Campanha
Programação do “Outubro Rosa” 2018 é lançada oficialmente em Natal
Durante o mês de outubro as Unidades de saúde espalhadas pela capital potiguar promoverão diversos eventos de promoção à saúde da mulher
Divulgação
Abertura oficial do Outubro Rosa aconteceu na manhã desta terça-feira, 9, no auditório da SMS

Outubro começou, e com ele a campanha de prevenção do câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá durante este mês eventos, palestras, conscientização e diversas ações de promoção à saúde da mulher, além do mutirão de mamografia gratuita, que estão sendo realizados em parceria com o Grupo Reviver. A abertura oficial do Outubro Rosa aconteceu na manhã desta terça-feira, 9, no auditório da SMS.

O evento foi aberto pela secretária adjunta de Gestão Participativa, do Trabalho e da Educação em Saúde, Isabelle Grilo, seguida da apresentação do coral Ser Feliz do Departamento de Vigilância em Saúde, e pela palestra do mastologista Rafael Nicácio, onde ele falou sobre a doença que afeta maioritariamente mulheres depois dos 40 anos. Na palestra o médico fez uma conscientização dos cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama, a importância do autoexame, os tratamentos que existem, sintomas que podem levar ao diagnóstico e ainda relembrou que a doença não afeta exclusivamente mulheres – apesar de serem raros casos em homens.

Um momento importante na abertura foram os depoimentos de mulheres que já tiveram câncer de mama. Ana Patrícia Furtunato e Elizama Souza compartilharam suas experiências com a doença, desde o diagnóstico até hoje em dia. Destacaram como é importante para o paciente o apoio da família e conhecer a histórias de outras mulheres com câncer. “Quando a gente descobre a doença, é um mundo de incertezas, a gente fica sem saber o que vai acontecer. Então é importante ouvir relatos sobre a doença porque se acontecer com a gente ou alguém da família, a gente consegue se preparar melhor, estando cientes que existe sim cura”, relatou Ana Patrícia que começou o tratamento há um ano.

Durante o mês de outubro as Unidades de saúde promoverão diversos eventos de promoção à saúde da mulher. Segue a programação.

09/10 – Unidade de Saúde São João
10/10 – Unidade de Saúde de Cidade Praia, Cidade da Esperança
11/10 – Unidade de Saúde do Passo da Pátria, Mãe Luiza
15/10 – Unidade de Saúde Planalto, Cidade Satélite, Nordelândia, Pajuçara
16/10 – Unidade de Saúde Planalto, Pajuçara
17/10 – Unidade de Saúde Planalto, SAMU Natal, Cidade Satélite, Pajuçara, São João, Mirassol
18/10 – Unidade de Saúde Planalto, Pajuçara, Brasília Teimosa, KM 06
19/10 – Unidade de Saúde Planalto, Vista Verde, Pajuçara, Aparecida, USF Quintas, Novo Horizonte, KM 06
20/10 – Mulher 365: Felipe Camarão III, Sâo João, Brasília Teimosa, Planalto, Pajuçara, Quintas, Novo Horizonte
22/10 – Unidade de Saúde de Cidade Satélite,
23/10 – Unidade de Saúde de Parque das Dunas
25/10 – Unidade de Saúde de Planície das Mangueiras, Cidade Satélite
26/10 – Unidade de Saúde das Rocas,
27/10 – Unidade de Saúde de Vale Dourado, Unidade Mista de Mãe Luiza, Cidade da Esperança
29/10 – Unidade de Saúde de Cidade Satélite, São João, Guarapes
30/10 – Unidade de Saúde de Mirassol, Guarapes
31/10 – Unidade de Saúde do Guarapes, Cidade da Esperança