segunda,
Publicidade
x fechar anúncio
home / Boni Neto

Metrópole RN

por Boni Neto
Vereadores de Natal realizam 2ª edição do “Câmara Cidadã”

A Câmara Municipal de Natal, através de seu presidente, o vereador Raniere Barbosa (PDT), e demais parlamentares, realiza nesta semana a segunda edição do projeto “Câmara Cidadã”. Desta vez, o projeto tem palco no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, zona Oeste da capital. O principal objetivo do evento é estreitar os laços entre a Casa Legislativa e a população natalense, através de três dias de diversas orientações e serviços gratuitos prestados por vários órgãos do estado. Dentre as atividades que ocorrem nesta edição, estão discussões sobre os principais problemas do bairro; debates literários; sessões ordinárias; músicas; apresentações teatrais; programação infantil; programação religiosa; ações sociais; audiências públicas e mais. O “Câmara Cidadã” teve início na última terça-feira 20 e segue até esta quinta 22. Nas palavras do vereador Raniere, que promete mais edições do projeto ainda neste ano, “É importante a população participar porque o Câmara Cidadã leva para junto da população as ações legislativas, de cidadania, esportiva e cultural”.

>> Parnamirim. O Planetário Municipal recebeu a visita de um grupo de militares da Barreira do Inferno. A programação celebra uma parceria entre essas instituições, em prol da escola pública municipal. O diretor Diego Américo adiantou novidades: “Estaremos desenvolvendo um projeto científico junto às nossas escolas que irá finalizar com uma visita à Barreira do Inferno, onde os alunos conhecerão um novo espaço composto por 10 hangares que funcionam como um observatório científico”. As instituições de ensino que mais se destacarem neste projeto, irão participar, na Barreira do Inferno, de um lançamento de foguetes.

>> São Gonçalo do Amarante. Os resultados dos Campeonatos Municipais de São Gonçalo do Amarante de 2017 podem ser acompanhados agora, através de aplicativo para smartphone. Com o Esportes SGA é possível acompanhar a tabela de jogos, regulamento, artilharia, controle de cartões, penalizações e suspensões das competições de futebol e futsal nas séries A e B. O App é integrado ao site ritmodoesporte.com.br que já divulga as competições do município desde 2016, e pode ser baixado por aparelhos com sistema Android.

>> Macaíba. A prefeitura de Macaíba e a Federação Norte-rio-grandense de Ginástica realizam o 1º Festgym, festival de ginástica artística no próximo sábado 24, a partir das 14h, no Centro de treinamento de ginastica artística da Vila Olímpica Macaíba. No evento participarão alunos da Escola Doméstica de Natal, do complexo educacional Henrique Castriciano, do colégio Nossa Senhora das Neves e do colégio Marie Jost. Com potencial para sediar eventos estaduais, nacionais e internacionais, o centro é um dos seis locais de treinamento para as categorias masculina e feminina da modalidade em todo o país.

>> Ielmo Marinho. Na contramão da crise que afeta o país, especialmente os pequenos municípios, a prefeitura de Ielmo Marinho antecipou na última terça-feira 20, o pagamento dos salários de junho. Os servidores já estão com o dinheiro na conta, uma injeção de cerca de um milhão e meio de reais na economia da cidade. A prefeitura ainda pretende pagar até o dia 30 deste mês, a primeira parcela do 13º salários dos servidores. “Isso foi possível com planejamento. Reduzimos despesas e conseguimos equilibrar o caixa da prefeitura nesses primeiros seis meses de gestão”, explica o prefeito Cássio Cavalcante (PMDB).

Precisamos proteger nossos policiais

No último domingo 18, dois policiais militares foram baleados em Natal; um no conjunto Soledade II, no bairro Potengi, zona Norte, um PM foi abordado por quatro homens em motocicletas quando chegava em casa em seu carro. Ele levou um tiro no abdômen. Outro caso foi registrado na zona Leste, na rua dos Caicós, Bairro Alecrim. Um homem anunciou assalto próximo a um cachorro-quente, e o PM chegou no momento da ação. O criminoso atirou no pé do policial e fugiu. Em ambos os casos, os policiais foram socorridos e não correm riscos. A mesma sorte não teve Carlos Eduardo, policial militar assassinado em Areia Branca, após ser abordado por assaltantes em um bar, na última quarta-feira 14. Ao todo, já são 12 policiais militares mortos no Rio Grande do Norte em 2017. É mais do que um alerta para o governo municipal e estadual – nossos policiais precisam estar melhores equipados. Reclamações de viaturas sucateadas, armamento defasado e coletes frágeis são muitos. É preciso entender que, se estamos vivos hoje, é possível que seja graças a ação de um agente policial que impediu um criminoso que poderia eventualmente chegar à população de alguma forma. E elas precisam estar preparados apropriadamente para garantir que isso continue a acontecer.

>> Parnamirim. A Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira 20, a posse do novo CME – Conselho Municipal de Educação. Os 16 conselheiros eleitos para o biênio 2017/2018 cumprirão exercício de 11 meses. Após a posse, houve uma reunião com todos os gestores das escolas públicas da rede municipal de ensino. O CME, criado pela Lei 1.192 de 2003 e consolidado pela Lei 1.294/2006, é o órgão normativo do sistema municipal de ensino. Tem função fiscalizadora, normativa, deliberativa e consultiva.

>> São José do Mipibu. A prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Cultura divulgou a programação das bandas musicais que vão se apresentar durante os festejos juninos. Além das bandas a programação consta de concurso de quadrilhas juninas e apresentações de sanfoneiros da região. A prefeitura vem nos últimos anos buscado despertar na população o interesse pela memória cultural do município.

>> Nísia Floresta. Com gols de Andriele e Pretinha, a seleção de Nísia Floresta venceu por 2 a 0 a seleção de São Bento do Trairi e conquistou o título inédito da V Copa da Mulher de Futebol de Campo, no estádio Nazarenão, em Goianinha. A equipe de Ipanguaçu ficou em terceiro lugar, enquanto Brejinho em quarto. O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Canindé de França, participou da cerimônia de premiação e agradeceu a participação dos municípios.

>> Ielmo Marinho. A cidade de Ielmo Marinho vai realizar uma grande festa de São João, entre os dias 22 e 24 deste mês. Promovido pela Prefeitura, o “Ielmo Junino” vai acontecer na praça da sede, com entrada gratuita. Serão nove atrações, três a cada noite de festa. Na quinta, 22, a animação fica por conta de Pegado, Pode Balançar e Naldinho Ribeiro. Na noite de São João, 23, Circuito Musical, Farra de Rico e Puxado. E pra encerrar os festejos juninos, no dia 24 se apresentam Giannini Alencar, Giullian Monte e Mara Pavanelly.

Natal e Rio Grande do Norte dão adeus a Wilma

Morreu na última quinta-feira 15, a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. Ela estava internada desde a última semana no Hospital São Lucas para tratar de complicações de um câncer no duodeno. Respirando com a ajuda de aparelhos, a “guerreira” não resistiu após uma luta de dois anos. Em seu velório foram muitas personalidades do mundo político, incluindo o senador Garibaldi Alves (PMDB), que a derrotou no pleito federal em 2010; recebeu, ainda, homenagens do governador Robinson Faria (PSD), do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e da senadora Fátima Bezerra (PT). Wilma, todavia, não era unanimidade; enquanto alguns criticavam a ex-governadora nos setores da Saúde e, mais conhecidamente, por demorar a terminar as obras da Ponte Newton Navarro, outros a tinham como um símbolo de garra e persistência. Wilma, afinal, venceu praticamente todas as eleições que disputou. Foi deputada federal, prefeita e governadora (a primeira representante do sexo feminino nestes dois postos aqui no Rio Grande do Norte) e, por fim, vereadora. Não foi mulher de muitos partidos, em mais de 50 anos de política, teve apenas dez siglas. Findou sua carreira pelo PTdoB, um partido considerado pequeno. Seja como for, uma coisa é certa: Wilma respirou política e parou de respirar nela.

>> Parnamirim. O prefeito Rosano Taveira (PRB) emitiu nota de pesar em razão do falecimento de Wilma. O Chefe do Executivo de Parnamirim disse: “Wilma foi uma mulher que quebrou barreiras e ajudou a desenvolver o estado do Estado do Rio Grande do Norte com ações inovadoras. Mulher de garra e personalidade, traçou uma trajetória política que deixará marcas. Ela será lembrada como uma política que norteou sua vida pública com maestria e determinação”.

>> São Gonçalo do Amarante. O prefeito Paulinho Emídio (PR) também expôs seu lamento pelo falecimento de Wilma, com quem manteve grandes parcerias políticas e administrativas em prol dos mais humildes, e ainda ressaltou o trabalho prestado pela ex-governadora em São Gonçalo: “Wilma sempre se preocupou com os municípios do estado, e foi uma das que mais trabalhou por São Gonçalo. Implantou a companhia da Polícia Militar e ainda ajudou na construção de casas populares, além de vários programas sociais”, disse Paulinho.

>> Ielmo Marinho. A prefeitura de Ielmo Marinho manifestou “seu mais profundo pesar pela morte de Wilma de Faria, ex-governadora do Rio Grande do Norte”. De acordo com o Executivo, representado pelo prefeito Cássio (PMDB), “ela será sempre lembrada pela coragem, ousadia e pioneirismo na política potiguar. Que Wilma de Faria descanse em paz, e que Deus conforte os corações de familiares, amigos e admiradores, neste momento de tão grande perda”.

>> Mossoró. Muito embora Mossoró não faça parte da Grande Natal, é justo citar o lamento da prefeitura Rosalba Ciarlini (PP), uma vez que Wilma é natural de Mossoró. Segundo as palavras de Rosalba: “Wilma colocou a mulher potiguar em destaque na política nacional. Foi a primeira prefeita do município do Natal, primeira governadora do Estado do Rio Grande do Norte, deputada federal Constituinte, eleita com expressiva votação, vice-prefeita e, atualmente, vereadora de Natal. Recebeu a alcunha de guerreira por ter vencido batalhas políticas consideradas inatingíveis”.

Condenação de Moura pode ser agouro para Motta

Decidiu o juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior que o ex-deputado Gilson Moura será condenado a cumprir 30 anos, dois meses e 28 dias na cadeia e ainda pagar uma multa de R$ 1.618.000,00 pelos crimes de corrupção passiva e peculato, descobertos na Operação Pecado Capital, que investigou desvios de recursos do Instituto de Pesos e Medidas no Rio Grande do Norte (Ipem-RN). A sentença, contendo 215 páginas, observou que os crimes foram praticados em continuidade delitiva e concurso material entre os dois tipos de ilícito, resultando na pena definida. O crime lembra “levemente” a imputação que vem sofrendo o deputado estadual Ricardo Motta (PSB) por supostamente desviar R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema). A sigla é outra, mas a acusação é familiar. Na sentença de Moura, o magistrado ressaltou que o esquema de locupletamento de recursos do Ipem ocorria de várias formas com pagamentos de empresas diversas, faturamento de mercadorias sem efetivamente serem entregues, faturamento de serviços inexistentes e contratação por serviços que, na verdade, eram prestados à campanha de Moura a prefeito de Parnamirim, sendo alguns pagos com a inclusão, em folha, de pessoas ligadas a essas empresas.

>> Parnamirim. O prefeito Rosano Taveira (PRB) recebeu uma equipe da Caixa Econômica Federal com a proposta de estreitar o relacionamento com a instituição financeira e, dessa forma, garantir apoio a novos projetos que beneficiem Parnamirim. A reunião contou com a participação dos secretários Giovanni Júnior (Finanças), José Jacaúna (Tributação) e Haroldo Gomes (Fundação de Cultura) e com o superintendente regional da Caixa no RN e equipe. O superintendente Carlos Antônio de Araújo se colocou à disposição do prefeito Rosano Taveira no sentido de apresentar linhas de crédito existentes que possam fomentar obras a serem realizadas na cidade, assim como capacitações e implantações de projetos.

>> São Gonçalo do Amarante. A Fundação Cultural Dona Militana realizou cerimônia de encerramento do curso de teatro para atores iniciados. Ao todo, foram entregues 40 certificados para crianças, jovens e adultos, que concluíram suas atividades com a apresentação do espetáculo “Estamos Sem Tempo para Viver”. Os mais de 300 expectadores, que lotaram o Teatro Municipal, se emocionaram ao assistir à peça baseada na Chacina da Candelária. A peça foi produzida e encenada pelos alunos com os conhecimentos obtidos no processo de formação.

>> Macaíba. A prefeitura de Macaíba, por intermédio do MacaíbaPREV, realiza a regularização anual do Salário Família entre os dias 19 e 23 de Junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede do instituto previdenciário. O benefício é pago aos servidores segurados do MacaibaPREV que recebem remuneração de até R$1.292,43 e têm filhos de até 14 anos de idade. A regularização é uma exigência legal com o objetivo de atualizar os dados dos dependentes dos servidores públicos e efetivos municipais, como frequência escolar e cartão de vacinação e também dados do servidor. Caso o servidor não compareça, o benefício será suspenso.

>> São José do Mipibu. A prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a aquisição de mais uma ambulância para atender a população do município. De acordo com o prefeito Arlindo Dantas (PC do B) a unidade móvel de apoio à saúde pública chega para atender as demandas principalmente das pessoas mais carentes. “Por ser um município polo na nossa região tem suas demandas relativamente aumentadas, principalmente na área da saúde, realidade que direciona o nosso governo a buscar meios para atender principalmente as pessoas de menor poder aquisitivo e que necessitam desse serviço tão essencial à população”, comemorou o prefeito. As informações são do blog Daltro Emerenciano.

Muito barulho por (quase) nada?

Ao descobrir que alguns CMEIs estavam destinando mais de 40% dos recursos que obtinham singelamente para pagar uma empresa de contabilidade para elaboração das prestações de contas, o vereador Sandro Pimentel (PSOL) se assustou e espalhou o fato pela cidade em urgência. O parlamentar e a Câmara Municipal de Natal chamaram a secretária municipal de Educação, Justina Iva, e o diretor da Juriscon (a empresa de contabilidade mencionada) para explicarem o porquê do serviço ser tão caro. De acordo com a secretária, houve uma licitação auditada pela Controladoria do Município que não encontrou nenhuma falha, bem como a formatação de uma ata de registro de preço para que diretores de escola que quisessem contar com o serviço da empresa vencedora do certame pudessem fazer o contrato. Leandro Nunes, da Juriscon, disse que as escolas precisam enviar suas obrigações acessórias e arcar com todos os afazeres de uma empresa normal e que “existe um piso do sindicato, acima de R$ 760, sendo que a empresa opera abaixo desse piso, mas só conseguimos oferecer este preço por causa da quantidade de unidades de ensino. Portanto, é um valor de mercado”. Apesar de explicada a inusitada situação, o vereador Sandro e a vereadora Eleike Bezerra (PSL) estão corretos quando afirmam que, mesmo lícito, gastar 40% dos recursos é um tremendo exagero, quando poderiam ser aplicados em melhorias de infraestrutura e ensino – talvez seja a hora da secretária Justina planejar uma alternativa.

>> Parnamirim. Uma equipe do Disque 100 esteve no CRAS de Monte Castelo para orientar as crianças sobre a questão do trabalho infantil, uma prática que ainda ocorre em Parnamirim e que deve ser combatida. A coordenadora da unidade, Gilvanete Satiró, explicou que convidou a equipe para repassar o conhecimento aos alunos para que essas crianças pudessem se proteger. A assistente social, Érica Luciana Silva das Chagas, desmistificou o assunto através de atividades lúdicas com as crianças. De forma leve, mostrou às crianças o que é o trabalho infantil, o que é coação e como se deve agir em alguma situação assim.

>> São José de Mipibu. O prefeito Arlindo Dantas (PC do B) celebra, mesmo durante a crise econômica, a execução de vários serviços na cidade. Ele destacou, por exemplo, a recuperação da pavimentação do Centro e de bairros adjacentes. Somado todo o trabalho de quatro anos, o chefe do Executivo aponta a recuperação de 150 mil m² de ruas.

>> Macaíba. O prefeito Fernando Cunha (PSD) esteve reunido com a nova secretária de Segurança do RN, delegada Sheila Freitas, e com o tenente-coronel Macêdo, coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), para conversar sobre tópicos importantes para Macaíba, como a possível integração entre a Central de Videomonitoramento do município e o Ciosp, o que facilitará e agilizará o atendimento das ocorrências policiais na cidade, interligando os serviços de rádio e de imagens de ambas as centrais. Também foi discutida a doação de um terreno nas proximidades da Escola Agrícola de Jundiaí para consolidar uma espécie de central de segurança em Macaíba, onde será possível ter as instalações do 11º Batalhão, uma delegacia, um possível ponto de apoio para o Corpo de Bombeiros e a sede da Cavalaria.

>> Ceará-Mirim. A Câmara Municipal está finalizando as obras de construção dos gabinetes dos vereadores. Agora, os 15 parlamentares terão um espaço apropriado para o atendimento à população e o exercício do mandato. Segundo o presidente Ronaldo Venâncio (PV), a expectativa é que a produtividade do Poder Legislativo aumente com a disposição dos gabinetes. Atualmente, os vereadores dividem duas salas da Câmara.

Dnit muda tráfego visando à construção do terceiro viaduto

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) desativou retorno que existia para Av. Maria Lacerda, no sentido Natal-Nova Parnamirim, em processo que inaugura os trabalhos de viabilização do terceiro viaduto que será construído pelo órgão no estado na intenção de desafogar o trânsito na BR-101. Agora, os motoristas que quiserem fazer o retorno terão de avançar um pouco mais até o recém-inaugurado viaduto de Emaús. Além da drenagem, serão executados os serviços de terraplenagem e pavimentação das marginais da BR, que servirão como desvio para os veículos que trafegam naquela região. As mudanças são: a agulha de saída da pista principal, sentido Natal-Parnamirim, depois da passarela da Abel Cabral, será fechada; o acesso ao conjunto Cidade Satélite será pela avenida dos Caiapós; apenas tráfego local será permitido na rua Cidade do Sol; a marginal da BR-101, entre a rua Cidade do Sol e a Concessionária Toyota, será fechada; exceto para acesso aos estabelecimentos comerciais e terá faixa única de tráfego; a agulha de saída da marginal da BR-101 será fechada e aberta intermitentemente conforme o andamento da obra; o movimento de Nova Parnamirim para Parnamirim, cruzando a rodovia no semáforo próximo à Leroy Merlin, será mantido por ora.

>> Parnamirim. As escolas e centros infantis da rede de ensino de Parnamirim deram início às festividades juninas. No último sábado 10, houve arraiá nas Escolas Arthur da Costa e Silva, Neilza Gomes e no CMEIs Jacy e Tio Hermes. Nesta quarta-feira 14, acontecerá o Arraiá da Escola Manoel de Paiva, em Passagem de Areia, às 15h; e a festa junina da Escola Cícero Melo, em Rosa dos Ventos, às 14h; na Escola Augusto Severo, o Arraiá será às 7h. E a partir das 17h, começa o Arraiá da Escola Francisca Avelino, no bairro Parque de Exposições. No CMEI Ivone Maria, o arraiá será no sábado 17 de junho, às 7h. A Escola Carlos Alberto terá seu arraiá no dia 20, para o turno matutino e no dia 23 para o turno vespertino.

>> São José do Mipibu. Foi realizada na Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo, a abertura da V Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento contou com palestras em diferentes locais de São José do Mipibu, é organizada pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), órgão de deliberação coletiva que tem por fim integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e prevenção da demanda do uso indevido de drogas.

>> Macaíba. A prefeitura de Macaíba informou que os beneficiários do Programa Bolsa Família precisam fazer a atualização de seus cadastros até, no máximo, a próxima sexta-feira 16. A atualização é válida para quem recebeu no seu último extrato de pagamento um aviso sobre o procedimento, que deverá ser feito no Setor do Cadastro Único, localizado ao lado da sede da Prefeitura, na Avenida Mônica Dantas, n° 34. A Semtas ressalta que manter o cadastro atualizado é importante porque o governo utiliza as informações para conhecer as necessidades das famílias e oferecer benefícios e serviços sociais que contribuam para a melhoria de vida de todos. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da prefeitura de Macaíba.

>> Nísia Floresta. A Polícia Militar recuperou um veículo tipo Peugeot no último domingo 11, numa região de canavial no território de Nísia Floresta, nas proximidades do KM-38. O veículo teria sido roubado na região do Bonfim, no início da tarde do domingo. Ao realizar diligências pela região, os policiais receberam informações e conseguiram encontrar o carro, que ainda estava com o motor quente e as portas abertas. Os agentes, todavia, não conseguiram encontrar os suspeitos do crime. As informações são do blog Nísia Digital.

Carlos Eduardo na mira do MP por antecipação do IPTU

Em 2015 e 2016, na intenção de pagar as receitas da prefeitura, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) fez um malabarismo que deixou muita gente de cabelo em pé: antecipou os recursos do IPTU, a Taxa de Lixo, a Cosip e a TSD (Taxa sobre Serviços Diversos) dos exercícios posteriores, isto é, de 2016 e 2017. A estratégia, que arrecadou cerca de R$ 46 milhões em dezembro de 2015 e R$ 56 milhões em dezembro de 2016, em tese, viola o art. 37 da Lei de Responsabilidade Fiscal e se enquadra no art. 1º, inciso XXI, do Decreto-Lei 201/67, que prescreve como crime a conduta de “captar recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido”. Como consequência, o procurador-geral da Justiça Rinaldo Reis ofereceu ao Tribunal de Justiça, na última quinta-feira 8, denúncia contra Carlos Eduardo pela captação indevida. Importante lembrar, que por estratégia similar, a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment em 31 de agosto de 2016 – foram as famosas “pedaladas fiscais”. E agora, o que vai acontecer com Carlos Eduardo?

>> Parnamirim. Parnamirinenses tiveram a oportunidade, no auditório do Centro Administrativo, de criticar, sugerir e opinar sobre o Plano de Mobilidade Urbana que está em fase de construção com o apoio técnico da Start Pesquisa e Consultoria. O evento foi coordenado pelo secretário de Trânsito, Marcondes Pinheiro, que tem se empenhado para agilizar os trabalhos e garantir melhorias no transporte e trânsito do município. O secretário Marcondes Pinheiro informou que todas as sugestões coletadas durante a audiência serão catalogadas pela Start e uma nova data será anunciada para dar andamento à construção do Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim.

>> São Gonçalo do Amarante. A comunidade católica de Santo Antônio do Potengi iniciou os festejos religiosos do padroeiro Santo Antônio que vão até o próximo dia 13. Para comemorar a tradição, a prefeitura de São Gonçalo vai realizar a festa social com dois dias de atrações musicais. O evento desta sexta-feira 9 será dedicado às atrações locais para valorização dos artistas são-gonçalenses, com apresentações de Deno Roberto e Nathan de Natal. No sábado 10, a bandas Swing 7, grupo do Bairro de Santo Antônio do Potengi, abre a noite que tem ainda a atração principal, a banda Farra de Rico. O local da festa permanece o mesmo, o palco será montado na Rua Maria Freire de Sá.

>> Macaíba. Lançado em concomitância com a Semana do Meio Ambiente de Macaíba, o projeto Arboriza Macaíba está mudando a paisagem das praças e canteiros do município. Até a tarde de quarta-feira 7, foram plantadas aproximadamente 50 mudas de espécies importantes da flora local (dentre elas, Palmeira Macaíba e Ipê) em diversos pontos. Na quinta-feira 8, dando continuidade aos trabalhos do projeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo atuou em mais três locais. Além disso, também está sendo feito um novo mutirão de limpeza nas margens do Rio Jundiaí, na região central da cidade.

>> Ceará-Mirim. Na quarta-feira 7, aconteceu abertura da Semana do Meio Ambiente promovida pelo IFRN, 5ª DIRED e a Secretaria de Educação de Ceará-Mirim. Tendo como tema “Nossa Cidade, Nosso Patrimônio, Nosso Planeta”, o evento segue até o sábado 10. O presidente Ronaldo Venâncio (PV) em uso da palavra no momento da abertura agradeceu a participação de todos os alunos presentes, professores do IFRN e da rede pública municipal e estadual, palestrantes, autoridades compostas à mesa de honra e também aos artistas cearamirinenses Múcio Vicente e Barbara pela apresentação cultural abrilhantando o início das atividades.

Lideranças sindicais querem nova greve geral no país em 30 de junho

Pouco mais de um mês após a greve geral que paralisou as grandes cidades do Brasil e protestou contra a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária em Brasília, chegou a hora do próximo evento. Está prevista, para o dia 30 de junho – novamente em todo o Brasil -, uma nova greve geral de iniciativa das lideranças sindicais brasileiras, que se reuniram na segunda-feira 5, na sede regional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), em São Paulo, para decretar o movimento. A motivação segue a mesma: protestar contra as reformas. As entidades sindicais também chamam a população para um dia de mobilização nacional, chamado “Esquenta Greve Geral”, com data marcada para acontecer dia 20 de junho. Segundo os sindicalistas, as centrais “irão colocar força total na mobilização da greve em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, contra as reformas trabalhista e previdenciária e pelo #ForaTemer”. Diante de um estado democrático que é o Brasil, toda reclamação é justa. Resta apenas torcer para que desta vez as mobilizações sejam 100% pacíficas e conscientes. Em abril, durante a greve anterior, natalenses chegaram a bloquear a BR-101 com pneus em chamas. O protesto é um direito do brasileiro, mas é preciso se lembrar, contudo, que a violência automaticamente anula qualquer razão por uma luta democrática transformando-a, simplesmente, em caso de polícia.

>> Parnamirim. O Novo Mais Educação já começou a ser aplicado em 15 escolas públicas da rede municipal de ensino em Parnamirim. A meta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) é que até o próximo dia 3 de julho, 39 instituições de ensino sejam alcançadas pelo programa. A ação substitui o antigo “Mais Educação”. Agora reformulado, pretende ampliar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, com aulas de reforço no contraturno escolar, para crianças e adolescentes.

>> São Gonçalo do Amarante. A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou encontro de orientação sobre o novo Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A reunião foi direcionada a profissionais da área da saúde e educação do município com o objetivo de habilitar às novas políticas intersetoriais do PSE, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino, através da integração dos serviços para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Vídeos apoiarão professores durante atuações nas escolas. O governo federal vai destinar R$ 89 milhões anuais para custear a expansão da iniciativa em todo o país.

>> Macaíba. A prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Semape), tem comunicado aos criadores locais que compraram as vacinas contra a febre aftosa e vacinaram seus rebanhos que as inscrições para cadastrá-los estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 14 de junho na sede da Semape. Após essa data, o órgão macaibense só irá realizar procedimentos de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e ficha sanitária.

>> Ceará-Mirim. Em quatro meses de Legislatura – levando-se em consideração que janeiro foi de recesso – a Câmara Municipal de Ceará-Mirim atingiu a marca de 1.000 proposições entre Moções, Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei. Para o presidente da Casa, vereador Ronaldo Marques Rodrigues (PV), com esse número de proposições protocoladas, o parlamento se tornou um dos mais atuantes. Segundo ele, além das proposições, que visam a melhorar a situação da população, os parlamentares também estão mais atuantes, visitando mais as comunidades, os bairros, buscando estar mais próximos da população.

Lideranças sindicais querem nova greve geral

Pouco mais de um mês após a greve geral que paralisou as grandes cidades do Brasil e protestou contra a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária em Brasília, chegou a hora do próximo evento. Está prevista, para o dia 30 de junho – novamente em todo o Brasil -, uma nova greve geral de iniciativa das lideranças sindicais brasileiras, que se reuniram na segunda-feira 5, na sede regional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), em São Paulo, para decretar o movimento. A motivação segue a mesma: protestar contra as reformas. As entidades sindicais também chamam a população para um dia de mobilização nacional, chamado “Esquenta Greve Geral”, com data marcada para acontecer dia 20 de junho. Segundo os sindicalistas, as centrais “irão colocar força total na mobilização da greve em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, contra as reformas trabalhista e previdenciária e pelo #ForaTemer”. Diante de um estado democrático que é o Brasil, toda reclamação é justa. Resta apenas torcer para que desta vez as mobilizações sejam 100% pacíficas e conscientes. Em abril, durante a greve anterior, natalenses chegaram a bloquear a BR-101 com pneus em chamas. O protesto é um direito do brasileiro, mas é preciso se lembrar, contudo, que a violência automaticamente anula qualquer razão por uma luta democrática transformando-a, simplesmente, em caso de polícia.

>> Parnamirim. O Novo Mais Educação já começou a ser aplicado em 15 escolas públicas da rede municipal de ensino em Parnamirim. A meta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) é que até o próximo dia 3 de julho, 39 instituições de ensino sejam alcançadas pelo programa. A ação substitui o antigo “Mais Educação”. Agora reformulado, pretende ampliar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, com aulas de reforço no contraturno escolar, para crianças e adolescentes. Ao oferecer acompanhamento pedagógico e atividades complementares, o Novo Mais Educação também tem como metas, reduzir o abandono e a reprovação escolar.

>> São Gonçalo do Amarante. A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou encontro de orientação sobre o novo Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A reunião foi direcionada a profissionais da área da saúde e educação do município com o objetivo de habilitar às novas políticas intersetoriais do PSE, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino, através da integração dos serviços para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Vídeos apoiarão professores durante atuações nas escolas. O governo federal vai destinar R$ 89 milhões anuais para custear a expansão da iniciativa em todo o país.

>> Macaíba. A prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Semape), tem comunicado aos criadores locais que compraram as vacinas contra a febre aftosa e vacinaram seus rebanhos que as inscrições para cadastrá-los estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 14 de junho na sede da Semape. Após essa data, o órgão macaibense só irá realizar procedimentos de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e ficha sanitária.

>> Ceará-Mirim. Em quatro meses de Legislatura – levando-se em consideração que janeiro foi de recesso – a Câmara Municipal de Ceará-Mirim atingiu a marca de 1.000 proposições entre Moções, Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei. Para o presidente da Casa, vereador Ronaldo Marques Rodrigues (PV), com esse número de proposições protocoladas, o parlamento se tornou um dos mais atuantes. Segundo ele, além das proposições, que visam a melhorar a situação da população, os parlamentares também estão mais atuantes, visitando mais as comunidades, os bairros, buscando estar mais próximos da população.

Raniere Barbosa não mediu palavras para avaliar rejeição a Carlos Eduardo

“São os piores 100 primeiros dias de Carlos Eduardo na Prefeitura de Natal”. A avaliação é de ninguém menos do que o presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (PDT), acerca do novo mandato do prefeito. Apesar de pertencerem mesmo partido, Raniere não mediu palavras para analisar o resultado de uma pesquisa veiculada nos últimos dias, que mostrou que 40% dos eleitores da capital estão rejeitando a administração de Carlos Eduardo Alves. A história de Raniere e Carlos Eduardo sofreu uma estremecida ainda no ano passado, quando o, ainda vereador, foi retirado pelo prefeito do posto de líder do Executivo Municipal na Casa Legislativa para dar lugar a Júlio Protásio (PDT). Nos bastidores da época, correu a especulação de que Carlos Eduardo não teria gostado da iniciativa independente de Raniere de disputar a presidência da Câmara Municipal. Seja como for, o presidente atual da Casa se mantém fiel ao seu compromisso de transparência e independência de sempre, que lhe permitiu dar sua opinião sincera ao colega de partido, atitude que muitos, provavelmente, se desviariam de ter.

>> São Gonçalo do Amarante. Aconteceu, no Instituto Federal – Campus São Gonçalo, a capacitação oferecida pela equipe técnica do Hospital Sírio-Libanês aos profissionais da saúde do município. De todo o Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante é a única cidade a ser contemplada com curso de atualização em protocolos da atenção básica, uma parceria da instituição hospitalar com o Ministério da Saúde. O encontro é resultado de uma reunião ocorrida no mês passado com a presença do gestor do Hospital Sírio-Libanês, Flávio Alvares. São Gonçalo está entre as cinco cidades do Nordeste a participar da formação, que nesta etapa, é voltada para os riscos cardiovasculares, doenças crônicas não transmissíveis e de atenção à saúde da criança.

>> Macaíba. O secretário municipal de Trânsito e Transporte de Macaíba e vice-presidente do Fórum de Trânsito e Transporte da Região Metropolitana de Natal, Juedson Costa realizou uma visita técnica à Central de Operações do Recife, ao lado dos secretários municipais participantes do Fórum da Região Metropolitana. O objetivo da visita foi interagir com as atividades realizadas na capital do estado de Pernambuco, buscando um aprimoramento das ações de videomonitoramento realizadas em Macaíba.

>> Parnamirim. Os motoristas envolvidos em acidentes de trânsito nos logradouros sob jurisdição da Prefeitura de Parnamirim podem consultar os boletins de ocorrência pela internet. O serviço foi desenvolvido no ano passado pela equipe do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), mas neste ano conta com uma novidade. O sistema foi atualizado e agora pode ser acessado por diferentes plataformas como celular, ou tablet. Através do número da carteira de habilitação é possível visualizar e/ou baixar os arquivos sobre a ocorrência na extensão PDF.

>> São José de Mipibu. A comodidade e facilidade não são exclusivos de Parnamirim. Com o objetivo de diminuir a burocracia no serviço público municipal, o setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu disponibilizou, desde a semana passada, um aplicativo que possibilita o servidor ter acesso ao contracheque por meio de plataformas digitais tais como computador, aparelho celular dentre outras.