BUSCAR
BUSCAR
Debate competitivo
UFRN é campeã do Campeonato Brasileiro de Debates
Alunos realizaram feito inédito para o RN e faturaram prêmios em três categorias; evento aconteceu em Vitória/ES, entre os dias 13 e 17 de novembro
Ana Lourdes Bal
20/11/2019 | 17:37

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) faturou prêmios em três categorias do Campeonato Brasileiro de Debates, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de novembro, em Vitória/ES. As categorias foram: campeão geral, campeão de iniciados e campeão de oratória. Os estudantes enfrentaram 88 duplas de outras universidades públicas e privadas, de todo o Brasil.

Os estudantes vencedores fazem parte do projeto de extensão União de Debates Competitivos do Rio Grande do Norte (UDC-RN). O projeto visa desenvolver a cultura do debate competitivo no estado. Esse esporte é praticado mundialmente entre universitários, costumeiramente dos cursos de Ciências Humanas, como Direito, Ciências Sociais, Economia, entre outros.

As competições desses debates ocorrem entre quatro duplas e o vencedor é aquele que conseguir defender melhor a posição sobre o tema proposto, decido por jurados. Apesar de pouco conhecido, tem a adesão de dezenas de universidades brasileiras.

O estudante de Direito e participante do projeto, Victor Dantas, afirma que a cultura de debates é importante para desenvolver a oratória e a capacidade de falar em público, itens que podem prejudicar as pessoas tímidas que tem dificuldade para se expressar. “Temos diversos casos em nossa equipe, de pessoas que evoluíram sua forma de lidar com outras pessoas através do projeto”, afirma ele.

Um dos vencedores da categoria principal do campeonato, geral, Danilo Andrade, conta que ele estava no seu primeiro Campeonato Brasileiro. “Nunca nenhuma equipe novata conseguiu ganhar o nacional na primeira tentativa, então não só ganhamos, como nos destacamos pelo feito inédito”, conta ele.

Todos os vencedores são estudantes de Direito da UFRN. São eles:

Campeões gerais: Danilo Andrade (UFRN) e Jéssica Andrade (USP)

Bicampeão de oratória (conhecida também como public speaking) e segundo melhor debatedor da competição – Giovanni Begossi

Campeões iniciados (categoria para pessoas que debatem há menos de 1 ano): Guilherme Pereira e Inaam Rachid

União de Debates Competitivos do RN

O projeto surgiu em 2017, com o intuito de ver o Brasil nos pódios internacionais do debate. “Infelizmente, o Brasil tem próximo a nenhuma representação no principal campeonato do mundo: o World Universities Debating Championship (WUDC). A UDC-RN quer mudar isso”, conta Giovanni Begossi, estudante do último período de Direito e fundador do projeto.

Os debates realizados pela UDC acontecem no formato British Parliamentary, o mesmo que é utilizado nas principais competições de debates mundiais, onde quatro duplas confrontam-se em discursos alternados de sete minutos, para defender ou atacar uma moção, independentemente da visão pessoal.

No início do debate, a posição das equipes (1º Governo, 1ª Oposição, 2º Governo ou 2ª Oposição) é sorteada e a moção, que pode versar sobre os mais variados temas, revelada. De posse dessas informações, os debatedores contam com apenas quinze minutos de preparação para estruturar seu caso. Ao fim do debate, os juízes anunciam o resultado e dão um feedback construtivo.

Em abril deste ano, a equipe conseguiu um feito inédito para o Brasil, ao se tornarem campeões mundiais da Língua Portuguesa de Iniciados. O torneio aconteceu em Lisboa, Portugal.

Concurso da Petrobras tem 161.460 inscrições. Veja demanda por vaga
A banca Cebraspe divulgou a demanda por vaga do Concurso da Petrobras, que ofertou 6.412 vagas
26/03/2024 às 19:09
Burger King dará sanduíche grátis para calvos “drive-thru”; veja como participar
Rede de fast food dará um Whopper de presente para quem comprovar tipo específico de calvície
26/03/2024 às 18:59
Homem que assediou mulher em elevador é denunciado por importunação sexual
Após a divulgação do caso, outras duas mulheres fizeram denúncia contra Israel Leal Bandeira Neto
25/03/2024 às 14:00
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 83 milhões neste sábado 23
As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília
22/03/2024 às 19:31
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.