segunda, 24 de abril de 2017
home / Boni Neto

Metrópole RN

por Boni Neto
Foto: Elpídio Júnior
Vereador Luiz Almir e a discordância polêmica do empréstimo do NatalPrev
Não é segredo que o vereador Luiz Almir (PR) talvez seja um dos políticos mais próximos dos natalenses quando se fala de “ser popular e do povo”. Qualquer um que escutar seu programa de rádio na 96FM  – que ajuda bastante nesse aspecto – poderá conferir por si mesmo que o parlamentar não tem a mínima papa na língua quando concede sua opinião sobre determinado assunto (que quase sempre envolve algum tipo de política). Por um lado, isso é ótimo porque mostra a independência e personalidade de alguém que não é “Maria Vai Com As Outras”, mas por outro, pode criar um comodismo de comportamento, especialmente quando se dirige a pessoas específicas. Embora não tenha citado ninguém em particular, Luiz Almir fez discurso inflamado em seu programa de rádio nesta semana quando criticou os opositores ao saque de R$ 204 milhões do NatalPrev pleiteado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). A situação é que apenas três vereadores se opuseram ao projeto de lei: Fernando Lucena e Natália Bonavides do PT e Sandro Pimentel do PSOL. Na ocasião, Luiz Almir disse: “Daqui a pouco você vai ter que fazer igual no Ministério Público?! Só que no Ministério Público o cara errou… e se você pegar um cara que atira bem? ‘Danar-lhe’ bala nuns ‘cabas’ sem-vergonha daqueles que ficam agredindo os colegas em vez de discutir Natal”. Pegou mal. Muito mal. Os três colegas opositores escreveram nota de repúdio contra Almir por uma suposta incitação à violência. Seja como for, Luiz Almir ficou de se retratar em seu programa. Importante é ter hombridade nestas situações para admitir o erro. O que Natal menos precisa agora é seu Poder Legislativo envolvido em brigas fúteis que ignorem a democracia.
>> Parnamirim. Destaque para a Saúde em Parnamirim nesta semana. Uma parceria entre a prefeitura e a Liga Norte-Riograndense contra o Câncer permitirá a elaboração e implantação de um pólo de diagnóstico precoce e prevenção em oncologia no município. O prefeito Rosano Taveira (PRB) recebeu a visita do superintendente da Liga, Roberto Magno Duarte Sales; Ricardo José Curioso; Renato Cerchi e André Domingos e recomendou ao secretário de Saúde, João Albérico, a criação de uma comissão para junto com os profissionais da Liga discutir de que forma se dará o trabalho. O superintendente da Liga, Roberto Sales, explicou que inicialmente será necessário fazer uma previsão de custo, de pessoal e definir participações da Liga e da prefeitura para posteriormente montar o projeto.
>> São Gonçalo do Amarante. A Secretaria Municipal de Habitação de São Gonçalo já começou a transferência dos moradores do Loteamento Padre João, que com a construção do Aeroporto Internacional, ficou localizado na área de segurança e, por conta disso, precisam ser removidos para o Residencial Novo Padre João Maria, empreendimento construído para abrigar as 344 famílias cadastradas. O antigo loteamento não recebeu investimentos nos últimos anos por que será demolido. De acordo com a secretaria, a expectativa é realizar a transferência de 50 famílias por dia.
>> São José do Mipibu. Expectativa em São José. A prefeitura municipal realiza na quinta-feira 20, o “Concurso Miss São José de Mipibu 2017”, evento coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, que vai acontecer no espaço de eventos do Centro Social São José, a partir das 19h. O prefeito Arlindo Dantas (PC do B) e a primeira-dama do município, Socorro Dantas, vão prestigiar o acontecimento social que vai escolher a representante mipibuense para o Concurso Miss Rio Grande do Norte 2017.
>> Nísia Floresta. O município de Nísia Floresta já deu início aos trabalhos da elaboração do Plano Plurianual. A primeira etapa aconteceu na última nesta terça-feira 18, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com informações do blog Nísia Digital, a prefeitura aproveitou o momento para alertar aos cidadãos sobre a importância de participarem também da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Um outro momento para tratar do PPA está marcado para esta quarta-feira 19, no clube de idosos do bairro da Campo de Santana. O Plano Plurianual (PPA) é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
>> Ielmo Marinho. Mais de mil e quinhentos pequenos agricultores do município de Ielmo Marinho já estão sendo beneficiados com o corte de terras, preparando suas áreas para os mais diversos plantios. O Programa Corte de Terra é mantido pela prefeitura com um investimento de cerca de 400 mil reais. Ele, na verdade, já era realizado no município e foi mantido pela nova gestão, do prefeito Cássio Cavalcante (PMDB). Ao todo, são vinte tratores contratados por meio de um pregão que estão trabalhando nas terras dos produtores cadastrados no programa. O trabalho tem sido acompanhado de perto por fiscais. Na primeira etapa, são 3 mil horas de trabalho contratadas com a possibilidade de ampliação, caso seja necessário.
obesidade
Obesidade atinge 19,8% em Natal e desperta riscos de hipertensão e diabetes
Preocupante os últimos dados publicados pelo Ministério da Saúde: o brasileiro está mais obeso. Em 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. Em Natal, a prevalência da obesidade está acima da média nacional, 19,8% da população está obesa. Os dados inéditos divulgados na última segunda-feira 17 fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério em todas as capitais do país. O resultado reflete respostas de entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2016 com 53.210 pessoas maiores de 18 anos das capitais brasileiras. Na capital do Rio Grande do Norte, 26,9% disseram ter diagnóstico médico de hipertensão, e 10,1%, de diabetes. Algo que poderia ajudar é a maior quantidade de espaços públicos com ferramentas de exercício que pudessem combater a ociosidade. Claro que apenas isso não seria o bastante, ações contra a obesidade mais criativas podem ser grandes aliadas.
>> São José do Mipibu. O governador Robinson Faria (PSD) esteve no município de São José na última quarta-feira 12, para dar ordem de serviço para o início das obras de reformas e estruturação do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, que recebeu aporte do governo no montante de R$ 6,6 milhões. Atualmente, o hospital possui 43 leitos e, com a ajuda do governo potiguar, realiza uma média de 280 partos por mês. Além desse, os hospitais de Caicó e São Paulo do Potengi também receberam autorização do governador para iniciar suas reformas. Esta é uma estratégia de Robinson para resolver o problema da superlotação do Walfredo Gurgel e de outros hospitais de Natal que, inevitavelmente, tem resultado em paralisações de agentes da Saúde.
>> Parnamirim. Dentro da programação alusiva ao Dia do Trabalhador, prevista para o feriado de 1º de maio, a SETEL – Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer de Parnamirim prepara a quinta edição da tradicional Corrida do Trabalhador e o seu Torneio de Futebol. A programação terá início às 07h, no Potiguar Esporte Clube. Detalhes do percurso serão divulgados em breve, após definição entre as secretarias responsáveis. Na próxima segunda-feira 17, a SETEL dará início às inscrições para o evento, no horário do expediente da Secretaria e também através de um link que estará disponível no portal da Prefeitura de Parnamirim. O período de inscrições será encerrado em 27 de abril.
>> Nísia Floresta. Atrito na ordem política de Nísia Floresta. De acordo com informações exclusivas do Blog de Daltro Emerenciano, alguns políticos da base do prefeito Daniel Marinho (PSDB) estariam desgostosos com a atual vice do Chefe do Executivo, Hallina Dantas (PMDB) e planejam substitui-la durante o pleito de 2020. Ainda segundo o blog, um dos três vereadores aliados do governo atual teria dito que “dessa água” não quer beber.
>> Extremoz e São Gonçalo do Amarante. O prefeito Joaz Oliveira (PR) procurou o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (PR) para conversar acerca da iluminação de um trecho de pista próximo à Ambev que dá acesso à entrada de Extremoz. Devido à falta de iluminação, o trecho, que pertence a São Gonçalo, mas que é bastante acessado por quem vai para Extremoz, tem sido local de assaltos durante a noite, o que tem preocupado os moradores e a prefeitura. Joaz e Paulo se reuniram, visitaram o local e verificaram a dimensão do trecho. Após a solicitação, o prefeito de São Gonçalo se sensibilizou à causa e se comprometeu a elaborar um projeto para iluminar a pista, melhorando, assim, a segurança da população de ambos os municípios. “Assim como a população, nós também estamos preocupados com a segurança de nossos munícipes. Embora esse trecho pertença a São Gonçalo, município gerido pelo nosso amigo Paulinho, é um local muito acessado por quem vai para Extremoz. Por isso conversamos com ele, apresentamos o problema e recebemos a garantia da resolução”, celebrou o prefeito Joaz Oliveira.
1
Prefeito de Ceará-Mirim busca solução para melhorar sistema presidiário da cidade

O prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barreto (PSDB), tem grandes ideias para melhorar a situação do sistema prisional do município e, ao mesmo tempo, reintegrar os presos socialmente: na última sexta-feira 7, representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho, Prefeitura Municipal, secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, secretaria de Defesa Social e Diretoria de Comunicação de Ceará-Mirim, se reuniram para apresentação de projeto destinado a pessoas em cumprimento de pena do regime semiaberto e egressas do sistema prisional da região de Ceará-Mirim, por meio do arrendamento de terras e da produção agrícola.

A proposta do prefeito Marconi Barretto busca empregar internos do sistema carcerário na produção agrícola. Cada integrante terá acesso a uma determinada área para plantio. A produção gerada em torno de 3 meses, será direcionada ao consumidor final na escala mais próxima, para que assim o lucro obtido com a comercialização dos produtos seja maior aos recuperandos. Essa metodologia do prefeito fará com que cada detento possa adquirir seus próprios objetos de higiene pessoal, roupas, comida e também independência financeira antes mesmo de cumprir totalmente a sua pena.

Foto: Rodrigo Ferreira / Agora RN
Licitação dos transportes é “deserta” pela segunda vez em Natal
Notas e opinião
Licitação dos transportes é “deserta” pela segunda vez em Natal
Novo fracasso na tentativa de conseguir uma empresa para cuidar do sistema de transportes urbanos em Natal. Na última quinta-feira 6, a Comissão Especial de Licitação tentou realizar o processo licitatório, mas, a exemplo da sessão realizada em 31 de janeiro, nenhuma empresa se interessou em administrar os dois lotes – cada um com 37 linhas. A comissão chegou a tentar apurar na esperança de descobrir se alguma proposta havia chegado pelo correio, mas recebeu negativa. O secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Walter Pedro, explicou que os motivos pelos quais ninguém quis enviar propostas será investigado. “Vamos receber oficialmente a informação, e aí será passada para a comissão de acompanhamento, que analisará as causas dessa falta de interesse dos empresários e poderá sugerir alternativas que seriam apresentadas à secretária e ao prefeito”, disse o secretário. Enquanto isso, a população natalense também fica no suspense. “Por que nenhuma empresa quer administrar o sistema de transportes da capital potiguar?”. Fica o questionamento…
>> Parnamirim. O vereador da cidade de Parnamirim Ítalo Siqueira (PSD) está em missão de encontrar soluções para reativar o espaço do antigo Aeroporto Augusto Severo, que hoje se encontra abandonado. A proposta do vereador é que criar no estacionamento um museu contando a história da cidade. “Nossa cidade é conhecida mundialmente pelas atividades das forças militares. Nada mais justo criarmos um museu contando essa história. Estamos em contato direto com o comando da Base Aérea para planejar essa construção”, disse. A proposta do parlamentar parece ser mais válida ainda já que garante que, além de proporcionar cultura e valorizar a história da cidade, o museu irá gerar emprego e renda.
>> São Gonçalo do Amarante. O prefeito Paulo Emídio (PR), que está para completar 100 dias à frente gerindo São Gonçalo do Amarante, inaugurou na última sexta-feira 6 a nova iluminação pública da Praça Hygor Bruno, localizada no conjunto Regomoleiro III. A ação foi executada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos com a implantação de 41 postes, cada um com 6 metros de altura e lâmpadas de Led com 60 watts. O investimento da Prefeitura Municipal foi de R$ 140 mil de recursos próprios. Boa notícia para a população, que com a iluminação deverá se sentir mais segura para passear pelo parque que, por consequência, deveria ficar mais aprazível à vista.
>> Macaíba. A Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba vai realizar nesta sexta-feira 7 uma campanha com a intenção de orientar grupos vulneráveis (profissionais do sexo e usuários de drogas) sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis – as DST. A ação será conduzida na área do mercado público municipal por uma equipe multiprofissional que atua no SAE – Serviço de Atenção Especializada, composta por farmacêutico, psicólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A campanha é alusiva ao Dia Mundial da Saúde, que é comemorado no dia 07 de abril, e contará também com a participação do Instituto Vida e Esperança, que desenvolve um trabalho direcionado para profissionais do sexo, apoiando o enfrentamento das DST, Aids e hepatites virais.
>> Goianinha. A equipe da Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou mais uma sequencia de quatro dias de fiscalização contemplando dessa vez as cidades de Natal, Parnamirim e Goianinha. O coordenador da Operação Lei Seca do RN, capitão Isaac Paiva, contou que no município de Goianinha a fiscalização foi conjunta reunindo outras instituições de segurança pública. “Nesse dia parte do efetivo da Lei Seca contou com a presença da polícia local, da PRF, do Grupamento Aéreo (Ceiopaer), Polícia Civil e agentes da Sejuc. Ocorreram cumprimento de mandado de prisão, diligências e blitzen”, informou. Essa é a segunda semana seguida em que a equipe de policiais militares da Operação Lei Seca realiza uma sequencia de quatro dias de fiscalização.
>> Ielmo Marinho. O governador Robinson Faria (PSD) concedeu R$ 9,3 milhões à Região Potengi para incetivos na área de saúde, abastecimento e produção. Em Ielmo Marinho o incentivo às atividades da Economia Solidária vai permitir a contração de assistência técnica para as trabalhadoras da Associação das Artesãs de Boa Vista e da Associação do Assentamento Roseli Nunes, beneficiando 50 famílias. O governador também assinou convênios para contração de Assistência técnica em projetos de Acesso à água para os municípios de Ielmo Marinho e São Tomé, que somam investimento de R$ 1,3 milhão.
Foto: Gabriel Araújo
Nova tentativa de licitação dos transportes urbanos em Natal dá em fracasso

Novo fracasso na tentativa de conseguir uma empresa para cuidar do sistema de transportes urbanos em Natal. Na última quinta-feira 6, a Comissão Especial de Licitação tentou realizar o processo licitatório, mas, a exemplo da sessão realizada em 31 de janeiro, nenhuma empresa se interessou em administrar os dois lotes – cada um com 37 linhas. A comissão chegou a tentar apurar na esperança de descobrir se alguma proposta havia chegado pelo correio, mas recebeu negativa.

O secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Walter Pedro, explicou que os motivos pelos quais ninguém quis enviar propostas será investigado. “Vamos receber oficialmente a informação, e aí será passada para a comissão de acompanhamento, que analisará as causas dessa falta de interesse dos empresários e poderá sugerir alternativas que seriam apresentadas à secretária e ao prefeito”, disse o secretário. Enquanto isso, a população natalense também fica no suspense. “Por que nenhuma empresa quer administrar o sistema de transportes da capital potiguar?”. Fica o questionamento…

Foto: Gabriel Araújo

1 (2)
Validade das carteirinhas de estudante de 2016 se encerra nesta sexta em Natal

Hoje é dia de corre corre para quem gosta de usufruir dos benefícios da carteira de estudante, isto porque a validade dela para o exercício de 2016 se encerra nesta sexta-feira 31 em Natal e não terá prorrogação. Para os estudantes que quiserem renovar suas carteirinhas, e ter direito à lei da meia-entrada e benefícios do transporte público urbano, podem se direcionar ao Portal do Estudante ou nos pontos de emissão (UnP da Roberto Freire/Salgado Filho; Foto do Estudante; Shopping Estação; Fundação na zona Norte e Espaço Estudante).

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), cerca de 70% do banco de dados com as informações dos estudantes já está completo. Estas informações são repassadas à secretaria pelas instituições de ensino. A carteirinha é importante para economizar não apenas na hora de curtir um filme ou um espetáculo na capital potiguar, mas também garante que os estudantes tenham acesso mais barato aos ônibus – este ponto é especialmente importante porque em abril está prevista uma nova licitação dos transportes urbanos em Natal que pode culminar no aumento da tarifa de R$ 2,90 para R$ 3,45.

1
Ex-parlamentar condenado é vigiado via satélite

Às vezes o crime não compensa. Dickson Nasser, ex-vereador de Natal, recebeu na última quarta-feira 15, uma tornozeleira eletrônica para cumprir sua pena em regime semiaberto. Nasser estava preso desde segunda-feira 13 e cumprirá pena de quatro anos, três meses e dez dias pelo crime de participação em esquema de compra de votos na Câmara Municipal.

A decisão foi do juiz da 4ª vara Criminal, Raimundo Carlyle de Oliveira Costa. A condenação determina que a pena seja iniciada em regime semiaberto, o ex-vereador então ficará com a tornozeleira e terá que trabalhar durante o dia e ficar recluso em casa durante a noite.

A descoberta do esquema de compro de votos foi feita durante a Operação Impacto, que resultou na condenação de outras 15 pessoas e numa mancha na Câmara Municipal que espera-se que o presidente Raniere Barbosa (PDT) possa apagar com suas boas propostas e idoneidade.

1
Segue o jogo para o prefeito Carlos Eduardo

Muito embora esteja na mira da vereadora Natália Bonavides (PT), que solicitou à Câmara Municipal de Natal uma investigação sobre um possível rombo de R$ 80 milhões no Fundo de Previdência dos servidores natalenses, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) continua na intenção de encaminhar na próxima semana um requerimento aos parlamentares do Legislativo de um empréstimo oriundo justamente do Fundo Previdenciário dos Servidores de Natal.

A proposta ainda está sendo formatada, mas a expectativa é de que Carlos Eduardo peça aos vereadores um montante R$ 190 milhões. Com esse dinheiro, o prefeito espera poder ter um 2017 tranquilo e sem atrasos em relação aos salários do funcionalismo, desembolsando mensalmente R$ 15 milhões.

De acordo com o líder do governador Robinson Faria (PSD) na Câmara, Ney Lopes Júnior (PSD), o valor sacado pelo prefeito deverá ser reposto a partir de débitos automáticos nas parcelas mensais futuras do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que o município de Natal arrecada. Neste momento, Bonavides aposta uma corrida contra Carlos Eduardo sem saber exatamente se seu pedido de apuração surtirá o efeito desejado.

Créditos da foto: Ana Silva/TN

1
Varrendo a poeira para debaixo do tapete

O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) resolveu exonerar a advogada Anna Thereza Chaves Loureiro do cargo de chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) depois de tanta polêmica e repercussão negativa.

Em matéria apurada pelo Agora RN, viu-se que a advogada responde a oito processos na Justiça da Paraíba, tendo sido condenada em um deles por improbidade administrativa (Processo n° 001.2008.019.230-3/TJ-PB). As ações dizem respeito ao período no qual ela era assessora jurídica na Secretaria Municipal de Administração de Campina Grande, no agreste paraibano. Entre outros processos, Anna Thereza responde por acumulação ilegal de cargos e fraudes em licitações destinadas à locação de ônibus escolares e à pavimentação de ruas. A decisão, que passa a valer imediatamente, foi publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira 13 por meio da Portaria n° 534/2017.

A impressão que fica é que o prefeito, apesar do escorregão em não pesquisar melhor os antecedentes da advogada, está determinado a iniciar seu novo mandato sem bater de frente com a população e fatos apresentados pela imprensa. Que siga assim.

onatalense-117
Carlos Eduardo planeja alternativa polêmica para driblar crise e atrasos salariais

Ousadia do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que vai protocolar na próxima segunda-feira 13 na Câmara Municipal de Natal um projeto de lei para pedir aos vereadores autorização para retirar, sob forma de empréstimo, R$ 190 milhões do Fundo de Previdência do Município. Carlos Eduardo objetiva fazer frente à crise financeira ao pagar mensalmente R$ 15 milhões aos servidores municipais, deste modo, garantindo que até o fim do ano não haja mais atrasos.

A estratégia ficou definida na última quinta-feira (9) em reunião que contou com a presença do chefe do Executivo e do presidente da Câmara, Raniere Barbosa (PDT); do líder do governador, Ney Lopes Júnior (PSD); do procurador-geral do Município, Carlos Castim; do controlador-geral, Dionísio Gomes; e da secretária de Administração e Finanças, Adamires França. O prefeito admitiu não ter mais condições de manter o pagamento dos servidores em dia neste ano.