 19 de abril de 2017, no Agora Jornal
daladier cunha lima
Divulgação
Daladier da Cunha Lima, novo imortal da Academia
Parabéns a Daladier Pessoa Cunha Lima, reitor da Uni-RN. Ele foi escolhido com 29 votos para ser o novo representante da cadeira de número 3 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, outrora ocupada pelo acadêmico José de Anchieta Ferreira, falecido no último novembro, e pelo patrono Brito Guerra. Além de professor, Daladier também é médico e escritor. Ele nasceu no município de Santa Cruz e chegou a, inclusive, dividir estudos de medicina com Onofre Lopes, médico e primeiro reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Daladier é autor dos livros “Noilde Ramalho” – uma história de amor à educação e “Retratos da Vida”, além de outras publicações. Este último livro reúne diversas crônicas do autor, publicadas entre 2009 e 2014, no jornal Tribuna do Norte, abordando temáticas diversas, com referências e homenagens a pessoas, lugares e histórias. Foi, ainda, o primeiro reitor eleito da UFRN, cargo que exerceu de 1987 a 1991.
>> Teatro. O ator Miguel Falabella retorna a Natal em 12 de maio para apresentar seu espetáculo “God”, encenado no Teatro Riachuelo. A comédia, adaptada de um musical da Broadway, mostra um Deus cansado dos Dez Mandamentos e de toda a incerteza que eles vêm gerando à humanidade. Sendo assim, o criador toma forma através de Miguel Falabella para propor novas leis e esclarecer qualquer mal-entendido a seu respeito.
>> Sinfonia. A Orquestra de Câmara da UFRN apresenta no próximo dia 27 de abril o concerto “jovens solistas” que abrirá a temporada 2017 de concertos oficiais. O evento acontece às 20h, no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). O grupo têm como objetivo apresentar as mais diversas formações orquestrais, e toda a diversidade do repertório sinfônico que remonta do período Barroco até os dias de hoje. A entrada é gratuita.
>> Festança. Para os amantes do pagode nostálgico dos anos 1990 de Só Pra Contrariar, Exaltasamba, Raça Negra, Soweto e Molejo, o Centro de Convenções prepara um espetáculo bastante animado com o bloco carioca “Fica Comigo”, que vai tocar todas as músicas que animaram os admiradores do gênero. O evento acontece no dia 6 de maio a partir das 22h e os ingressos já podem ser adquiridos através do site Bilheteria Digital e no aplicativo Sem Hora.
>> Tributo. Nesta quinta-feira 20, véspera de feriado, o Whiskritorio promete em sua noite muito rock nacional. Vai rolar um tributo ao inesquecível grupo Legião Urbana com a galera da Rota 101, além de André Rangell tocando Nando Reis, Capital Inicial, O Rappa & Cássia Eller e Salada Sonora mandando muito Titãs & Paralamas do Sucesso. A animação começa a partir das 20h e os ingressos variam de de R$ 15 a R$ 20.
>> Cinema. Ainda em exibição nos melhores cinemas de Natal: A Bela e a Fera. O filme, que estreou no mês passado e já deve se encaminhar para suas últimas semanas de exibição, é uma adaptação em live-action do clássico homônimo da Walt Disney Pictures, que na época de seu lançamento foi a primeira animação da história a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme. No elenco, Emma Watson, Ian McKellen, Luke Evans, Gugu Mbatha-Raw, Dan Stevens, Ewan McGregor, Stanley Tucci, Sonoya Mizuno e Emma Thompson.
*Colaborou Boni Neto