segunda, 01 de maio de 2017
Coluna Metrópole
Obesidade atinge 19,8% em Natal e desperta riscos de hipertensão e diabetes
Confira os destaques da coluna Comerciando, publicada na edição desta terça-feira, 18 de abril de 2017, do Agora Jornal
obesidade
Divulgação
Em 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016
Preocupante os últimos dados publicados pelo Ministério da Saúde: o brasileiro está mais obeso. Em 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. Em Natal, a prevalência da obesidade está acima da média nacional, 19,8% da população está obesa. Os dados inéditos divulgados na última segunda-feira 17 fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério em todas as capitais do país. O resultado reflete respostas de entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2016 com 53.210 pessoas maiores de 18 anos das capitais brasileiras. Na capital do Rio Grande do Norte, 26,9% disseram ter diagnóstico médico de hipertensão, e 10,1%, de diabetes. Algo que poderia ajudar é a maior quantidade de espaços públicos com ferramentas de exercício que pudessem combater a ociosidade. Claro que apenas isso não seria o bastante, ações contra a obesidade mais criativas podem ser grandes aliadas.
>> São José do Mipibu. O governador Robinson Faria (PSD) esteve no município de São José na última quarta-feira 12, para dar ordem de serviço para o início das obras de reformas e estruturação do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, que recebeu aporte do governo no montante de R$ 6,6 milhões. Atualmente, o hospital possui 43 leitos e, com a ajuda do governo potiguar, realiza uma média de 280 partos por mês. Além desse, os hospitais de Caicó e São Paulo do Potengi também receberam autorização do governador para iniciar suas reformas. Esta é uma estratégia de Robinson para resolver o problema da superlotação do Walfredo Gurgel e de outros hospitais de Natal que, inevitavelmente, tem resultado em paralisações de agentes da Saúde.
>> Parnamirim. Dentro da programação alusiva ao Dia do Trabalhador, prevista para o feriado de 1º de maio, a SETEL – Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer de Parnamirim prepara a quinta edição da tradicional Corrida do Trabalhador e o seu Torneio de Futebol. A programação terá início às 07h, no Potiguar Esporte Clube. Detalhes do percurso serão divulgados em breve, após definição entre as secretarias responsáveis. Na próxima segunda-feira 17, a SETEL dará início às inscrições para o evento, no horário do expediente da Secretaria e também através de um link que estará disponível no portal da Prefeitura de Parnamirim. O período de inscrições será encerrado em 27 de abril.
>> Nísia Floresta. Atrito na ordem política de Nísia Floresta. De acordo com informações exclusivas do Blog de Daltro Emerenciano, alguns políticos da base do prefeito Daniel Marinho (PSDB) estariam desgostosos com a atual vice do Chefe do Executivo, Hallina Dantas (PMDB) e planejam substitui-la durante o pleito de 2020. Ainda segundo o blog, um dos três vereadores aliados do governo atual teria dito que “dessa água” não quer beber.
>> Extremoz e São Gonçalo do Amarante. O prefeito Joaz Oliveira (PR) procurou o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (PR) para conversar acerca da iluminação de um trecho de pista próximo à Ambev que dá acesso à entrada de Extremoz. Devido à falta de iluminação, o trecho, que pertence a São Gonçalo, mas que é bastante acessado por quem vai para Extremoz, tem sido local de assaltos durante a noite, o que tem preocupado os moradores e a prefeitura. Joaz e Paulo se reuniram, visitaram o local e verificaram a dimensão do trecho. Após a solicitação, o prefeito de São Gonçalo se sensibilizou à causa e se comprometeu a elaborar um projeto para iluminar a pista, melhorando, assim, a segurança da população de ambos os municípios. “Assim como a população, nós também estamos preocupados com a segurança de nossos munícipes. Embora esse trecho pertença a São Gonçalo, município gerido pelo nosso amigo Paulinho, é um local muito acessado por quem vai para Extremoz. Por isso conversamos com ele, apresentamos o problema e recebemos a garantia da resolução”, celebrou o prefeito Joaz Oliveira.