BUSCAR
BUSCAR
Economia
Nissan planeja lançar versão inédita do Kicks que faz 34 km por litro
Bom desempenho de vendas do crossover motiva a marca japonesa a apostar na tecnologia e-Power no mercado brasileiro
Por Redação
14/11/2017 | 18:00

Quanto maior o carro, menos importância o comprador dá ao consumo de combustível. Afinal, ele sabe que é difícil ter um modelo grande que não seja beberrão. Mas a evolução da tecnologia automotiva tem mudado esse relação. Os veículos híbridos são um bom exemplo e encabeçam a lista dos mais econômicos do mercado.

No Brasil, Toyota Prius e Ford Fusion Hybrid são os campeões quando o assunto é consumo baixo. Mas, em breve o ranking deverá ter um novo líder.  A Nissan prepara o lançamento no mercado brasileiro do Kicks e-Power, uma variação híbrida do crossover capaz de rodar 34 km/l de gasolina.

As informações são do site IG, que noticiou uma possível aparição da inédita versão no Salão de São Paulo de 2018 – as vendas começariam no primeiro semestre de 2019.

Segundo a publicação, o bom desempenho nas vendas do crossover no Brasil motivaram os executivos da montadora, inclusive da matriz japonesa, a viabilizar novos projetos por aqui, entre eles Kicks e-Power e do novo Leaf (100% elétrico) – o Kicks foi o quarto mais vendido do segmento em novembro.

A intenção da Nissan é virar referência no mercado de carros ecológicos no Brasil, segundo revelou Marcos Silva, presidente da montadora no país, ouvido pelo IG no Salão de Tóquio, que termina neste domingo (5).

O segredo para o Kicks e-Power atingir a impressionante marca de 34 km/l está na tecnologia empregada que o diferencia do Prius e Fusion. Os sedãs são equipados com o conjunto convencional de dois motores responsáveis por tracionar os veículos – um propulsor a combustão e outro elétrico.

A recarga as baterias no sistema elétrico acontecem durante as acelerações ou frenagens. Há híbridos chamados de plug-ins, que podem ser conectados na tomada de energia elétrica para o reabastecimento.

Já a tecnologia e-Power da Nissan utiliza somente o motor elétrico para mover o veículo, enquanto o propulsor a combustão tem a única função de gerar energia ao dispositivo elétrico. Com isso, seu tamanho é reduzido e de baixa cilindrada.

O sistema já é aplicado no Nissan Note, com motor 1.2 a gasolina. O monovolume compacto do tamanho do Kicks viu as vendas explodirem no Japão depois de adotar a propulsão e-Power. O Kicks, no caso, usaria o motor 1.0 de 3 cilindros do March, o que reduzira bastante os custos e faria a versão ‘verde’ ser vendida a um preço bem competitivo.

Porém, segundo os executivos da Nissan, ainda é preciso ver a possibilidade de adaptar a tecnologia para o motor nacional. Se não for,  teria de importar todo o sistema, deixando o Kicks e-Power mais caro.

 

 

Fonte: Gazeta do Povo

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640
27/03/2024 às 21:49
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio
Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira 28
27/03/2024 às 21:41
No Brasil, Macron diz que Mercosul-UE é péssimo e pede “novo acordo”
Para o presidente francês, o acordo comercial é ultrapassado e não considera as premissas do debate global atual
27/03/2024 às 21:09
Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada
Após parecer da procuradoria, ministro vai analisar caso
27/03/2024 às 20:43
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.