Sintonize
Festival de cinema em Pipa vai agitar litoral sul no fim de semana
Promovido por estudantes do IFRN, do Campus Natal Cidade Alta, o Sintonize terá mostras, oficinas e debates sobre a produção de audiovisuais
Assessoria de Comunicação
Quem for a Pipa vai desfrutar de um fim de semana cinematográfico

O fim de semana será de muita arte na Praia de Pipa. O Festival Sintonize, que exibirá uma programação com mostras, oficinas e debates sobre cinema e produção começa nesta sexta-feira, 27 e vai até domingo, 29 – tudo gratuito.

Realizado por estudantes de um curso de extensão oferecido a toda a comunidade pelo Campus Natal Cidade Alta, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), a atividade tem a coordenação da professora Mary Land Brito.

Ela explica que o curso é baseado em três fundamentos: prática como metodologia de ensino, reconhecimento do saber do aluno e autoconhecimento no ambiente de trabalho – com a finalidade de promover um festival de cinema em todas suas etapas.

“Fazer um festival à beira-mar é um desafio, pois são necessários outros conhecimentos, sobre tábua de maré, clima, movimento das ondas… fora o de produção cultural”, diz a professora, que formou três turmas: duas em Natal e uma em Pipa. “As três turmas, juntas, estão fazendo o festival”, explica ela, acrescentando que a escolha de Pipa foi estratégica, sobretudo pelo caráter gratuito do festival.

Cerca de 100 pessoas estão envolvidas no projeto, entre estudantes, professores, servidores e colaboradores externos. A tela vai ser montada em frente aos barcos da praia do Centro.