sábado,
home / Boni Neto

Metrópole RN

por Boni Neto
Revitalização da Ribeira em pauta

Responsável por fomentar boa parte da cultura de Natal – e décadas atrás capitã do comércio da cidade – o bairro da Ribeira se encontra em situação deplorável. Ruas sujas, muros pichados e prédios quase arruinados. Claro que se tem a boa parte, traduzida nas inúmeras casas de show que dão oportunidades para vários artistas de nossa terra mostrarem seus talentos; mas de que adianta isso, se não há investimento do Poder Público? A história, contudo, parece estar mudando. O prefeito Carlos Eduardo (PDT) esteve nos EUA recentemente para prestigiar um trabalho de alunos da UFRN que visa a revitalizar a Ribeira. Para um prefeito que parece se preocupar bastante com a cultura (Natal em Natal, Carnatal, etc.) sem poupar gastos, faz-se necessário voltar sua atenção para a Ribeira porque, diferentemente destes eventos, o bairro é algo fixo e imóvel, que poderá gerar renda e oportunidades para os natalenses enquanto estiver de pé. Fica a torcida para que os elogios de Carlos Eduardo ao bairro e à iniciativa dos jovens universitários não seja apenas um foguete molhado.

>> Quitação. A Prefeitura de Extremoz regularizou na última quinta-feira 23 a situação da administração municipal junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), que funciona como uma espécie de SPC da administração pública. Na prática, isso significa que o município está adimplente e apto a firmar convênios e receber transferências voluntárias do Governo Federal. Atualmente apenas 13,1% dos municípios do RN estão em dia com o CAUC. A retirada do município do Cadastro Único de Convênios foi resultado de um trabalho feito pela atual administração, que diz ter encontrado, ao assumir a Prefeitura no início deste ano, 18 irregularidades responsáveis por deixar o município durante anos com o nome sujo no CAUC.

>> Funcionalismo. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (PR), anunciou nesta semana que efetuará o pagamento de novembro do funcionalismo do município dentro do mês trabalhado. Nesta quinta-feira 30, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante antecipou o pagamento da folha salarial referente ao mês vigente de todos os cargos comissionados e efetivos. Foram injetados mais R$ 6,6 milhões na economia local. No último dia 13 de novembro, a prefeitura antecipou e quitou o 13º salário de todos os cargos efetivos do município. Já no próximo dia 11 de dezembro, a gestão pagará o salário extra dos comissionados.

>> Festejos. O prefeito Fernando Cunha (PSD) prestigiou a abertura dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Macaíba em frente à Igreja Católica Matriz da cidade, ocasião em que as duas imagens da santa (trazidas da comunidade rural de Cajarana e do Conjunto Alfredo Mesquita) se encontraram e houve o hasteamento das bandeiras oficiais (Brasil, Rio Grande do Norte, Macaíba, Estado do Vaticano e Paróquia de Macaíba). A programação prossegue até 8 de dezembro, quando é celebrado o seu dia oficial, constituindo feriado municipal. A noite alusiva à Prefeitura de Macaíba acontece na próxima segunda-feira 4.

>> Preparação. A Secretaria de Saúde de Parnamirim realizou uma capacitação teórica e prática para médicos e enfermeiros da rede municipal sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase, uma doença crônica, infectocontagiosa que acomete pele e nervos podendo levar a sérias incapacidades físicas. No próximo dia 11, a UBS Monte Castelo irá receber o caminhão para a triagem da hanseníase. Os agentes comunitários irão fazer as visitas e informar a população sobre esse serviço que será oferecido durante todo o dia.

>> Programa. A Prefeitura de Ielmo Marinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nos dias 22 e 24 de novembro, a Mostra do Programa Novo Mais Educação. O evento foi promovido em dois polos: O primeiro atendeu às escolas Francisca Inácio, Manoel Rodrigues, Augusta Aulina e Maria Ivone. Já, o segundo polo, foi efetivado na Escola Municipal Costa e Silva, localizada na comunidade de Umari, juntamente com as Escolas Municipais João Pereira Sobrinho e Câmara Cascudo. O evento teve o objetivo de apresentar o resultado das atividades desenvolvidas pelas sete escolas que funcionam o programa no ano letivo de 2017.

Natal tem mais uma opção para acolhimento de mulheres violentadas… mas ainda é pouco

O atendimento à mulher em situação de violência doméstica foi ampliado pela Prefeitura de Natal junto à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com a entrega da nova sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN). As instalações terão atendimento desde acolhimento, à assessoria jurídica e psicossocial e funciona na Avenida Bernardo Vieira, bairro de Dix-Sept Rosado, 2280, próximo à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Apesar dos esforços, o gesto ainda é pouco se comparadas às constantes aparições de mulheres nas delegacias especializadas. Atualmente, há cinco Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) em funcionamento no Rio Grande do Norte – em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó. É preciso continuar se preocupando com o combate à covardia e violência contra nossas mulheres; que o CREN seja um passo nesta direção.

>> Expectativa. Esta semana é de preparação para as 50 estudantes da rede pública de ensino de Parnamirim, que terão realizado o tão sonhado baile de debutantes. O baile é promovido pela Prefeitura, através do seu Cerimonial. A reunião, denominada “Encontro das Princesas” aconteceu no Cine Teatro Municipal. O evento teve como objetivo estreitar os laços entre as debutantes e passar informes gerais sobre o baile, que será realizado na sexta-feira, dia 1º de dezembro. A reunião contou ainda com uma palestra da professora e psicóloga, Régia Castro, que falou um pouco sobre o papel da mulher na sociedade, e presença do prefeito Rosano Taveira (PRB).

>> Conservação. A Prefeitura de Nísia Floresta iniciou na manhã da última segunda-feira 27, o serviço de manutenção da iluminação pública na Praia de Búzios. “Estamos buscando manter as ruas de Nísia Floresta bem iluminadas, facilitando o tráfego de pessoas, veículos e demais meios de transporte. É importante ressaltar que a iluminação pública é uma maneira de garantir mais segurança à população, pois, reduz a criminalidade e permite que todos usufruam do espaço público, principalmente, no período noturno,” afirmou o prefeito Daniel Marinho (PSDB).

>> Vencedores. O time do CRB de Cajazeiras foi o grande vencedor na Vila Olímpica de Macaíba, onde foram disputadas as finais do Campeonato Municipal de Futebol da Zona Rural, organizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SMEL. Tanto na categoria de aspirantes quanto na de adultos, a equipe de Cajazeiras sagrou-se campeã após derrotar nos pênaltis por 3×2 as equipes do São José do Assentamento José Coelho e do Independente de Capoeiras.

>> Prazo. A Secretaria de Saúde de Extremoz informa à população que os beneficiários já cadastrados no programa Bolsa Família devem comparecer às unidades básicas de saúde (UBS) para que sejam feitas as atualizações de peso e altura dos beneficiários, tanto das crianças como de seus responsáveis. O prazo para comparecimento às unidades básicas de saúde é até o dia 10 de dezembro e os beneficiários devem apresentar os cartões do Bolsa Família e do SUS, de segunda a sexta, de 7h às 16h. Mais informações pelo 3279-4916.

>> Concurso. São Gonçalo foi palco do V Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras. Corporações musicais do Pernambuco e Rio Grande do Norte se reuniram no Ginásio Poliesportivo de Santo Antônio do Potengi. 14 grupos participaram desta edição. Além de promover o intercâmbio entre os integrantes, aprimorando métodos e técnicas e incentivar o civismo, o concurso tem como objetivo estimular a criação de bandas e fanfarras, como também desenvolver habilidades, valores e um olhar mais crítico e participativo aos componentes das bandas. Os vencedores podem ser conferidos no site da prefeitura de São Gonçalo.

>> Obras. Continua a passos largos a construção da Escola Municipal Professora Iraci Santana, no bairro Bosque das Colinas, em São José de Mipibu. O benefício é fruto do repasse de uma emenda parlamentar, com contrapartida do município por meio de impostos pagos pela população mipibuense. No mês de outubro os moradores dos três bairros foram contemplados com a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde – UBS, importante ação do governo municipal.

Dejá vù: Prefeitura de Natal quer construir complexo comercial no Maruim

A Prefeitura Municipal de Natal assinou contrato de cessão provisória de um terreno de 13.9 m² com a União, com a intenção de – como outorgado cessionário – construir a “Praça Pôr-do-Sol” e um complexo comercial, que envolve Centro de Descasque de Camarão, quiosques, banheiros públicos e estacionamento. O prefeito Carlos Eduardo (PDT), que parece muito interessado em “maquiar” Natal – gastando milhões com iluminações, e negando o dinheiro para outros setores com problemas mais urgentes do que o embelezamento da cidade – para passar uma boa impressão para turistas e pessoas de fora, inicia mais uma obra que, em teoria, deveria trazer grandes benefícios para a economia da capital, mas que, se depender do histórico do prefeito, provavelmente acabará como o seu vizinho, o Mercado das Rocas: rebaixado e entregue às traças. Ao invés de tentar consertar os problemas já existentes, como, por exemplo, os do já mencionado Mercado das Rocas, Carlos Eduardo adiciona mais uma responsabilidade à cidade. Aguardemos os próximos capítulos… mas os sinais apontam para uma reprise.

>> Educação. A partir de 2018, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) começa a ser válido também para os níveis do primeiro ciclo da Educação Básica, que incluem crianças da pré-escola de idades de 4 e 5 anos. Na última sexta-feira 24, 54 coordenadores pedagógicos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estiveram reunidos, na sala de reuniões do Centro Administrativo Agnelo Alves (Cohabinal), para orientações sobre a aplicação do Pacto em Parnamirim. Parnamirim tem 20 Centros Infantis e 11 escolas com turmas na Educação Básica.

>> Celebração. Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra (ocorrido em 20 de novembro), a Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SCMT), elaborou uma ampla programação para ser realizada na praça da comunidade rural de Capoeiras, localizada a aproximadamente 35 km do centro da cidade e que se constitui na maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte. A programação incluiu exposição fotográfica, artesanato, mesa redonda com lideranças comunitárias, representantes de órgãos públicos, movimentos sociais e organizações não governamentais, oficina de moda, apresentações culturais da tradição afro-brasileira (como a Dança do Pau Furado), concurso de beleza negra e mais.

>> Verão. Três eventos lotaram de visitantes a praia de Pitangui no sábado 25 e deram o pontapé inicial para a chegada do período de veraneio. O Redbull Desafio das Dunas, o Rejubila-te e a Figueira Cultural, todos com o apoio da Prefeitura de Extremoz, movimentaram milhares de pessoas durante todo o dia, fomentando a economia local e impulsionando o turismo do município.

>> Conscientização. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as ações em alusão ao Novembro Azul – movimento criado para conscientização dos homens e prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Desde o dia 1º de novembro, as Unidades Básicas de Saúde do município estão realizando, de segunda a sexta, das 7h às 16h, atividades para atender o público masculino, entre elas, o exame do toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico).

>> Ação. A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu a abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

>> Campanha. A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, realizou na última quinta-feira 23, ações educativas de combate ao Câncer de Próstata. As ações acontecem também nas Unidades Básicas de Saúde e fazem parte da campanha Novembro Azul.

Cícero Martins na trilha para ser deputado federal em 2018

O vereador Cícero Martins (PTB) está estudando a possibilidade de se candidatar ao cargo de deputado federal em 2018. O parlamentar aparenta estar “de saco cheio” de seus companheiros da Câmara de Natal, por – talvez – enxergar que os representantes do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) estão minando determinadas pautas debatidas na Casa, além de prejudicar em outras questões. Conhecido pelos seus discursos incisivos e críticos, ao que ele chama de “demagogia política”, Cícero acredita que tem conquistado a admiração dos natalenses, sobretudo pelos posicionamentos diferentes que possui na Câmara, distintos da política tradicional, contrário ao prefeito Carlos Eduardo (PDT) e ao sistema de troca de cargos.

>> Saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) em Cidade Verde realizou nesta sexta-feira 24, uma ação de promoção à saúde do homem. O evento realizado por meio da Estratégia Saúde da Família (ESAF) ofereceu consulta oftalmológica e clínica geral, vacinação, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional e entrega de kits de saúde. Além disso, foram realizados testes rápidos para HIV e Sífilis, sorteio de serviços estéticos/barbearia e vale academia, além de palestras sobre prevenção ao câncer de próstata e combate ao tabagismo. Para ter acesso aos benefícios da ação será preciso apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

>> Encontro. A segunda audiência sobre a Lei Orçamentária Anual para o ano de 2018 do município de Macaíba (LOA) foi realizada no começo desta semana, na Câmara Municipal de Vereadores de Macaíba. Na ocasião, o secretário municipal de Planejamento de Macaíba, José Wilson Ferreira esteve presente e apresentou a Lei para os vereadores e a população presente no local, que puderam tirar dúvidas e fazer sugestões sobre a Lei. Na próxima-terça-feira (28) será realizada a terceira audiência sobre o tema na Casa Legislativa macaibense. A Câmara também está em processo de apreciação e votação do Plano Plurianual 2018-2021 (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os documentos fazem parte do planejamento da administração municipal para os próximos anos.

>> Conquista. Com os municípios em dificuldades financeiras, prefeitos de todo o Brasil estiveram em Brasília nesta semana para pressionar o governo Temer a liberar um socorro financeiro para as Prefeituras. O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira (PR), e o vice-prefeito Djalma Sales (SD) se juntaram aos demais gestores em um grande movimento que trouxe bons resultados. O Governo Federal anunciou na noite da quarta-feira 22 a liberação de R$ 2 bilhões para os municípios de todo o país. O prefeito Joaz Oliveira participou, durante esta semana, em Brasília, de audiências com a bancada federal em que os municípios pleitearam uma compensação financeira em razão das perdas de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ao longo deste ano.

>> Reaproveitamento. O acesso utilizado por operários das industrias localizadas na margem da Br 101, em São José de Mipibu, como também por trabalhadores rurais do município, tem sido cenário de acidentes fatais nos últimos anos. Por estar localizada no final de uma descida e ser área transitada por veículos pesados, a incidência de acidentes graves tem levado o município a pensar alternativas que possam sanar o problema enfrentado pelas pessoa que utilizam o perigoso acesso para chegar ao local de trabalho. Como medida de emergência a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Obras iniciou a construção de uma via de acesso alternativa, margeando a BR 101, facilitando o acesso das pessoas ao local de trabalho onde a mobilidade pode ser realizada a pé, de bicicletas, motos, carroças e veículos, sem o risco de acontecer novos acidentes fatais.

>> Elogios. Em reunião no gabinete da secretária estadual de Segurança Pública, Sheila Freitas parabenizou o município de São Gonçalo do Amarante pelas ações realizadas na área de segurança. Segundo Freitas, uma das principais ações foi a instalação de uma Central de Videomonitoramento. As câmeras da cidade foram as primeiras do estado a serem interligadas com o Ciosp – Centro Integrado de Operações em Segurança Pública -, onde conta com apoio da Polícia Militar e Civil. “Da minha sala conseguimos ver São Gonçalo do Amarante; e, dessa forma, apoiar nas ações e ocorrências”, disse Sheila.

Luto no fotojornalismo potiguar

Faleceu, na última segunda-feira 20, o fotojornalista Jaeci Emerenciano Galvão, aos 87 anos, de causa natural. Ele havia sido internado em dezembro passado em um hospital particular de Natal, após sofrer um AVC. Por conta da idade, o estado de saúde dele inspirava cuidados. Infelizmente, o homem que registrou a ‘Natal de ontem’ deixa hoje a cidade mais triste. O corpo foi velado no Centro de Velório, na rua São José, em Lagoa Seca, e o sepultamento foi no cemitério Morada da Paz. Jaeci foi considerado um veterano da fotografia, registrando, desde os anos 1940, imagens do cotidiano na capital potiguar – até mesmo na época da Segunda Guerra Mundial. Ele mantinha um dos acervos particulares mais completos da cidade, como praias, monumentos históricos, principais ruas e avenidas, acontecimentos políticos e sociais e peculiaridades da cena urbana.

>> Flagra. Policiais militares do Batalhão de Choque descobriram o que seria um laboratório de cocaína em um condomínio fechado de Parnamirim, na madrugada do último domingo 19. Durante a operação, quatro pessoas – dois homens e duas mulheres – foram presas por tráfico. Ao adentrarem o recinto, os agentes descobriram quantidade da droga, uma prensa, balanças de precisão e embalagens para venda e distribuição. Até o momento, a polícia ainda não confirmou o volume de cocaína apreendido. Os criminosos foram levados à Central de Flagrantes para prestar depoimento e serem colocados à disposição da Justiça.

>> Bons números. A prefeitura de São Gonçalo do Amarante entregou à população mais uma escola reformada e ampliada. Na última sexta-feira 17 foi a vez da Escola Municipal Professora Lauriete Varela da Silva, na comunidade Passagem da Vila. Só este ano, 47 unidades educacionais passaram por melhorias estruturais. Essas melhorias visam contribuir na redução da evasão escolar e melhorar, ainda mais, os índices de aprovação.

>> Campanha. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Macaíba está desenvolvendo uma nova campanha para chamar a atenção da população para a violência de gênero, algo que, infelizmente, ainda produz muitos casos em todo o país, não sendo diferente no nosso município. Essa ação do Poder Público Municipal visa à prevenção e o combate aos diferentes tipos de violência, machismo e preconceito com as mulheres. A campanha é intitulada “Mulheres diferentes, violências iguais” e teve início no dia 13 de novembro. Escolas, unidades do Cras e do Creas, praças e ruas estão sendo os pontos de divulgação.

>> Projeto. Conexão Elefante Cultural, sob a Coordenação de Diana Fontes, e com o apoio da prefeitura de Nísia Floresta esteve no centro do município no último domingo 12, onde realizaram um grande espetáculo de artes cênicas incluindo apresentações de circo, dança, teatro e contação de história, através de seleção via convocatória pública, selecionando três trabalhos para compor a Trupe da Luz, que é a base das apresentações no decorrer do projeto. O espetáculo foi aberto com apresentação do Grupo de Capoeira Lua Arte, do Mestre Nordestino e seus alunos de várias comunidades de nossa cidade.

>> Retorno. Desde a última terça-feira 21, o Banco Postal voltou a operar em Ielmo Marinho com a parceria da prefeitura. Os serviços trarão melhor funcionalidade aos munícipes fomentando o comércio local, oferecendo opções de saque, depósito e pagamentos de títulos em geral. O Banco Postal é uma parceria com o Banco do Brasil que se vale da rede de atendimento dos Correios para a intermediação de serviços bancários básicos.

>> Inauguração. Em solenidade realizada na noite da última quinta-feira 16, o Ministério do Desenvolvimento Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), entregou à população de Goianinha uma moderna Agência da Previdência Social (APS) totalmente informatizada, com capacidade para atender, além dos goianinhenses, moradores de municípios vizinhos como Tibau do Sul e Arêz, abrangendo cerca de 56 mil pessoas. O prefeito Berg Lisboa (PSD) participou do ato, ao lado da primeira-dama Lucicleide Barros e demais autoridades.

Mais mudanças no trânsito da Prudente

A partir deste sábado 18, a conversão à esquerda da Prudente de Morais para Tarcísio de Vasconcelos Maia (Av. da Integração) será proibida no sentido BR-101 Sul. Para quem está na Av. Prefeito Omar O’Grady (prolongamento da Prudente) e acessa a Av. da Integração sentido Rua Jaguarari, nada muda. Segundo Walter Pedro da Silva, secretário adjunto de Trânsito da pasta, a medida visa dar mais fluidez a Av. Prudente de Morais no acesso à Cidade Satélite. “Com as obras do DNIT na BR-101, a população vai usar a Av. Prudente de Morais. Por isso nós vamos retirar essa conversão, que já é pouco utilizada, para dar mais tempo no sentido Petrópolis/Cidade Satélite”, informou. O motorista que precisar acessar a Av. da Integração pode fazer isso a partir do retorno na Av. Prudente de Morais que dá acesso à Rua Padre Diogo Feijó, entrando na Rua Padre Anchieta e acessando a Av. da Integração.

>> Premiação. A Escola Professora Luzanira Maria da Costa Cruz, no bairro Passagem de Areia, conquistou o 1º lugar no Prêmio Gestão Escolar 2017, entre as escolas públicas de Parnamirim, na categoria regional (2ª Direc). Além disso, ficou classificada em 6º lugar, na categoria estadual. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, em parceria com o Ministério da Educação, e busca contemplar projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. A Escola Luzanira concorreu com outras 29 escolas no estado ao 16º Prêmio Gestão.

>> Saúde. Atividades de ginástica, dança, hidroginástica, caminhadas, alongamentos e atividades assistemáticas relacionadas à saúde, cultura e Lazer fazem parte do projeto “Viver Melhor” que teve um núcleo implantado na comunidade de Maçaranduba, em São Gonçalo do Amarante, no início do mês. Além dessas atividades, o núcleo também realiza visitas ao Gamboa de Jaguaribe – Sítio Histórico e Ecológico, Parque das Dunas – Parque Ecológico, Serv Club Fazenda – Parque Aquático, e café da manhã uma vez por mês em comemoração aos aniversariantes do mês.

>> Torneio. A Vila Olímpica de Macaíba é sede de mais um grande evento de futebol regional. A Supercopa Macaíba Sub-15 será realizada no local com a presença de clubes tradicionais da região Nordeste como Sport Club do Recife e ABC de Natal e times de Macaíba, como Os Meninos da Vila e o ABC do município. Os jogos da fase de grupos começaram na quarta-feira 15 e vão até esta sexta-feira 17, no local, com disputas pela manhã e à tarde. As semifinais da Copa serão realizadas no sábado 18 e a final será no domingo 19. A entrada para todas as partidas é gratuita. Maior complexo poliesportivo do Rio Grande do Norte, a Vila Olímpica já foi sede de uma série de eventos de diversas modalidades esportivas neste ano.

>> Quitação. A prefeitura de Goianinha realizou o pagamento referente ao mês de setembro do projeto “Bolsa Talento Cultural” beneficiando 70 crianças e adolescentes, matriculados na Escola de Música Maestro Claudionor de Oliveira, bem como aos participantes de grupos locais de Hip Hop, Swingueira e Capoeira, com valor individual de R$ 100. Além disso, o município realizou o pagamento do “Bolsa Monitoria”, que beneficia 10 jovens com R$ 350/mês. O projeto existe desde 2009 e gera um investimento mensal de R$ 7,5 mil, oriundos de recursos do próprio município.

>> Projeto. O Conexão Elefante Cultural, que conta com a coordenação de Diana Fontes, e com o apoio da prefeitura de Nísia Floresta esteve no centro do município no último domingo 12, onde realizaram um grande espetáculo de artes cênicas incluindo apresentações de circo, dança, teatro e contação de histórias, através de seleção via convocatória pública, selecionando 03 trabalhos para compor a Trupe da Luz, que é a base das apresentações no decorrer do projeto. O espetáculo foi aberto com apresentação do Grupo de Capoeira Lua Arte, do Mestre Nordestino e seus alunos de várias comunidades de nossa cidade.

Discussão sobre plano de reordenamento do Alecrim é adiada para janeiro

Mais tempo para a prefeitura cuidar do prejuízo que inadvertidamente corre o risco de causar. Para não prejudicar as vendas dos ambulantes no período natalino, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) adiou para o dia 31 de janeiro de 2018 a discussão sobre o projeto de reordenamento do Alecrim. A data foi definida após uma audiência realizada na última quinta-feira 9, entre o titular da Semsur, Jonny Costa, e a comissão formada pelos comerciantes informais do bairro. Também participaram da reunião o advogado Araken Farias e o vereador Sandro Pimentel. Durante a audiência, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos se comprometeu em buscar até o dia 31 de janeiro do ano que vem um local definitivo para o remanejamento dos ambulantes.

>> Encontro. A terceira audiência sobre o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 da Prefeitura de Macaíba foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores macaibense. Na oportunidade, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) também foi discutida. O secretário municipal de Planejamento, José Wilson Ferreira esteve presente na ocasião e apresentou o PPA e a LDO para os presentes na Casa Legislativa, que puderam esclarecer dúvidas e fazer sugestões para o documento. Esta foi a última audiência sobre o Plano, que irá para votação na Câmara.

>> Capacitação. A prefeitura de São Gonçalo do Amarante recebeu a diretora e a gerente regional do Senai, Roseane Albuquerque e Simone Oliveira, respectivamente. O motivo da visita foi formalizar um convênio com as Secretarias de Educação e a de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo oferecer cursos de capacitação para alunos da Rede Pública de Ensino. Ao todo, serão ofertadas 29 vagas para os cursos de Nível Técnico de Informática, Mecânica e Soldagem Industrial. A aula inaugural está marcada para dezembro de 2017 e as turmas terão início em janeiro de 2018. O prazo de capacitação é de 18 meses – tempo em que se pretende encaixar os alunos no mercado de trabalho.

>> Inauguração. A população de Extremoz terá mais comodidade na hora de pagar suas contas, receber benefícios sociais, fazer jogos e apostas, entre outros serviços financeiros. O município inaugurou a Casa Lotérica Grude na Sorte. O endereço da nova unidade é a Rua Monte Gerezim, nº 180, loja 5, Centro, próximo à Secretaria de Saúde. Credenciada pela Caixa Econômica Federal, a lotérica amplia os serviços bancários no município, oferecendo à população muito mais comodidade, agilidade e segurança. A lotérica Grude na Sorte contará inicialmente com três guichês de atendimento, acessibilidade, caixa preferencial e fica localizada em um espaço de 50 m². O horário de funcionamento será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e nos sábados das 8h ao meio dia. Além dos serviços financeiros de pagamentos de boletos de qualquer tipo, a lotérica também oferecerá serviços de abertura de conta, cartão de crédito, empréstimo consignado, recebimento de benefícios sociais, entre outros.

>> Atrações. Nesta quarta-feira 15, feriado da proclamação da República, tem espetáculo infantil no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva, na Cohabinal. “Titina e a Fada dos Sonhos” entra em cartaz nesta terça-feira 14 e faz uma segunda sessão no dia 15, às 20h. Ingressos à venda no local, uma hora antes do espetáculo, no valor de R$ 20. O espetáculo é baseado no conto infantil do escritor Junior Dalberto, que conta a história de uma garotinha curiosa e inteligente, que para tudo tem uma pergunta a fazer. O tio de Titina a ensina buscar respostas através da Fada dos Sonhos, que surge quando a menininha está dormindo. A peça infantil tem um rico figurino e um cenário muito bonito, que encanta a criançada.

>> Presença. No começo do mês, o prefeito de Ielmo Marinho, Cássio Castro (PMDB) visitou a Fábrica de Confecções localizada na sede do município. O prefeito cumprimentou os trabalhados e mostrou-se à disposição para em manter a parceira e ajudar na geração de emprego e renda no município. “Obrigado pela linda recepção e saibam que podem contar sempre com a nossa parceria nessa luta”, destacou Dr. Cássio.

raniere barbosa
O retorno de Raniere

O vereador Raniere Barbosa (PDT) retornou ao seu gabinete na manhã da última quarta-feira 8 para dar continuidade aos seus trabalhos como parlamentar, graças ao entendimento unânime do STJ, que revogou seu afastamento. Raniere, que foi recebido com muita festa por dezenas de pessoas na ocasião, voltará à presidência apenas no próximo dia 22, isto porque há um acordo mútuo pela transição de comandos – afinal, Raniere espera poder conversar com Ney Lopes Jr. (PSD), que presidia interinamente, para se atualizar sobre os principais assuntos da Casa. O fato de Raniere desconhecer as pautas justifica-se em dois pontos: primeiro, ele disse ter ficado abalado demais por ter tido seu nome envolvido nas investigações do MPRN, ao ponto de não conseguir sequer assistir às sessões da Câmara pela televisão; e segundo, porque ele não queria ser acusado de participar (mesmo indiretamente) das decisões da Casa. Fez muito bem, quem não deve, não teme (e não deve dar brechas para más interpretações).

>> Participação. As secretárias adjuntas municipais de Educação e Cultura de Parnamirim, Ana Lúcia Maciel e Adriana Limeira, e o Coordenador Pedagógico Júlio Araújo, viajaram ao município de Sobral, no estado do Ceará, para participar do VI Seminário sobre a Educação de Sobral, para conhecer a trajetória da melhor rede pública de ensino no Brasil. “A Prefeitura de Parnamirim está enviando técnicos da Semec para este seminário para incentivar o planejamento de ações que nos permitam melhorar os índices de avaliação da educação básica, aprendendo com os melhores da área”, disse a Secretária Adjunta da Educação e Cultura, Ana Lúcia Maciel.

>> Inauguração. Os moradores do Amarante vão passar a contar com novos serviços públicos de saúde, entre eles atendimentos de ginecologia, ultrassonografia e pediatria. E toda essa assistência será realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da comunidade, que será inaugurado nesta sexta-feira 10 pelo prefeito Paulo Emídio (PR). Além desses novos atendimentos, serão ampliados e melhorados os serviços de saúde da família e de saúde bucal – este passará a contar com duas equipes. “É meu dever melhorar os serviços oferecidos pela Prefeitura, principalmente na área da Saúde. Temos muito o que melhorar ainda, claro, mas, aos poucos, iremos driblando todas as dificuldades e realizando”, disse Paulinho.

>> Programa. A prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O programa tem o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal (legumes, frutas e verduras) que chegam à mesa do consumidor. Em Macaíba, as coletas estão sendo realizadas nos principais supermercados do município e a primeira foi feita no dia 6 de novembro. O Para é de suma importância para a prevenção de doenças. O programa é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Anvisa em conjunto com os órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública.

>> Prorrogado. A prefeitura de Extremoz, através da Secretaria Municipal de Tributação prorrogou até 30 de novembro o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2017), programa que possibilita a renegociação de dívidas com o fisco municipal e oferece descontos de até 90% em juros e multas. Através da ação, a Secretaria estende a oportunidade para o contribuinte ficar em dia com seu imóvel ou quitar quaisquer outros tipos de débitos com o município, recebendo descontos de até 90% em juros e multas de anos anteriores.

>> Ação. A prefeitura de Nísia Floresta realizou a terceira edição do Programa Prefeitura na Comunidade, desta vez a ação foi realizada na comunidade do Porto. Dentre as ações realizadas, estão: atendimento médico, odontológico, assistência jurídica, realização de cadastros, regularização tributária, Junta Militar, tendas lilás e amarela, atendimentos com Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, emissão de RG, dentre outros.

Festival Cine Sol estreia nesta quarta com diversas produções

A partir desta quarta-feira 8, dentro do Festival Literário de Natal (Flin), o município apresenta o Festival Cine Sol, na Praça Augusto Severo. A Ribeira não será somente da literatura e da música. Também será do cinema, da produção audiovisual, dos realizadores, produtores e de toda a cadeia produtiva deste segmento no Estado. O Cine Sol é um projeto plural, com destaque para o diálogo entre o cinema e literatura, cinema nordestino, lançamentos de filmes e também exibições inéditas no RN. Na quarta-feira o Cine Sol começa com a exibição do curta-metragem “Mar de Zila”, de Ariane Mondo. Depois haverá um bate papo com a realizadora, além da exibição do longa-metragem “Torquato Neto Todas as Horas do Fim” de Marcus Fernando e Eduardo Ades (também haverá bate papo com Marcus Fernando pós exibição). A programação completa, que pode ser vista do Portal Agora RN, segue até o sábado 11.

>> Nova direção. A eleição para o conselho que administra os recursos federais a serem aplicados na merenda escolar de Parnamirim foi realizada. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) elegeu como presidente o professor Luís Paulo e como vice, Francineide Monteiro, para o quadriênio 2017/2021. Além do Poder Executivo, o CAE é formado por representantes da área de educação, alunos maiores de 18 anos e seus pais, e sociedade civil. Após a eleição, foi assinada a Ata de Posse e dado o encaminhamento para nomeação dos eleitos pelo prefeito.

>> Capacitação. A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Gonçalo do Amarante e o Tribunal de Justiça da cidade, promoveram a segunda edição do “Justiça e Escola”, um evento que contemplou 17 unidades de ensino, desde a educação infantil até o 9º ano. Os formadores foram disponibilizados pelo próprio Tribunal de Justiça do município de São Gonçalo do Amarante, que levou a gestores, educadores e toda a equipe pedagógica SME uma formação com o novo pensar de sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça e zelo relacionados ao exercício consciente da cidadania para toda a comunidade escolar.

>> Campanha. A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa está em vigor e se estende até o próximo dia 30 de novembro. Os criadores locais devem estar atentos ao calendário. Vale ressaltar que a primeira fase foi de 02 a 31 de maio do corrente ano. No Rio Grande do Norte, é necessário vacinar somente animais que tenham até 24 meses de idade. É importante também lembrar que é preciso fazer a declaração de todo o rebanho na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca de Macaíba (Semape). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo necessária a apresentação da nota fiscal referente à compra das vacinas. Segundo dados do Portal Brasil, em maio, na primeira etapa de vacinação, foram vacinados 98,28% dos animais, 192,1 milhões de cabeças de um total de 195,4 milhões. Quase todas as unidades federativas já estão livres da doença.

>> Em dia. Situação cada vez mais rara hoje em dia, a prefeitura de Extremoz pagou na última quarta-feira 1 os salários de todos os funcionários efetivos e comissionados da administração pública municipal. Com o pagamento, foi injetado na economia do município um montante de aproximadamente R$ 2,1 milhões. “Em tempos de queda de arrecadação e de perda de receita do FPM para a maioria dos municípios, pagar a folha, que deveria ser algo simples, tem sido um grande desafio e tem exigido a tomada de importantes decisões”, disse o prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira (PR).

>> Programa. A prefeitura de Ielmo Marinho iniciou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). As atividades começaram nas Escolas Municipais Senador Jessé Pinto Freire, Jessézinho e Júlio Pinheiro englobando alunos da educação infantil e do Ensino Fundamental. A ação visa à melhoria da qualidade de vida dos estudantes das escolas públicas do município, e integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Honraria merecida

O professor, médico e escritor Daladier Pessoa Cunha Lima tomará posse nesta terça-feira 7 como novo membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ALRN). A sessão solene de posse terá início às 19h30, na sede da instituição. Daladier, primeiro reitor eleito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – ocupando este cargo entre 1987 e 1991 –, foi escolhido por unanimidade entre os 31 membros da Academia para ocupar a cadeira de nº 3, cujo patrono foi o ex-vice reitor da UFRN, jurista renomado e escritor Conselheiro Brito Guerra; e cujo último ocupante foi o professor e médico Coronel José de Anchieta Ferreira, falecido aos 88 anos em novembro de 2016; ambos bons amigos do novo mestre da Cadeira 3. Um grande herdeiro dos nomes da literatura potiguar – a cadeira está bem representada.

>> Negociação. A prefeitura de Parnamirim e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) iniciaram mutirão de execução fiscal que é uma oportunidade oferecida aos contribuintes para sanar as dívidas com a Secretaria de Tributação como IPTU, ITIV ou ISS. Uma dívida total orçada em R$ 40 milhões entre débitos judiciais e administrativos. O mutirão será estendido até o dia 10 de novembro com redução de 100% nos juros e multas De acordo com a procuradora tributária, Ana Carolina Cordeiro, são 150 processos de execução fiscal e 101 administrativos.

>> Celebração. A programação que a prefeitura de Macaíba preparou para a comemoração dos 140 anos do município levou milhares de pessoas a celebrar o aniversário de uma das cidades mais importantes do Rio Grande do Norte. Dentre as atrações, uim passeio ciclístico pelas principais ruas do Centro de Macaíba, exposição fotográfica, sessão solene da Câmara com exposição, palestra sobre a história do município e entrega de comenda e uma queima de fogos em vários pontos do município nas primeiras horas da manhã deu início às celebrações da data.

>> Inclusão. A prefeitura de São Gonçalo do Amarante abriu as inscrições para o “Incluir, reabilitar e socializar através do esporte”, que visa a desenvolver atividades esportivas adaptadas com o objetivo de incluir, no convívio social, as pessoas portadoras de necessidades especiais do município. O cadastro está sendo realizado na Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Semipd) até o dia 1º de dezembro, nos horários entre 8 e 12 horas e 14 e 16 horas. Inicialmente serão disponibilizadas atividades como voleibol sentado, goalball e futsal para amputados. As modalidades esportivas serão realizadas no ginásio poliesportivo do Golandim, que tem estrutura adaptada e de fácil acesso.

>> Torneio. Os tradicionais passeios de buggy irão dar passagem a uma competição off-road inédita que promete agitar as dunas de Pitangui no próximo dia 25 de novembro. O Red Bull Desafio das Dunas 2017 vai reunir buggies e gaiolas para uma disputa dividida em categorias e com premiações de até R$ 3 mil. A competição que também conta com o apoio da Prefeitura de Extremoz deve reunir pilotos de todo o Brasil que disputarão entre si para ver quem é o mais rápido entre eles. Com um circuito cheio de curvas e balizado por bandeiras, os pilotos terão como desafio aliar técnica e velocidade para superar os competidores e atravessar a linha de chegada do circuito de aproximadamente 1 km nas dunas da praia que fica localizada no município de Extremoz. O evento terá início no dia 25 de novembro às 8h (horário local), com duração prevista de três horas. Os competidores devem se inscrever até 15 de novembro pelo site da Red Bull. As vagas são limitadas.

1 2 3 10