Campanha
Zoonoses promoverá vacinação e doação de animais nesta sexta-feira
Ação será realizada na Praça Juarez Balbino, situada à Rua Cabo Serafim, no bairro Rosa dos Ventos, em frente à Assembleia de Deus, das 8h às 13h
Assessoria de Imprensa
Ao todo serão 30 profissionais atuando no dia da ação para melhor atender a a demanda da população

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesta sexta-feira, 10, o Dia “D” Contra as Leishmanioses. A ação será realizada na Praça Juarez Balbino, situada à Rua Cabo Serafim, no bairro Rosa dos Ventos, em frente à Assembleia de Deus, das 8h às 13h.

Durante o Dia “D” serão realizados testes rápidos de Calazar, vacinação contra raiva, sorteio de brindes, avaliação veterinária, além de exposição de animais para adoção. Ao todo serão 30 profissionais atuando no dia da ação para melhor atender a a demanda da população.

Todos os cães e gatos no Centro de Zoonoses recebem as vacinas necessárias como raiva, contra vermes e carrapatos. Ao serem disponibilizados para a adoção, a equipe colhe informações da pessoa adotante. “Os dados são para termos um controle futuramente sobre as condições em que o animal se encontra. Se está sendo bem tratado”, justificou Josivan Gomes.

Calazar

A leishmaniose visceral, conhecida popularmente como Calazar, é transmitida pela picada do mosquito-palha. Esse tipo de leishmaniose afeta os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea.

Algumas pessoas não apresentam sintomas. Em outras, os sintomas podem incluir febre, perda de peso e inchaço do baço ou fígado.