domingo,
home / Boni Neto

Metrópole RN

por Boni Neto
Prefeitura de Parnamirim apresenta metas do PPA participativo

Na quarta-feira 16 a Prefeitura de Parnamirim, através de suas secretarias, iniciou a apresentação do PPA – Plano Plurianual Participativo, referente ao período de 2018 a 2021. O encontro foi realizado no Auditório Vereador Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo Agnelo Alves. Estas foram as primeiras reuniões de uma série de cinco encontros que serão realizados até a próxima sexta-feira 18. Durante o turno matutino as secretarias de: Tributação (Semut), Administração (Sehar), Finanças (Seplaf), Obras (Semop), Procuradoria (Proge), Controladoria (Conge) e Gabinete Civil (Gaciv) apresentaram suas metas. No turno vespertino a Secretaria de Educação (Semec) divulgou seus objetivos. Essa é a primeira vez que a administração municipal resolve criar um PPA Participativo onde o cidadão tem voz no processo de construção das diretrizes e metas da administração.

>> Desaprovado. Passados oito meses do início da nova gestão de Carlos Eduardo Alves (PDT), o deputado Fernando Mineiro (PT), que chegou a disputar com ele o pleito pela gestão de Natal em 2016, avaliou negativamente a administração atual do prefeito. Fazendo referência à quantidade de buracos nas vias e bairros da capital, o parlamentar afirmou que “Carlos Eduardo lançou Natal literalmente no buraco”. “Estamos vivendo o resultado de um estelionato eleitoral. Carlos Eduardo prometeu uma outra cidade durante as eleições, e as pessoas estão, lamentavelmente, tendo um choque de realidade diante dessa administração inoperante e ausente; parece que Natal não tem gestão, não se vê o prefeito falar em nada”, disse o parlamentar.

>> Comitiva. Representantes da prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social participaram da Oficina Colaborativa: Desenvolvimento de Habilidades e Orientação para o mundo do trabalho, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília. Na ocasião, os representantes da administração municipal Iago Oliveira e Tiago Mafra apresentaram as experiências realizadas pela prefeitura com o banco de oportunidades do programa Acessuas Trabalho e as oficinas dos grupos de mulheres do Cras e do Creas. Os trabalhos de Macaíba foram os únicos selecionados de toda a região Nordeste.

>> Presença. O presidente da Câmara Municipal de Natal, Ney Lopes Júnior (PSD), participou da visita às instalações da Fábrica Guararapes, em Extremoz, acompanhando o prefeito de São Paulo, João Doria Junior, e o executivo do Grupo, Flávio Rocha, ambos homenageados pelo Legislativo Municipal. Os três estavam acompanhados pelo empresário Nevaldo Rocha, presidente da Guararapes. Durante a visita conduzida pela fábrica, foram repassadas informações a respeito da história da empresa além de dados econômicos da empresa. João Doria comentou que boa parte do que é produzido na Guararapes é consumido no mercado paulista. “O que se produz aqui, se vende em São Paulo”, declarou.

>> Música. O Setorial de Música da Fundação Cultural Dona Militana iniciou na quarta-feira 16 a nova etapa do Projeto Musicalizando São Gonçalo, oferecendo oficinas de canto para jovens e adultos, no período de 16 de agosto a 29 de setembro, e oficinas de musicalização infanto-juvenil de 17 de agosto a 24 de novembro de 2017. Cada módulo vai contar com três núcleos de execução. Nesta etapa serão beneficiados cinco bairros: Regomoleiro, Centro, Jardim Lola, Bairro Jardins e por fim o Golandim que receberá duas oficinas. Para conferir mais detalhes de cada bairro, basta acessar o site oficial da prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Vereador suspeita que nomeação de primeira-dama para secretaria em Natal foi ilegal

O vereador Sandro Pimentel (PSOL) protocolou, em caráter de urgência, dois memorandos na Câmara Municipal de Natal a fim de obter esclarecimentos a respeito do processo de nomeação de Andréa Ramalho, mulher do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), para o cargo de secretária municipal de Políticas para as Mulheres (Semul). O primeiro ofício, expedido nesta segunda-feira, 14, para a Presidência do Legislativo, solicita uma certidão da direção da Casa na qual seja informada se a indicação de Andréa pela Semul teve o crivo da Câmara Municipal, como estabelece o artigo 55 da Lei Orgânica do Município de Natal. No texto normativo, é fixado que a nomeação de parentes de até 3° deve ter “ratificação pelo Poder Legislativo” – o que Sandro Pimentel suspeita não ter acontecido. O segundo memorando foi remetido na manhã desta terça-feira, 15, para a Procuradoria da Câmara. Na peça, o vereador solicita um parecer jurídico em relação à legalidade ou não da nomeação da referida secretária, que também é primeira-dama do município.

>> Conserto. Equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já estão trabalhando desde o início da manhã da terça-feira, 15, no conserto da adutora localizada na BR-304. Na segunda-feira, 14, por volta das 16 horas, a adutora rompeu, na altura da cidade de Macaíba, deixando a população do município desabastecida do fornecimento de água. A previsão de conclusão do serviço é para o meio dia de hoje. Retomado o funcionamento do sistema, o abastecimento estará totalmente normalizado no prazo de 24 horas.

>> Trabalho. A prefeitura de Extremoz está levando ações de promoção à saúde para os alunos das creches e escolas do município. Ao todo, 18 escolas e creches foram pactuadas no Programa Saúde na Escola e receberão os serviços. O programa visa ações de saúde no ambiente escolar incluindo atendimento médico, nutricional, atualização da caderneta de vacina, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, entre outros. As secretarias municipais de Saúde e Educação de Extremoz fizeram a adesão ao programa em junho passado. A vigência é até o mesmo mês de 2019.

>> Campanha. A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de São José do Mipibu, juntamente com a Coordenadoria da Casa Lilás, estão realizando neste mês de agosto palestras em alusão ao “Agosto Lilás”, movimento de apoio à mulher, dentro do que preceitua a Lei Maria da Penha. Palestras, rodas de conversas, debates e outras atividades estão sendo realizadas pelo enfrentamento à violência contra a mulher.

>> Combate. O Prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (PRB), sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal, criando o Programa de Conscientização Maria da Penha nas Escolas. A Lei Ordinária N.º 1.826, de 08 de agosto de 2017, foi publicada no Diário Oficial do Município de hoje. Para ler a Lei na íntegra clique AQUI. O programa Maria da Penha nas Escolas terá como público-alvo, os alunos do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano e tem o objetivo de reforçar o conhecimento sobre a Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha. A ideia é impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher, conscientizando adolescentes, jovens e adultos, estudantes e professores que compõem a comunidade escolar, da importância do respeito aos Direitos Humanos, em especial, na promoção da igualdade de gênero.

Câmara implementa medidas visando à aproximação com a população

Em reunião com vereadores de Natal, o presidente interino da Câmara Municipal, Ney Lopes Jr (PSD) anunciou medidas a curto e médio prazo para estimular a participação popular no que diz respeito as ações da Câmara Municipal. A primeira já está em fase final de implementação que é o Portal da Transparência onde os cidadãos terão acesso às informações e despesas da Casa e dos vereadores. Outra medida é a instalação de uma Ouvidoria Online onde a população poderá apresentar suas sugestões, críticas, manter contatos com os parlamentares, requerimentos para os seus bairros ou qualquer outro tipo de manifestação. Os vereadores receberão um relatório mensal das mensagens enviadas a Ouvidoria Online. A CMN terá o “protocolo eletrônico” para melhor controle dos documentos e ofícios recebidos de iniciativa popular e para os vereadores, além da presidência. A Câmara também disponibilizará suas redes sociais para divulgar ainda mais as ações, bem como FM Câmara que tem a licença do Ministério das Comunicações.

>> Atendimento. O Procon da Assembleia Legislativa fará atendimentos à população de Nova Parnamirim nos dias 16 e 17 de agosto. O trabalho ocorrerá no estacionamento superior do supermercado Nordestão da avenida Maria Lacerda Montenegro e o objetivo é atender 150 pessoas. Com a unidade do Procon Móvel posicionada para o atendimento, cinco funcionários do órgão vão tirar as dúvidas da população e também registrar queixas de possíveis casos de desrespeito aos direitos do consumidor. O atendimento à população em Nova ocorrerá entre as 8h e 15h, não sendo necessário agendamento prévio.

>> Infraestrutura. A prefeitura de Macaíba está realizando obras de melhoramento na Avenida Castelo Branco, circunvizinhança do Conjunto Auta de Souza, bem como em suas imediações. No local, o calçamento está sendo recuperado. Além disso, estão sendo implantadas novas lâmpadas (brancas) ao longo da via, que têm mais potência em comparação com as amarelas e, portanto, proporcionam melhor iluminação para motoristas e pedestres. A Avenida Castelo Branco é uma das principais vias da região central do município.

>> Cultura. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza o IV Festival de Folclore que ocorre no próximo dia 22 de agosto. A Fundação Cultural Dona Militana preparou uma programação especial. Durante o dia, na sede do município, ocorrerão a Feira Municipal de Artesanato Dona Neném Felipe e culminando com as apresentações culturais com a participação de vários grupos do RN e de outros estados. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

>> Acesso. O Globo Futebol Clube, time potiguar de Ceará-Mirim, que estava lutando por acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de 2018, obteve êxito em sua empreitada ao derrotar a URT de Minas Gerais nos pênaltis pelas quartas de final do torneio. Com isso, o Globo não apenas se classificou para as semifinais, mas também se tornou a equipe mais nova a conseguir o acesso da quarta para terceira divisão, já que foi fundado em 18 de outubro de 2012.

Uber anuncia expansão de integração entre Natal e João Pessoa

A Uber anunciou expansão seu projeto de integração metropolitana no Nordeste para se tornar uma opção de mobilidade melhor nas regiões metropolitanas de João Pessoa e Natal. Hoje, as pessoas usam a Uber nesses lugares para percorrer trajetos, em média, até 15% mais longos do que os iniciados no centro – ou seja, apenas em viagens mais longas, não em trajetos curtos. Em João Pessoa e Natal, 18% das viagens começam e terminam nos subúrbios, enquanto em Nova York, por exemplo, é mais que o dobro disso. Para o motorista, isso significa ter que percorrer longas distâncias todos os dias para começar a receber chamados, gastando tempo e combustível. Lançado inicialmente em Recife, Salvador e Fortaleza, em maio deste ano, o projeto de integração metropolitana gerou um aumento médio de 48% no número de viagens nas regiões periféricas dessas cidades. Também começarão a valer, para essas áreas, preços até 15% menores do que os praticados nos centros.

>> Audiência. Dentro da programação da Assembleia Legislativa para o Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, a Casa promove nesta sexta-feira, 11, a partir das 14h, no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, uma audiência pública com o tema “A dignidade da Mulher no Agosto Lilás”. O debate é uma iniciativa da Frente Parlamentar da Mulher, presidida pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB).

>> Benefício. A cidade de Monte Alegre, no agreste potiguar, recebeu o Café Cidadão. Programa de segurança alimentar que oferece um café da manhã nutritivo e de qualidade, pelo custo de 0,50 centavos. A unidade vai oferecer de segunda a sexta-feira, 300 cafés para a população do município. Essa é a primeira de 12 unidades do programa que serão inauguradas até o fim de agosto. A unidade foi instalada no Centro, na Av. João de Paiva.

>> Expedição. Acompanhado de parte da sua equipe administrativa, o prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barretto (PSDB), embarcou para Brasília/DF, na tarde da terça-feira 8, para tratar de assuntos relacionados a obras nas áreas da educação e saúde, referente ao programa “Avançar Cidade”, que também abrange projetos de mobilidade urbana e saneamento básico. A agenda do chefe do executivo deve ser cumprida no MEC e nos Ministérios da Saúde e das Cidades, onde ele pretende reivindicar os recursos para a contemplação de projetos.

>> Dia D. O Centro de Zoonoses de Parnamirim, em parceria com empresas privadas, petshops e outras instituições do município, realiza nesta sexta-feira 11, o Dia D contra a Leishamniose e Zoonoses, em prevenção a doenças como leishmaniose (calazar), raiva, leptospirose, toxoplasmose e esporotricose. A ação tem início a partir das 8h até às 13h, na Praça Paz de Deus, no Centro de Parnamirim. Além dos testes rápidos de Leishmaniose (calazar), vacinação antirrábica e avaliação veterinária também haverá 20 animais para adoção e sorteio de brindes. A Leishmaniose não tem cura, a prevenção é sempre o mais indicado. Durante a ação, os animais disponíveis para adoção contarão com coleiras de deltametrina à 4%

>> Diálogo. Em sua recente viagem à capital federal, realizada entre os dias 08 e 09 deste mês de agosto, o prefeito Fernando Cunha (PSD), esteve reunido com o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), na sede do Ministério das Cidades. O gestor municipal de Macaíba foi à Brasília reivindicar novos investimentos federais para a infraestrutura do município e para a mobilidade urbana. Na ocasião, foi solicitada a liberação de recursos para a retomada de obras pendentes conveniadas com o Governo Federal no município, a exemplo da pavimentação e drenagem de ruas e construção de praças em diversas localidades.

Obras da cadeia pública de Ceará-Mirim serão concluídas em outubro

Na reta final dos serviços da Cadeia Pública de Ceará-Mirim, a construção da unidade surge em um momento propício para ajudar na segurança do RN. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, irá entregar a unidade, em outubro, com capacidade para 603 internos. Em fase de acabamento, estão sendo executados os serviços de pintura, finalização da cobertura, instalações elétricas e hidráulicas. De acordo com o secretário, “Nossa equipe está empenhada para entregar o equipamento em outubro deste ano. Estaremos entregando uma unidade ampla e segura, de acordo com as normas do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN”, afirmou Torres. A Cadeia Pública de Ceará-Mirim terá capacidade para 603 internos, divididos em três pavilhões, com 24 celas cada, além de uma área construída de 5.753,10 m², e módulos especiais para: ensino, saúde, visitas íntimas, tratamento de dependência química e carceragem adaptada para pessoas com deficiência física. A novidade é uma das medidas do governador Robinson Faria (PSD) para combater o alto nível de violência que assola o Rio Grande do Norte.

>> Funcionalismo. O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) foi às redes sociais para anunciar que, até o momento, 63% do funcionalismo natalense foi contemplado com seus salários. O gestor prometeu na publicação de seu perfil oficial no Twitter que até a próxima sexta-feira 11, o número irá subir para 84%. Ainda segundo Carlos Eduardo, a meta estipulada pela prefeitura é de conseguir completar em 100% a folha de pagamento até o dia 16 de agosto.

>> Confiança. O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (PRB), prometeu que o município vai fazer um investimento de R$ 12 milhões até o final deste ano na área de Educação. “Vamos fazer a recuperação (e não só manutenção) das 66 escolas, climatizando as salas de aula, fazendo a licitação do fardamento dos alunos (para quando chegar em fevereiro do ano que vem eles já estarem com seus uniformes) e comprar carros que estarão a serviço da educação municipal. Faremos um investimento muito grande”, disse Taveira.

>> Tragédia. Na madrugada da terça-feira 8, uma mulher foi encontrada morta dentro de sua residência, no município de Macaíba. De acordo com informações da polícia, Rosemere Ferreira de Queiroz, de 25 anos, apresentava sinais de espancamento e o principal suspeito seria seu ex-marido. Joseildo Djalma da Silva, de 33 anos, teria ligado para uma amiga da ex-companheira, informando que teria a assassinado e em seguida cometeria suicídio ao se jogar da ponte Newton Navarro. Seu carro foi encontrado ainda com a chave na ignição, no começo da ponta, sentido Praia do Forte a Redinha. Acionada, a polícia encontrou o corpo de Rosemere. Até o momento, Joseildo ainda é tido como desaparecido.

>> Novidade. O município de Ielmo Marinho recebeu, pela primeira vez em 54 anos de emancipação política, uma ambulância de suporte básico. O veículo é equipado com balão de oxigênio, oxímetro de pulso e respirador manual, e será usado para a remoção de pacientes graves ou que necessitem de cuidados especiais, na capital potiguar. O prefeito de Ielmo Marinho, Cássio Cavalcante (PMDB), é médico há 28 anos. “Em quase três décadas na medicina, vi muitos doentes chegarem em estado ainda mais grave devido ao transporte inadequado. Ou mesmo mortos, por falta de auxílio com oxigênio ou desfibrilador”, conta ele. Dr. Cássio diz ainda que está realizando um sonho, de oferecer à população da cidade um “transporte digno, eficiente e confortável”.

A violência corre desenfreada no RN

Um homem apontado como um dos chefes de uma facção criminosa foi executado com pelo menos 20 tiros no último 6. Ele estava dentro de um carro e a ocorrência foi registrada na BR-101 Norte, quando ele passava pela rotatória em São Gonçalo do Amarante que dá acesso ao município de Extremoz, na Grande Natal. Segunda a Polícia Civil, a vítima é Eduardo Rodrigues, conhecido também como Eduardinho do Mosquito. A sua namorada, cuja identidade não foi revelada, também estava no veículo e ficou ferida no braço. Eduardo era irmão de Joel, conhecido como “Joel do Mosquito”, outro traficante assassinado em outubro de 2015 dentro da Cadeia Pública de Natal. Ainda de acordo com a Polícia Civil, Eduardo Rodrigues havia ido visitar a sua mãe no bairro das Quintas, em Natal, e acabou sendo surpreendido na volta para casa. Ele cumpria prisão em regime domiciliar desde janeiro, quando havia sido liberado da Penitenciária Estadual de Alcaçuz justamente em meio a rebelião que deixou pelo menos 26 mortos no maior presídio do Estado.

>> Curioso. Uma situação inusitada foi registrada neste final de semana durante a realização de blitzen simultâneas em Natal: um homem foi pego e autuado duas vezes pelos fiscalizadores da Operação Lei Seca, que visam a coibir o ato de motoristas dirigirem seus carros após terem ingerido bebidas alcoólicas, levando riscos graves a eles próprios e a terceiros. De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca na capital, capitão Isaac Paiva, o homem, cuja identidade não foi revelada, acabou sendo autuado nas barreiras montadas no cruzamento das Avenidas São José com Raimundo Chaves, em Candelária, e na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro nas duas ocasiões.

>> Estreia. A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), inaugura nesta quarta e quinta-feira, 09 e 10, as unidades do Café Cidadão de Monte Alegre e do bairro de Felipe Camarão, em Natal. Ao todo serão abertas 12 novas unidades do programa Café Cidadão (antigo Café do Trabalhador), em 11 municípios. A unidade de Monte Alegre será inaugurada na quarta-feira 9, na Av. João de Paiva, no centro da cidade, a partir das 8h, e oferecerá 300 cafés, de segunda a sexta. Já a de Felipe Camarão será inaugurada na quinta-feira, e funcionará na rua Profº Aureliano de Medeiros Filho, oferecendo 300 cafés.

>> São Gonçalo do Amarante. A comunidade de Pajuçara, localizada em São Gonçalo do Amarante, e famosa pelos pratos de camarão e outros crustáceos, recebeu de técnico do SEBRAE/RN. O objetivo foi a realização de um levantamento dos restaurantes não apenas de Pajuçara, mas também de Uruaçu, que compõem o polo gastronômico do município. Foram observadas a estrutura física, manipulação de alimentos e elaboração de cardápio. Após a visita será feito um diagnóstico das necessidades de cada um, e em seguida o SEBRAE apresentará uma proposta de trabalho para a melhoria das áreas e adequação das atividades aos restaurantes interessados.

>> Macaíba. O Park Village recebeu as ações do projeto Arboriza Macaíba, que está mudando o visual das praças e dos principais canteiros da cidade. Dando prosseguimento às ações do referido projeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou no decorrer desta semana o plantio de mais 20 mudas de diversas espécies como Mangueira, Paineira, Ipê, Jambo, Palmeira Havaí e Mulambo, na praça e na área verde da localidade. Além disso, na semana passada, a Semurb esteve trabalhando nos canteiros localizados nas ruas Dinarte Mariz e Alfredo Mesquita, que receberam o plantio de diversas espécies de Palmeira. No geral, mais de 100 mudas já foram plantadas.

Alagamento da BR-101 causa transtornos

A Secretaria Municipal de Obras e Viação de Natal (Semov) tem enfrentado problemas contínuos de manutenção da cidade, principalmente nesta época do ano. Um exemplo é o que acontece na Avenida Dão Silveira e na Rua Irineu Costa do bairro Pitimbu, na zona Sul de Natal: toda vez que chove, por menor que seja o volume de água, ambas as vias alagam, causando transtornos e risco à saúde (por causa de doenças como leptospiroses) e posses dos transeuntes (como veículos) e, principalmente, dos comerciantes. No Diário Oficial do Estado da última terça-feira, 1º, o Ministério Público do Rio Grande do Norte publicou uma portaria instaurando um inquérito civil “para buscar celeridade e garantir a implantação das infraestruturas, instalações operacionais relativas à implantação da drenagem para solucionar os alagamentos verificados” nas duas ruas. O órgão fiscalizador concedeu 15 dias à Secretaria Municipal de Obras e Viação de Natal (Semov) a apresentar “informações sobre a implantação de drenagem na sub-bacia XVII”, para resolver os problemas existentes no cruzamento da Irineu Costa e da Dão Silveira. Repousa nesta demanda, a esperança da população local.

>> Estreia. O prefeito Fernando Cunha (PSD) inaugurou a Creche Damiana França Rodrigues, no distrito de Canabrava, um dos mais importantes do município. Construído com recursos próprios, o novo estabelecimento de ensino tem capacidade para atender mais de 250 crianças com idades entre dois e cinco anos do distrito e de comunidades e assentamentos vizinhos, nos turnos matutino e vespertino, contando com cinco salas, um pátio, um berçário e uma brinquedoteca.

>> Conquista. O prefeito Rosano Taveira (PRB) recebeu em seu gabinete a atleta Dilma Calixto, vice-campeã do Campeonato Brasileiro Master de Ciclismo 2017. A ciclista veio entregar ao prefeito sua medalha de participação na competição. O encontro também contou com a presença do secretário de Turismo Esporte e Lazer, Ricardo Wagner. O campeonato foi realizado no último final de semana, na Paraíba, e contou com a participação de mais de 300 atletas de todo o Brasil. Dilma conquistou a medalha de prata nas duas modalidades da competição, velocidade e resistência.

>> Participação popular. A zona rural de Extremoz terá a oportunidade de informar à prefeitura quais áreas considera prioritárias para as ações da gestão municipal nos próximos anos. Nesta sexta-feira, 4, a prefeitura fará uma reunião do Plano Plurianual 2018-2021, o PPA Participativo, na comunidade de Estivas. O evento será a partir das 17h, no Centro Infantil Governador José Agripino e também terá uma ação de cidadania que vai oferecer serviços de saúde, assistência social, lazer e atendimento jurídico.

>> Reunião. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (PR), se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, para discutir os preparativos diplomáticos do evento. O encontro ainda reuniu o governador Robinson Faria (PSD) e seu secretário extraordinário para Gestão de Projetos, Vagner Araújo. No dia 15 de outubro o papa Francisco irá canonizar, tornando santos os Mártires de Uruaçu e Cunhaú. O Rio Grande do Norte e o Brasil ganharão 30 santos de uma única vez.

Posse de Ney como presidente realoca vereadores nas comissões da Câmara

O vereador Ney Lopes Júnior (PSD) tomou posse como presidente em exercício da Câmara Municipal de Natal na última segunda-feira 31. Em consequência, o parlamentar precisou deixar algumas das comissões da qual fazia parte na Casa. Com a Câmara voltando de recesso nesta terça-feira 1, as comissões modificadas – de acordo com o Diário Oficial do Município da última terça-feira 1º – são: a) Ney Lopes Jr. deixa o cargo de membro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, juntamente a Ériko Jácome (PTN) para darem lugares a Preto Aquino (PEN) e Robson Carvalho (PMB); b) Preto Aquino deixa a Comissão de Cultura, e Eudiane Macedo (SD), que era presidente, permanece na comissão, mas dá lugar na presidência a Ubaldo Fernandes (PMDB); c) Ney deixa a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor e é substituído por Kleber Fernandes (PDT) que era vice. Na vice-presidência entra agora Aldo Clemente (PMB), que já pertencia à comissão como membro; d) Ney deixa a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia e Sueldo Medeiros (PHS), que já era membro, o substitui. O ato foi estipulado para dar ao novo presidente da Câmara mais liberdade e tempo livre para se dedicar aos assuntos presidenciais. Com este espaço dado a Ney, Natal fica na expectativa de saber como ele usará o período em que assume o cargo em exercício até uma possível volta de Raniere Barbosa (PDT).

>> Macaíba. O prefeito Fernando Cunha (PSD) enviou para a Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei que autoriza aumento salarial para os servidores municipais de Macaíba de até 25%. Neste ano de 2017, a prefeitura de Macaíba é a única no Rio Grande do Norte a tratar sobre o aumento para os servidores. Caso seja aprovado pela Câmara este será o terceiro aumento dado nos últimos cinco anos pela gestão macaibense, além dos ajustes obrigatórios, como o dos professores. A prefeitura de Macaíba é uma das poucas prefeituras do Rio Grande do Norte que tem se destacado por manter o salário do funcionalismo rigorosamente em dia.

>> Parnamirim. O Centro Administrativo Agnelo Alves, em Parnamirim, foi palco da primeira reunião do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec). O encontro teve o propósito de capacitar educadores no município a respeito da cartilha Cidadania de A a Z, que propõe consolidar valores cívicos, morais e éticos, transformando as vontades individuais para que elas sejam direcionadas a pensar mais na coletividade, no dia a dia. O prefeito Rosano Taveira (PRB) disse que esse é mais um momento importante para o município. “Parnamirim está de parabéns por comportar um programa desta magnitude, que se consolida através de uma política de governo que busca uma nova consciência cidadã”.

>> Extremoz. A prefeitura de Extremoz iniciou na última sexta-feira 28 as discussões do Plano Plurianual 2018-2021 com a participação da população, em uma reunião no Centro Infantil Estrela do Mar, no centro da cidade. Na segunda-feira 31 houve um segundo encontro, em Pitangui, na Escola Municipal Expedito José da Costa. Assim como na primeira reunião, a comunidade contou com uma ação de cidadania por meio do programa prefeitura nos Bairros.

>> São Gonçalo do Amarante. O programa “Viver Melhor” promoveu um passeio à Reserva Ambiental Gamboa do Jaguaribe, com 90 beneficiários dos núcleos do bairros Centro e Amarante. Durante a visita foram realizadas trilhas, narração de histórias e dos costumes indígenas, além de distribuição de lanches. O “Viver Melhor” é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de São Gonçalo, com o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais, de lazer envolvendo pessoas acima de 50 anos, bem como estimular a convivência social, autoestima e a socialização do conhecimento.

Segundo semestre na CMN se inicia com novo líder e continuidade de trabalhos

A Câmara Municipal de Natal tem novo presidente: Ney Lopes Júnior (PSD), vereador-líder do prefeito Carlos Eduardo (PDT), que assume por ordem judicial após o afastamento do presidente Raniere Barbosa (PDT), citado recentemente nas investigações do MPRN sobre escândalo de propina e corrupção na Semsur, da qual Raniere chegou a ser secretário. Nesta terça-feira 1, a Câmara volta de recesso. Em entrevista a este colunista, o vereador Dinarte Torres (PMB) se mostrou empolgado com o prosseguimento das pautas. “Todos estão na expectativa, será uma continuação dos trabalhos que já vinham sendo feitos na Câmara”. De acordo com Dinarte, o semestre que passou foi “de dias intensos” para os parlamentares que “trabalharam muito”. O vereador lembrou a participação dos edis junto ao povo com a Câmara Cidadã, projeto capitaneado por Raniere, e concluiu afirmando que “os vereadores têm toda a certeza de que o trabalho precisa continuar, até porque a Câmara é a Casa do Povo e não pode parar”. Fica-se na expectativa de como a Câmara vai se comportar diante de uma nova gestão que, segundo Ney Lopes, prezará pela imparcialidade, assim como a de Raniere Barbosa.

>> Macaíba. A Vila Olímpica de Macaíba sediou uma seletiva de Luta Olímpica dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (Juverns). Cerca de 60 atletas das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos oriundos de Natal, Ceará-Mirim, Macau e Extremoz disputaram vagas para o Campeonato Brasileiro da modalidade. Esse foi o quarto grande evento sediado no local somente neste primeiro semestre de 2017, a Vila Olímpica já foi palco do primeiro Festival de Ginástica de Macaíba (1º Festgym), reunindo atletas de renomadas do RN, a Supercopa Sub-17 de Futebol, que contou com a participação de grandes equipes do futebol do país, e uma etapa da Liga Nordeste de Flag Football, além de diversos outros eventos esportivos locais.

>> Parnamirim. Música e alegria marcaram da Festa do Sabugo em Parnamirim. O evento é uma das celebrações mais tradicionais e queridas na memória dos parnamirinenses. O início do festejo foi realizado na noite da última sexta-feira 28, no bairro Centro. Com dois palcos montados no Largo 31 de Março e no Beco do Picado, a festa contou com atrações musicais, apresentações de dança e brincadeiras típicas. No início da noite a festa foi protagonizada pelas quadrilhas juninas, que contagiaram a plateia com muita animação. Em seguida foram iniciadas as atrações musicais com o cantor Luiz Bento e o grupo As Nordestinas.

>> São José do Mipibu. O secretário adjunto de Saúde, Jefferson Souza, e a cirurgiã-dentista Wanessa Lourenço, participaram do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu na primeira quinzena deste mês no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, evento que reuniu milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde. Os representantes mipibuenses participaram de oficinas, seminários, cursos e mesas que discutiram temas importantes para a gestão municipal do SUS.

>> São Gonçalo do Amarante. Nesta semana, o prefeito Paulo Emídio (PR) autorizou a implantação do sistema de controle eletrônico de frequência em todas as repartições públicas. Com isso, ele espera acabar com a possibilidade de cargos fantasmas: “Não vamos aceitar que os servidores públicos não correspondam à população; pois é o povo são-gonçalense que paga nossos salários, e temos a obrigação de trabalhar para ele”. Ainda de acordo com o prefeito, 200 pontos eletrônicos foram licitados e já estão em fase de implantação. Secretarias, escolas, unidades de saúde e todas as repartições públicas receberão os equipamentos.

Câmara de Ceará-Mirim inaugura Gabinete dos Vereadores

Com a presença dos 15 vereadores, servidores da Casa, autoridades, lideranças políticas, profissionais liberais, lideranças comunitárias, órgãos, instituições, entidades e a população em geral, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim fará na noite desta sexta-feira 28 a entrega oficial dos Gabinetes dos Vereadores. A solenidade de inauguração está inicialmente prevista para começar às 19h e está inserida dentro da Programação Oficial do Município que comemora os 159 Anos de Emancipação Política de Ceará-Mirim. O prédio onde passará a funcionar o complexo de 14 Gabinetes fica localizado à rua Dr. Manoel Varela nº 276 próximo à sede do Poder Legislativo do Município. Para o presidente da Casa, vereador Ronaldo Venâncio (PV), os novos espaços representam um importante avanço não apenas para os demais colegas, mas também para a população, que terá um ambiente adequado para dialogar com os seus representantes.

>> Natal. O vereador Ney Lopes Jr. (PSD) deve assumir a presidência da Câmara Municipal de Natal na próxima segunda-feira 31, quando retornará de São Paulo, onde está tratando da saúde. Por enquanto, o segundo vice da Casa, Sueldo Medeiros (PHS), ocupa interinamente a presidência. Mesmo antes de assumir o posto, Ney já convocou uma reunião com os demais membros do colegiado para definir como o Poder Legislativo irá se comportar de agora em diante. Ney está prestes a assumir a chefia do Poder Legislativo porque o titular, Raniere Barbosa (PDT), foi afastado por decisão judicial na última segunda-feira, 24, do mandato de vereador, após a eclosão da operação Cidade Luz, que apura suposto esquema de desvio de recursos na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), pasta da qual Raniere foi secretário entre janeiro de 2013 e abril de 2015.

>> Parnamirim. O prefeito Rosano Taveira (PRB) recebeu a visita do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Norte, Marcelo Montenegro, do superintendente adjunto Tellechea, que estavam acompanhados do secretário de trânsito e transportes, Marcondes Pinheiro. O objetivo da reunião foi estreitar as parcerias de fiscalização da PRF no município. A parceria inicial consiste na fiscalização da velocidade dos cronotacógrafos dos transportes autorizados. “Vamos nos articular para dar início a essa fiscalização. O primeiro passo é o treinamento dos ficais”, afirmou o superintendente regional da PRF-RN. De acordo com o prefeito, o posicionamento estratégico de Parnamirim torna esse tipo de parceria extremamente importante.

>> São José do Mipibu. A Semurb de São José recebeu a visita dos técnicos da UFRN e FUNPEC para acompanhamento do processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de São José de Mipibu. Esse projeto prevê a capacitação e apoio técnicos à elaboração de minuta de Planos Municipais de Saneamento Básico de 86 municípios do estado do Rio Grande do Norte, conforme Termo de Referência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a partir de pesquisa de perfil e diagnóstico socioeconômico e sanitário municipal. Com a implantação desse Plano, o saneamento de qualidade é levado para todas as camadas da população.

>> São Gonçalo do Amarante. Em entrevista à 96 FM Natal, com Luiz Almir, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (PR) fez balanço de sua gestão e destacou várias obras em andamento, dentre elas a pavimentação de vias públicas, “um dos serviços mais solicitados pelos são-gonçalenses”. Segundo Paulinho, a prefeitura já iniciou um projeto de pavimentação que vai contemplar 100 mil metros quadrados de calçamento. “Após as chuvas, iremos levar calçamento a várias comunidades e bairros”, disse.

1 2 3 7