Publicidade
Tecnologia
Guamaré será a 1ª cidade do RN a ter processos públicos em plataforma digital
Plataforma será apresentada pelo prefeito Adriano Diógenes na próxima terça (22)
Canindé Soares

A Prefeitura de Guamaré, município localizado na Costa Branca potiguar, está promovendo uma informatização completa dos serviços prestados por todos os órgãos e secretarias do Poder Executivo Municipal. Com o lançamento da plataforma Guamaré Digital, a cidade será a primeira do Rio Grande do Norte e um das poucas do Brasil a adotar uma comunicação pública 100% digital.

Para o prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes, a iniciativa torna a cidade mais humana, inteligente e criativa. “O maior ganho é o caráter democrático dessa plataforma. O cidadão vai passar a ter acesso direto aos serviços da cidade, com isso termos uma cidade mais moderna e inteligente”, observa o prefeito.

O projeto, batizado de Guamaré Digital chega para inovar e melhorar a eficiência do atendimento da prefeitura à população. A plataforma será apresentada oficialmente pelo prefeito Adriano Diógenes na próxima terça-feira, 22, às 9h, na Câmara Municipal, e está sendo aplicada em parceria com a 1Doc, empresa de soluções tecnológicas governamentais.

“A tecnologia digital na gestão pública visa à economia de recursos financeiros, materiais e humanos e à transparência e acesso à informação com segurança para todos os cidadãos e setores envolvidos”, explicou o Secretário Municipal de Administração, Marcondes Paiva, adiantando que a população terá acesso a serviços mais ágeis, transparentes e eficientes.

De acordo com estimativas, a informatização de todos os processos da gestão pública municipal de Guamaré deve gerar uma economia para os cofres da prefeitura perto de R$ 800 mil ao ano. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel.

Segundo adiantou a Secretaria Municipal de Administração, por decreto digital, que será assinado pelo prefeito Adriano Diógenes durante o evento, já na plataforma Guamaré Digital, a partir do dia 22 de outubro, nessa terça-feira, todos os órgãos do município estarão integrados e aptos a tramitar os processos e documentos em meio virtual.

Com essa transição, memorandos, ofícios, circulares, registro de protocolos, processos, liberação de alvarás e licenças ambientais passam a tramitar na plataforma Guamaré Digital. A empresa 1Doc está capacitando servidores públicos municipais e monitorando todo o processo de implantação do projeto.

Publicidade
Publicidade