domingo,
Saúde
Parque da Cidade realiza “Movimento e Saúde” neste sábado
Pesquisa revelou um dado muito preocupante sobre a saúde do natalense: a maioria é obesa e acima da média nacional
Reprodução
No quesito diabetes Natal está acima da média nacional (8,9%), com 10,1%

Com o objetivo de conscientizar a população da importância de um estilo de vida ativo, por meio de alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, bem como estimular o uso dos espaços públicos da cidade, a Faculdade Maurício de Nassau promove, neste sábado 22, o MOVS – Movimento e Saúde. O evento tem início às 15 horas, na Praça de Eventos do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, IMC – Índice de Massa Corporal, além de exercício funcional, recreação infantil e aulas de dança. Os participantes poderão degustar uma deliciosa salada de frutas oferecida pelos promotores do evento.

Pesquisa recente do Ministério da Saúde revelou um dado muito preocupante sobre a saúde do natalense: a maioria é obesa e acima da média nacional. A falta da prática de exercícios regulares tem uma repercussão enorme na saúde e qualidade de vida das pessoas. A pesquisa do Ministério da Saúde foi feita entre os meses de fevereiro e dezembro de 2016 e revelou que 19,8% dos potiguares estão obesos, acima da média nacional, que é de 18,9%.

No quesito diabetes Natal está acima da média nacional (8,9%), com 10,1%. Os hipertensos também são maioria na capital potiguar, com 26,9%, enquanto a média brasileira é de 25,7%. A consequência mais óbvia e normalmente a primeira a se manifestar com a falta de hábitos saudáveis é a obesidade, ou pelo menos o sobrepeso. Quando a obesidade se instala, muitas outras condições a acompanham, tais como diabetes, aumento do colesterol, hipertensão, AVC, enfarte, entre outros problemas de saúde.

Para isso, uma equipe de professores e estudantes da Faculdade Maurício de Nassau estará orientando os visitantes e mostrando os benefícios que os hábitos saudáveis podem oferecer ao ser humano. “A cidade de Natal é conhecida nacionalmente por ser a capital do sol, tem ótimos locais que propiciam a prática de exercícios físicos e, no entanto, é considerada a capital mais sedentária do país. Eventos como o MOVS são importantíssimos, pois tem o intuito não só de levar a prática de exercícios para a população presente no evento, mas para familiares e pessoas mais próximas”, explica Ana Karoline Siqueira, organizadora do evento.

O Parque da Cidade é um ótimo local para a prática de exercícios ao ar livre. Com seus 5 km de trilhas pavimentadas, recebe em torno de mil pessoas por dia para caminhadas, corrida, pedalada ou exercícios funcionais. Os portões são abertos todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 5h às 18h. Para outras informações sobre o Parque da Cidade ou agendamento de visitas, ligue 3232-3074/3207.