Orla urbana
Prefeitura inicia estudos ambientais para as obras da engorda de Ponta Negra
Secretaria de Obras Públicas de Natal (Semov) espera finalizar em até 30 dias os estudos ambientais para as obras de engorda e contenção do processo erosivo da Praia de Ponta Negra
José Aldenir / Agora RN
Após dois anos de espera, o projeto deverá, finalmente, sair do papel

A Secretaria de Obras Públicas de Natal (Semov) espera finalizar em até 30 dias os estudos ambientais para as obras de engorda e contenção do processo erosivo da Praia de Ponta Negra. Após dois anos de espera, o projeto deverá, finalmente, sair do papel.

“Esta é fase final para início das obras em Ponta Negra. Serão dois quilômetros de enrocamento, para que possamos realizar a engorda da praia”, detalha o secretário obras de Natal, Tomaz Pereira Neto.

O estudo de impactos ambientais da obra também antecede um serviço de adequação da rede pluvial de parte da orla de Ponta Negra. “Já realizamos uma parte do enrocamento, mas havia a necessidade de aumentar outros dois quilômetros o serviço, pois havia o risco que, com a ocorrência de chuvas, o material descesse até a praia”, detalha.

Para as obras de engordamento, cujo nome técnico é aterro hidráulico, serão utilizados 1,2 milhão de metros cúbicos de areia. O serviço consiste na aplicação de material sobre faixa de água para aumentar a margem de areia.

O material utilizado será o de uma região que fica a 8 quilômetros de Ponta Negra, já nas proximidades da Praia do Meio. “As jazidas para a engorda deste local têm 6,2 milhões de metros cúbicos de areia”, diz.

Segundo ele, as obras engordamento seguem das proximidades do Morro do Careca até o Hotel Serh, no início da Via Costeira. As ações são necessárias para a proteção da orla de Ponta Negra. A região sofre, ao longo da última década, com processos erosivos e a destruição do calçadão.

O projeto de recuperação de Ponta Negra foi anunciado em 2016. A obra prevê gastos de mais de R$ 56 milhões. No entanto, ao longo deste tempo, sofreu com a constante falta de recursos.