segunda,
Saiba mais
Tunning: aprenda como modificar um carro dentro da legislação no país
Primeiro passo é pedir autorização do Detran e depois fazer as mudanças, mas muitas pessoas fazem o caminho inverso
Ilustração
Caso haja alguma mudança na potência do motor, também são feitos testes de emissão de poluentes

Quando se pensa em tuning, logo vêm à cabeça aqueles supercarros da franquia “Velozes e Furiosos”. No entanto, é necessário estar atento à legislação, não dá para sair andando por aí com qualquer tipo de modificação. Se a pessoa quer elevar a potência do carro, por exemplo, a legislação permite qualquer diminuição ou aumento até 10% superior ao original.

Após decidir qual alteração quer fazer no carro, o motorista precisa pedir uma autorização prévia para o Detran. O órgão irá analisar com base no Código de Trânsito Brasileiro se a mudança se encaixa nas normas. Segundo Rafael Ribas, despachante da JR legalizações, muitas pessoas geralmente fazem as alterações e depois pedem a autorização, mas isso não é o procedimento correto. A autorização é um documento que serve para permitir que o proprietário faça as modificações e circule com veículo até o carro ser aprovado na vistoria.

O despachante explica que a inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) analisa tanto as modificações como itens de segurança como pneu, estepe, chave de roda e iluminação. Caso haja alguma mudança na potência do motor, também são feitos testes de emissão de poluentes.

De acordo com Ribas, para os veículos aprovados, o órgão emite um Certificado de Segurança Veicular (CSV). Mas se o parecer for negativo, o motorista recebe um relatório com o que precisa ser corrigido e assim tem até 30 dias para retornar, sem que nenhuma taxa adicional seja cobrada.

O próximo passo após conseguir o laudo do Inmetro é fazer a vistoria de identificação veicular e ir ao Detran novamente para a emitir um novo documento. Segundo o despachante, as alterações de roda e pneu são as únicas que não necessitam de autorização. Já as de cor e envelopamento (mais de 50% da área do veículo) é necessário obter esse documento, mas  há dispensa do CSV. Ribas ainda ressalta que a taxa para a inspeção do Inmetro varia em torno de R$ 450. Já o tempo de legalização dura em média 45 dias.

A multa para quem está fora da lei depende do tipo de alteração realizada. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) afirma que a instalação de xenon, por exemplo, é uma infração grave (R$ 195,23). Além disso, o carro é retido para a regularização.

Um novo carro

Na zona oeste de São Paulo, a Batistinha faz customização de veículos há 20 anos. Para o proprietário da empresa, Fernando Batistinha, é muito importante que antes de realizar as modificações, as pessoas entendam quais são as suas necessidades.

Há pessoas como Líbera que buscam tornar seu carro exclusivo e pedem para colocar uma roda mais esportiva, um para-choque diferente ou até mesmo rebaixam o automóvel. O customizador menciona que o cliente deve estar consciente que algumas mudanças podem ter suas desvantagens. Para quem gosta do carro bem baixinho, por exemplo, vai ter mais dificuldade em andar nas vias esburacadas.

Líbera escolheu colocar uma suspensão fixa em seu Peugeot. O intuito era dar mais estabilidade para o veículo. Só que na hora de passar pelas vias com buracos é um sufoco! “No carro personalizado, você reaprende a dirigir”, diz ele.

 

 

Fonte: Autoesporte