domingo,
Coluna Metrópole
Vereador Luiz Almir e a discordância polêmica do empréstimo do NatalPrev
Confira os destaques da coluna Comerciando, publicada na edição desta quarta-feira, 19 de abril de 2017, no Agora Jornal
Elpídio Júnior
Vereador Luiz Almir, do PR
Não é segredo que o vereador Luiz Almir (PR) talvez seja um dos políticos mais próximos dos natalenses quando se fala de “ser popular e do povo”. Qualquer um que escutar seu programa de rádio na 96FM  – que ajuda bastante nesse aspecto – poderá conferir por si mesmo que o parlamentar não tem a mínima papa na língua quando concede sua opinião sobre determinado assunto (que quase sempre envolve algum tipo de política). Por um lado, isso é ótimo porque mostra a independência e personalidade de alguém que não é “Maria Vai Com As Outras”, mas por outro, pode criar um comodismo de comportamento, especialmente quando se dirige a pessoas específicas. Embora não tenha citado ninguém em particular, Luiz Almir fez discurso inflamado em seu programa de rádio nesta semana quando criticou os opositores ao saque de R$ 204 milhões do NatalPrev pleiteado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). A situação é que apenas três vereadores se opuseram ao projeto de lei: Fernando Lucena e Natália Bonavides do PT e Sandro Pimentel do PSOL. Na ocasião, Luiz Almir disse: “Daqui a pouco você vai ter que fazer igual no Ministério Público?! Só que no Ministério Público o cara errou… e se você pegar um cara que atira bem? ‘Danar-lhe’ bala nuns ‘cabas’ sem-vergonha daqueles que ficam agredindo os colegas em vez de discutir Natal”. Pegou mal. Muito mal. Os três colegas opositores escreveram nota de repúdio contra Almir por uma suposta incitação à violência. Seja como for, Luiz Almir ficou de se retratar em seu programa. Importante é ter hombridade nestas situações para admitir o erro. O que Natal menos precisa agora é seu Poder Legislativo envolvido em brigas fúteis que ignorem a democracia.
>> Parnamirim. Destaque para a Saúde em Parnamirim nesta semana. Uma parceria entre a prefeitura e a Liga Norte-Riograndense contra o Câncer permitirá a elaboração e implantação de um pólo de diagnóstico precoce e prevenção em oncologia no município. O prefeito Rosano Taveira (PRB) recebeu a visita do superintendente da Liga, Roberto Magno Duarte Sales; Ricardo José Curioso; Renato Cerchi e André Domingos e recomendou ao secretário de Saúde, João Albérico, a criação de uma comissão para junto com os profissionais da Liga discutir de que forma se dará o trabalho. O superintendente da Liga, Roberto Sales, explicou que inicialmente será necessário fazer uma previsão de custo, de pessoal e definir participações da Liga e da prefeitura para posteriormente montar o projeto.
>> São Gonçalo do Amarante. A Secretaria Municipal de Habitação de São Gonçalo já começou a transferência dos moradores do Loteamento Padre João, que com a construção do Aeroporto Internacional, ficou localizado na área de segurança e, por conta disso, precisam ser removidos para o Residencial Novo Padre João Maria, empreendimento construído para abrigar as 344 famílias cadastradas. O antigo loteamento não recebeu investimentos nos últimos anos por que será demolido. De acordo com a secretaria, a expectativa é realizar a transferência de 50 famílias por dia.
>> São José do Mipibu. Expectativa em São José. A prefeitura municipal realiza na quinta-feira 20, o “Concurso Miss São José de Mipibu 2017”, evento coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, que vai acontecer no espaço de eventos do Centro Social São José, a partir das 19h. O prefeito Arlindo Dantas (PC do B) e a primeira-dama do município, Socorro Dantas, vão prestigiar o acontecimento social que vai escolher a representante mipibuense para o Concurso Miss Rio Grande do Norte 2017.
>> Nísia Floresta. O município de Nísia Floresta já deu início aos trabalhos da elaboração do Plano Plurianual. A primeira etapa aconteceu na última nesta terça-feira 18, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com informações do blog Nísia Digital, a prefeitura aproveitou o momento para alertar aos cidadãos sobre a importância de participarem também da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Um outro momento para tratar do PPA está marcado para esta quarta-feira 19, no clube de idosos do bairro da Campo de Santana. O Plano Plurianual (PPA) é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
>> Ielmo Marinho. Mais de mil e quinhentos pequenos agricultores do município de Ielmo Marinho já estão sendo beneficiados com o corte de terras, preparando suas áreas para os mais diversos plantios. O Programa Corte de Terra é mantido pela prefeitura com um investimento de cerca de 400 mil reais. Ele, na verdade, já era realizado no município e foi mantido pela nova gestão, do prefeito Cássio Cavalcante (PMDB). Ao todo, são vinte tratores contratados por meio de um pregão que estão trabalhando nas terras dos produtores cadastrados no programa. O trabalho tem sido acompanhado de perto por fiscais. Na primeira etapa, são 3 mil horas de trabalho contratadas com a possibilidade de ampliação, caso seja necessário.