Bem-vindo ao

Agora RN em Debate

Um evento dinâmico, ágil, inovador e o melhor: que você vai ajudar a construir. É com essa proposta que surge o Agora RN em Debate, uma série de encontros interativos organizados pelo Grupo Agora RN especialmente para discutir os principais temas da sociedade atual.


A cada fórum, dois especialistas estarão em Natal para debater com você opiniões acerca do assunto. A mediação, nesta edição, ficará por conta da jornalista Juliska Azevedo.

Para o primeiro encontro, o tema escolhido foi “Sociedade armada: conflito ou solução?”, que terá como debatedores Bené Barbosa, que defende a ampliação do direito ao armamento, e Daniel Cerqueira, que é a favor da manutenção do Estatuto do Armamento.


Ao final do debate, os convidados votarão para decidir quais argumentos convenceram mais. Por isso, sua presença é fundamental!

Além dos convidados e você, o Agora em Debate contará com a presença de representantes de dez instituições sociais, entre organizações governamentais e não-governamentais, que farão perguntas aos dois debatedores e ajudarão a esclarecer o tema em questão.

Sociedade armada: conflito ou solução?

image description

A primeira edição do evento Agora RN em Debate, que será realizada no dia 30 de maio de 2018 no Hotel Holliday Inn, em Natal, vai discutir o tema com as participações dos estudiosos Bené Barbosa e Daniel Cerqueira.

O assunto do armamento foi escolhido para essa primeira edição porque tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, pautando inclusive a agenda política dos pré-candidatos à Presidência da República. Sobretudo nos últimos anos, por causa do aumento nos índices de criminalidade, o tema passou a ser ainda mais discutido.


De um lado, defensores da ampliação do direito ao armamento argumentam que a posse de armas pelos cidadãos comuns poderia frear a ação de criminosos. Já os que preferem a limitação do porte apontam que a disseminação do armamento provocaria justamente o efeito contrário: o aumento da violência.

Em 2004, entrou em vigor no país o Estatuto do Desarmamento, que dificultou ao cidadão comum o acesso a armas de fogo.

Os resultados da lei sancionada ainda durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são contestados pelos estudiosos do assunto.


Os defensores da lei apontam, entre outras estatísticas, que o Estatuto “poupou” a vida de mais de 160 mil pessoas desde que entrou em vigor (Mapa da Violência 2015).

Por outro lado, quem defende a ampliação do armamento justifica que, mesmo com regras rígidas de obtenção do porte, tem crescido no país o número de pessoas mortas por armas de fogo. Segundo o Mapa da Violência 2016, 42.291 foram mortas assim em 2014, ano base do levantamento.

image description

Vagas limitadas!

Os debatedores

O Grupo Agora RN convidou dois estudiosos do tema do armamento para participar da primeira edição do Agora RN em Debate, no próximo dia 30 de maio. Saiba quem são eles:

image description

BENÉ BARBOSA

Bacharel em Direito

Especialista em segurança pública, palestrante e atual presidente da Organização Não-governamental Movimento Viva Brasil, da qual é fundador. É também um dos autores do best-seller “Mentiram para mim sobre o desarmamento”.

image description

DANIEL CERQUEIRA

Doutor em Economia pela PUC-Rio

Técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Lançou em novembro do ano passado o Boletim de Análise Político-Institucional – Política Nacional de Segurança Pública.

Gostou? Cadastre-se e

receba novidades no seu e-mail

A mediadora

JULISKA AZEVEDO

Jornalista

Consultora de comunicação para instituições, empresas e lideranças e editora do www.blogdajuliska.com.br. Já exerceu as funções de secretária de Comunicação Social do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Foi repórter, editora, colunista e editora-chefe do Diário de Natal (2000-2012) e atuou como correspondente dos portais e jornais do eixo Sul-Sudeste. É professora de pós-graduação em Comunicação e Gestão Pública e palestrante da área.

Juliska

Um evento do grupo

Agora RN

O Agora RN em Debate é uma produção do Grupo Agora RN. Presente no Rio Grande do Norte há quase três anos, o grupo edita atualmente um portal de notícias e dois jornais impressos.

Site mais atualizado do estado, com média de 100 notícias publicadas diariamente, o Portal Agora RN é o produto mais consolidado do grupo. Em 2017, segundo dados atestados pelo Google Analytics, foram mais de 9 milhões de páginas visualizadas.

E a presença no segmento digital se manifesta também pelo alcance de público das redes sociais. Os perfis do Agora RN no Facebook e no Instagram têm atualmente mais de 70 mil seguidores cada. No serviço “Agora ZAP”, de distribuição de notícias pelo aplicativo WhatsApp, são 15 mil leitores cadastrados. Tudo isso gera mais de 4 milhões de alcance semanal.

Já o jornal impresso Agora RN chega a este mês de maio à edição de número 300. Em dezembro de 2017, o veículo ganhou um novo formato: tamanho tabloide, 100% colorido e notícias de leitura rápida. Além disso, o jornal é distribuído de segunda a sexta-feira gratuitamente em semáforos da Grande Natal e em 400 pontos fixos. Atualmente, são 10 mil exemplares por dia.

Por fim, outro produto do Grupo Agora RN é o jornal impresso Agora RN Pipa, distribuído quinzenalmente como encarte no Agora RN e separadamente com o mesmo formato nos municípios de Goianinha e Tibau do Sul. Somadas as duas distribuições, são 12 mil exemplares.

Direção do evento

Juliska

ALEX VIANA

Jornalista

Atualmente diretor-geral do Grupo Agora RN e apresentador do programa Cidade Agora, na Rádio Cidade (94 FM). Com larga experiência no jornalismo, atuou como repórter de política de O Jornal de Hoje, foi apresentador do programa RN em Debate, na TV União, e editou o blog Visor Político. Foi, durante sete anos, assessor de comunicação da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).